O cartão de crédito para aposentado é mais uma opção para facilitar a vida financeira dos beneficiários do INSS.
O grande diferencial desse produto é a consignação, que permite o desconto parcial da fatura em folha.
Além disso, são várias as vantagens oferecidas, como juros menores, saques, contratação facilitada e programas de recompensas.
No entanto, como qualquer tipo de crédito, é preciso usar com consciência para não se endividar.
Confira, a seguir, como funciona o cartão de crédito para aposentado e como pedir o seu.
O que é o cartão de crédito para aposentado?
O cartão de crédito para aposentado é um produto financeiro voltado especificamente para pessoas que recebem aposentadoria ou pensão do INSS.
Ele oferece limites de crédito com condições diferenciadas, como taxas de juros menores e descontos automáticos no benefício, geralmente vinculado à modalidade de crédito consignado.
Isso significa que parte do valor da fatura pode ser descontada diretamente do pagamento do aposentado, reduzindo o risco de inadimplência.
Hoje, existem várias instituições financeiras que oferecem o cartão de crédito para aposentados e pensionistas, desde os grandes bancos até fintechs e bancos digitais.
Com isso, os beneficiários têm mais uma opção de crédito com a comodidade do desconto em folha e uma série de vantagens.
Como funciona o cartão de crédito para aposentado?
O cartão de crédito para aposentado funciona da mesma forma que um cartão comum: permite fazer compras à vista ou parceladas a partir de um limite de crédito pré-aprovado.
No entanto, ele tem o diferencial do desconto em folha, uma vez que a fatura é debitada diretamente do benefício do INSS.
Por lei, os aposentados e pensionistas têm uma margem consignável de 45% da renda líquida.
Desse total, 35% são para operações de empréstimo consignado, 5% para o cartão de crédito consignado e outros 5% exclusivos para o cartão consignado de benefício.
Dessa forma, com o cartão de crédito para aposentado, o pagamento da fatura mensal ou parte dela é feito por desconto direto no benefício, de acordo com a Reserva de Margem Consignável (RMC).
Se o valor utilizado for superior ao RMC, é preciso pagar a diferença na fatura de forma manual.
Aproveite para conhecer também o empréstimo para aposentado: o que é, valor e taxas.
Vantagens do cartão de crédito para aposentado
Como todo produto financeiro, há prós e contras no cartão de crédito para aposentado.
As principais vantagens são:
- Desconto do pagamento mínimo em folha e pagamento do restante da fatura pelo beneficiário;
- Possibilidade de fazer saques que variam entre 70% e 90% do limite de crédito concedido;
- Taxa de juros menores do que as de um cartão de crédito comum (até 3x menor no rotativo do cartão de crédito);
- Possibilidade de conseguir o cartão de crédito mesmo se estiver negativado nos órgãos de proteção ao crédito;
- Limite de crédito concedido de até 3x o valor do benefício, dependendo da instituição financeira;
- Geralmente, não é cobrada anuidade nesse tipo de cartão de crédito;
- Vantagens exclusivas oferecidas por programas de recompensas, como descontos em farmácias, assistência residencial, assinaturas de streaming e seguro de vida.
Além disso, o cartão de crédito consignado também pode ser contratado por servidores públicos, com a mesma lógica do desconto em folha.
Como fazer um cartão de crédito para aposentado?
Cada instituição financeira, seja um banco ou fintech, tem suas próprias regras para solicitação e aprovação de um cartão de crédito.
No entanto, de forma geral, estes são os passos para solicitar:
- Escolha uma instituição financeira que ofereça o cartão de crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS;
- Acesse o site da empresa e clique no botão de solicitação do serviço. Pode ser necessário abrir uma conta digital associada ao cartão ou não, dependendo da instituição;
- Faça a simulação do seu cartão de crédito no canal oficial da empresa, que pode ser o aplicativo ou o WhatsApp, por exemplo;
- Faça a contratação seguindo os passos indicados. Geralmente, é preciso enviar documentos como RG, CPF, comprovante de residência e extrato de benefício do INSS (tudo pela internet);
- Autorize o desconto em folha no seu benefício conforme orientado pela empresa;
- Comece a utilizar o cartão de crédito consignado, na versão física ou virtual. Lembrando que a gestão das faturas será feita pelo aplicativo da empresa.
Aposentado precisa declarar Imposto de Renda? Veja como.
Vale a pena fazer um cartão de crédito para aposentado?
Todo cartão de crédito exige controle financeiro — e não é diferente com o cartão para aposentado.
Embora os juros do rotativo sejam menores nesse tipo de cartão, eles ainda são altos e podem levar você ao endividamento.
Por isso, pague sempre o valor total da fatura, mesmo que somente o mínimo seja descontado na sua folha.
Além disso, é preciso ter cuidado com os saques que prometem um percentual alto do limite e evitar o excesso de parcelamentos.
Portanto, se utilizado de forma consciente, o cartão de crédito para aposentado pode ser uma excelente ferramenta para aumentar seu poder de compra e facilitar seu dia a dia.