Quer saber tudo sobre como ser aprovado no cartão de crédito? É verdade que cada banco ou fintech tem as próprias regras, mas há um ponto em comum que funciona bem para todas essas instituições: os seus hábitos financeiros.

É isso mesmo: a forma como você lida com o dinheiro, como gasta e como paga suas dívidas ajuda muito ao solicitar um cartão e ser aprovado no pedido.

Neste artigo vamos falar sobre tudo o que você precisa saber para conseguir o cartão de crédito que deseja, desde a solicitação até a análise do seu comportamento financeiro.

Siga acompanhando!

Como ser aprovado no cartão de crédito?

Possuir um cartão de crédito não é mais complicado como antigamente, quando bancos tinham uma lista de burocracias e exigências que dificultavam a vida de quem requisitava.

Não é mais um artigo de luxo, de gente rica — e o brasileiro sabe disso como poucos. Afinal, o país é um dos que mais utiliza cartão de crédito para movimentar o sistema financeiro (são mais de 130 milhões por aqui).

Em grande parte, esse avanço se deve à ascensão dos bancos digitais, desburocratizados, ágeis e seguros. Mesmo assim, há um caminho a percorrer para ter o seu cartão.

Não basta apenas procurar uma operadora de cartão de crédito ou um banco, solicitar e esperar que ele chegue pelo correio.

É necessário, sim, cumprir alguns requisitos.

A seguir nós vamos listar os principais, mostraremos como as instituições financeiras trabalham na hora de aprovar um cartão de crédito e o que você tem que fazer para conseguir.

1. Escolha o cartão de sua preferência

O mercado brasileiro de cartões de crédito está bastante movimentado, com ofertas de diferentes instituições e bandeiras, além de uso nacional e internacional.

Selecione um cartão de acordo com seu perfil e as vantagens que ele oferece. Ter a opção de um cartão virtual para fazer compras online é quase um pré-requisito obrigatório.

Sabia que o cartão de crédito Neon não tem anuidade, tem cartão virtual, débito automático, cashback para compras feitas no débito e muito mais? Peça o seu agora mesmo!

banner com cta para solicitar cartão de crédito neon

2. Faça a solicitação

A solicitação do cartão de crédito depende de regras da entidade emissora. Se for um banco (mesmo digital), é provável que você precise primeiro abrir uma conta.

Cumpra todos os passos exigidos para então solicitar o cartão na modalidade desejada.

Na Neon, por exemplo, sua conta precisa estar aberta e ativada para você solicitar o cartão de crédito.

Aqui explicamos como ativar a conta Neon.

3. Envie as informações

Esta é uma etapa importante, pois são as informações e documentos que você enviar que vão definir se você receberá a aprovação ou não do cartão.

E isso nos leva à próxima etapa.

4. Passe pela análise de crédito

A análise de crédito é o processo pelo qual se identifica a capacidade de o solicitante não pagar a fatura do cartão e se endividar.

Ela é decisiva, porque o cartão pode ser negado se o cliente for mau pagador ou se faltarem informações suficientes para a análise.

5. Tenha um bom score

Por fim, chegamos ao score de crédito. Essa é uma pontuação que o mercado financeiro utiliza para classificar o risco de inadimplência de um cidadão e pode variar de 0 a 1.000.

Quanto menor, maior o risco de o consumidor não pagar suas contas em dia, e vice-versa.

Confira 6 dicas para aumentar o score e melhorar a pontuação do CPF.

Dito isso, você deve estar se perguntando: tem como ser aprovado no cartão de crédito com score baixo? É o que vamos ver na sequência.

Qual o score mínimo para cartão de crédito?

Se você está com o nome sujo ou teve problemas financeiros que reduziram sua nota de bom pagador, mantenha a calma. Existem cartões no mercado de fácil aprovação até para quem está negativado e com o score de crédito baixo.

Normalmente, os cartões de crédito mais simples (limites mais baixos e sem programas de benefícios) costumam exigir um score a partir de 400 pontos.

Para consultar seu score, basta acessar o site do Serasa Score ou do SPC Boa Vista.

11 hábitos e dicas para ter o cartão de crédito aprovado

Como alertamos lá no início do texto, não tem como ser aprovado no cartão de crédito se os seus hábitos financeiros são ruins.

Por isso, para ter o cartão que tanto deseja, comece uma mudança a partir da sua relação com o dinheiro.

Veja a seguir quais são as 11 dicas que vão te ajudar.

1. Seja um bom pagador

Na medida do possível, pague suas contas em dia (todas elas).

Qualquer débito em atraso, mesmo que seja uma fatura de internet ou telefone, acrescenta uma nota negativa ao seu histórico de pagador. E, como vimos, isso prejudica seu score e a análise de crédito.

2. Mantenha o nome limpo

Se você paga tudo em dia, não há como sujar o nome, certo? Contudo, não basta apenas pagar as contas mais básicas e esquecer ou ignorar aquela parcela do carnê de loja.

Qualquer débito não pago pode dar origem à negativação junto aos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa.

E quem tem nome sujo ou não é aprovado no cartão de crédito ou acaba conseguindo um, mas com o limite disponível muito baixo.

Veja aqui como limpar o nome e melhorar o perfil de crédito em 6 passos.

3. Renegocie suas dívidas

Financiamentos de veículos, de imóveis ou de qualquer outro tipo reduzem bastante a sua capacidade financeira.

E, em tempos de crise, pode ficar difícil quitar as prestações no prazo. Nesses casos, o pior a fazer é ignorar o débito e deixar para resolver depois.

Tenha certeza de que é interesse dos bancos renegociar a dívida para caber no seu bolso e você siga pagando em dia. Fora que, se fizer isso, você mantém seu status de bom pagador.

Aproveite e confira o nosso guia com dicas para negociar dívidas.

4. Faça sua inscrição no Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo é o oposto do nome sujo.

Essa é a forma que empresas como Serasa e SPC Boa Vista encontraram para anunciar ao mercado que o consumidor é um bom pagador.

Ao fazer sua inscrição, seu nome aparece na relação de bons pagadores (se você for um, é claro) e isso facilita a etapa de aprovação do cartão, além de aumentar seu score.

5. Consulte seu score regularmente

Consultar seu score e eventuais pendências no CPF é outro bom hábito financeiro. Isso porque seu nome pode ter sido negativado ou seu score reduzido sem que você se dê conta.

Na correria do dia a dia, ninguém está livre de esquecer de pagar uma conta. Mas, pior do que ser penalizado por isso, é perder uma oportunidade (como conseguir um cartão) porque não descobriu a tempo de solucionar o problema.

6. Não gaste mais do que ganha

Quando você gasta além do que seu salário pode pagar e se compromete com prestações a perder de vista, envia uma mensagem errada ao mercado. Assim, você está dizendo que não tem responsabilidade com o dinheiro.

Por que um banco deveria aprovar um cartão de crédito a uma pessoa assim? Por isso, seja responsável e disciplinado com seus gastos.

7. Anote tudo o que gasta

Justamente para manter os gastos sob controle, é uma boa prática anotar tudo na ponta do lápis. Assim, não só seu salário renderá mais, como você se aproximará das metas financeiras, inclusive ser aprovado no cartão de crédito que deseja.

Quer uma ajuda extra? Temos uma planilha de gastos pronta para ser usada. Todas as fórmulas estão prontas e é só colocar os seus valores.

Agora você terá um acompanhamento fácil e prático de todas as suas movimentações financeiras.

BAIXAR PLANILHA COMPLETA

8. Procure pagar à vista

Esta é uma dica básica para sua vida financeira.

O pagamento à vista é um sinal de responsabilidade, de quem se preocupa com o futuro e não quer conviver com dívidas.

Talvez isso nem sempre seja possível, mas faça um esforço nesse sentido. Consumidores com muitos parcelamentos colocam em dúvida a sua capacidade de pagamento.

Até porque, se qualquer imprevisto surgir, alguma conta ficará em atraso, e isso não é algo que agrade os emissores de cartão de crédito.

9. Construa um vínculo

É claro que o emissor do cartão vai dar prioridade a quem já é cliente e se relaciona de forma correta.

Então, se você deseja um cartão, abra uma conta, construa um vínculo e demonstre que você escolheu aquela empresa.

10. Respeite seu perfil

Ao avaliar sua condição financeira, peça um cartão compatível com sua renda e comportamento financeiro.

De nada adianta solicitar um cartão com uma série de benefícios que você nem pretende utilizar e depois acabar pagando uma anuidade mais cara.

Porém, importante lembrar que na Neon o cartão de crédito é sem anuidade, então você pode ter um cartão disponível para você e não ter que pagar nada além do que você gastar.

SOLICITE SEU CARTÃO

Aqui explicamos como funciona a aprovação do cartão de crédito Neon e como conseguir.

11. Faça um uso inteligente do cartão

Se você já tiver um cartão de crédito, seja inteligente no uso dele: compre o que realmente precisa, não atrase o pagamento e, acima de tudo, pague o valor total da fatura.

Os bancos estão sempre de olho nos clientes que honram seus compromissos.

Veja dicas para controlar a fatura do cartão de crédito.

Se você usa o cartão de crédito de maneira equivocada, aumenta as chances de não ter a solicitação aprovada quando pedir um novo, mesmo que seja de um emissor diferente.

Hoje todas as informações necessárias para o processo de análise de crédito estão disponíveis para bancos e instituições financeiras, e a grande verdade é que, como vimos ao longo deste texto, não há como ser aprovado no cartão de crédito se você não tiver boa relação com o dinheiro.

Que tal mudar isso agora mesmo?

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Conheça a Neon e todos os produtos que esperam por você aqui.