Senso de dono: o que é, benefícios e como desenvolver

Você sabe o que é senso de dono e os benefícios desta qualidade? Veja as características e como desenvolver na sua equipe.
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Mulher sorrindo em frente a computador e olhando para o lado

Contar com funcionários que tenham senso de dono é o desejo de qualquer gestor de empresa.

Afinal, o maior interessado na prosperidade de uma organização é o proprietário ou os sócios.

São eles que fariam de tudo para alcançar os melhores resultados possíveis.

Portanto, um funcionário com a mesma mentalidade também não mediria esforços em nome da empresa onde trabalha.

Muita gente acha que essa qualidade só existe em determinados perfis de funcionários, mas na verdade o ambiente de trabalho também exerce uma grande influência nisso.

Por isso, se você gerencia um negócio e quer despertar o senso de dono em seus colaboradores, leia este artigo até o final.

O que é senso de dono?

Sendo de dono é uma qualidade encontrada em funcionários que trabalham pensando não somente em cumprir sua função específica, mas no bem da própria empresa.

São colaboradores proativos, que não esperaram por orientações para agir quando necessário.

Esses profissionais têm bastante responsabilidade e dedicação, sempre buscando fazer o seu trabalho da melhor forma possível.

Porém, eles não se limitam a isso, podendo atuar em várias frentes, colaborando da maneira que podem para melhorar os resultados do negócio como um todo.

Além disso, o colaborador com senso de dono conhece bem a cultura organizacional e defende a organização diante de colegas e clientes.

Conheça melhor essa qualidade no próximo tópico.

Quais as características dos colaboradores com senso de dono?

Colaboradores com senso de dono se destacam por várias particularidades em relação a outros funcionários.

Confira agora suas principais características.

Alta produtividade

Como buscam sempre ter melhores resultados, os trabalhadores com senso de dono tendem a ser bastante produtivos.

Proatividade

Em vez de esperarem por pedidos e orientações, costumam fazer testes e sugestões para melhorar processos e resolver problemas.

Autogerenciamento

São capazes de se organizar e cumprir tarefas sem a necessidade do acompanhamento de um supervisor.

Engajamento

É o chamado “brilho nos olhos”, o desejo permanente de contribuir com todas as ações da empresa.

Colaboração

Esse profissional tem facilidade em trabalhar em equipe, procurando sempre colaborar com seus pares e líderes.

Autorresponsabilidade

Diante de alguma falha, a pessoa procura entender onde errou em vez de culpar colegas, sejam eles subordinados, pares ou superiores.

Benefícios do senso de dono para colaboradores e empresa

Muitas pessoas podem achar que o senso de dono só é vantajoso para a própria empresa, mas os funcionários também têm a ganhar adotando essa mentalidade.

Afinal, ao reunir as características que mostramos acima é possível conquistar o reconhecimento dos superiores, o que contribui para o surgimento de oportunidades de crescimento.

Além disso, ao buscar melhorar processos além de suas tarefas, é possível obter novas habilidades e se qualificar mais.

Isso sem contar a satisfação de perceber que faz a diferença a favor do negócio.

Para a empresa, ter funcionários com senso de dono significa melhorar a produtividade do time.

Além disso, a capacidade de autogerenciamento desses profissionais faz com que não seja necessário acompanhar todos os passos de cada funcionário.

Esse perfil de trabalhador também tende a apresentar ideias inovadoras, que podem trazer bons resultados para o negócio.

Como desenvolver o senso de dono entre os colaboradores?

Embora nem todas as pessoas tenham o perfil para se encaixarem nessa definição, é possível despertar esse senso de dono em todos os funcionários.

Basta adotar práticas que ajudem a incentivar e motivar as equipes.

Veja agora algumas delas.

1. Seja eficiente na comunicação

O senso de dono é despertado a partir da consciência sobre os valores e a missão da empresa.

É importante que as pessoas percebam o quanto o local onde trabalham contribui com a sociedade, e isso passa por uma comunicação eficiente.

Processos como a integração de novos funcionários são uma oportunidade interessante para explicar como é a cultura organizacional.

2. Dê liberdade para trabalhar

Processos muito engessados não colaboram para que o funcionário se motive a dar ideias e resolver problemas além de sua função direta.

Por outro lado, a pessoa que tem liberdade para planejar como vai buscar melhorias e resolver problemas em seu trabalho à sua maneira se sente mais estimulada a ir além da rotina para contribuir da maneira que puder.

3. Crie planos de carreira

É importante que os funcionários tenham uma noção de onde podem chegar e qual caminho pretendem percorrer dentro da empresa.

Caso contrário, o funcionário fica desmotivado, pois não tem um objetivo próprio dentro da organização.

Por isso, cada cargo deve ter um plano de carreira com diferentes opções, dependendo da aptidão do colaborador.

4. Faça avaliações periódicas

De tempos em tempos, os líderes devem fazer reuniões individuais com cada membro da equipe para apresentar uma avaliação do seu desempenho.

A melhor maneira de fazer isso é começar elogiando os pontos fortes, para motivar o funcionário e mostrar qual caminho seguir.

Depois, o líder deve falar também sobre os aspectos que devem ser melhorados, sempre deixando claro que a crítica é construtiva, para que ele passe a render ainda mais.

5. Avalie as equipes

Da mesma forma, também é uma boa prática realizar uma avaliação de equipes inteiras de tempos em tempos.

O gestor ou o setor de Recursos Humanos deve se reunir com os líderes de cada time para alinhar as metas e objetivos e apresentar pontos a melhorar.

6. Escolha bem os líderes

O líder de uma equipe é quem vai inspirar o time a buscar sempre o melhor resultado.

Por impactar diretamente no desempenho dos subordinados, essa figura precisa ser bem escolhida.

Além de conhecer os processos em si, é importante que ela saiba gerenciar pessoas com competência.

7. Valorize os funcionários

Para terem sendo de dono, os colaboradores devem se sentir valorizados dentro da empresa.

Por isso, a remuneração precisa estar pelo menos de acordo com a média do mercado.

Além dos salários, é importante oferecer também outras vantagens, como plano de saúde, vale transporte e ticket alimentação.

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