Como comprar uma moto parcelada? Quais as taxas de juros?

Quer saber como comprar uma moto parcelada? Entenda as 6 etapas necessárias, veja como se organizar, qual a taxa de juros e se vale a pena.
4 minutos de leitura
4 minutos de leitura
Homem de capacete segurando chaves na mão em frente a fundo amarelo

Conhecer os detalhes de um financiamento e entender como comprar uma moto parcelada traz algumas vantagens consideráveis.

Uma delas é a possibilidade de ter o veículo em mãos rapidamente, sem ter que desembolsar o valor todo de uma vez só.

Para quem pretende trabalhar com a moto, isso é uma “mão na roda”, já que assim o próprio veículo ajuda a se pagar.

Confira a seguir outras vantagens e como dar início a um parcelamento para comprar uma moto.

Como comprar uma moto parcelada? Passo a passo

A venda de motos não para de crescer no Brasil. Como aponta uma matéria na revista IstoÉ, os motivos são a maior agilidade da moto no trânsito e os preços mais baixos.

Aliás, o ano de 2022 registrou um recorde de vendas, 17,7% maiores do que em 2021. Os modelos de baixa cilindrada se destacam entre os mais vendidos.

Ainda assim, comprar uma moto requer algum fôlego financeiro, já que, como todo veículo, existe a necessidade de arcar com impostos, taxas e a própria manutenção.

Confira a seguir como dar conta de tudo.

1. Planeje as finanças

Imagine comprometer até 30% de tudo que você ganha por um longo tempo. Pois é isso que acontece quando se entra em um financiamento.

Seria difícil manter as finanças em ordem com uma despesa mensal tão pesada quanto essa, por isso, a melhor maneira de não sofrer depois é se planejar.

Comece registrando todas as suas despesas, dividindo-as em fixas e variáveis. Corte o máximo que puder até que mais de 30% do seu orçamento esteja livre.

Monitore seus gastos mês a mês, sempre lembrando que, além das prestações, você precisará arcar com outros custos, como o IPVA e o seguro.

2. Saiba quais são as suas necessidades

Qual o seu objetivo ao comprar uma moto: fugir do trânsito caótico e ter mais tempo livre ou você quer fazer dela o seu ganha-pão? Seja qual for o caso, não deixe de avaliar a compra tendo em vista a relação custo-benefício.

Para quem tem família com filhos e quer contar apenas com um veículo de passeio, uma moto vale a pena se a pessoa já tem também um carro, afinal, não poderá transportar todos em duas rodas.

3. Pesquise por opções de financiamento

A compra a prazo pode ser feita de duas formas. Uma é o parcelamento “normal”, em que o comprador dá uma entrada e divide o saldo restante em parcelas, nas quais são embutidos os juros. Nesse caso, a entrega do veículo é imediata.

A outra é o consórcio, em que o valor da moto é parcelado em ainda mais vezes, sem a necessidade de uma entrada. As vantagens são os juros menores e o valor reduzido da parcela, mas em compensação, o veículo só é entregue quando estiver pago ou mediante um lance.

4. Prepare-se para dar uma entrada

Como a maioria das pessoas não está disposta a aguardar anos para ter uma moto, a solução na maioria das vezes acaba sendo o parcelamento convencional.

Se essa for a sua opção, vale planejar-se financeiramente, poupando dinheiro para dar a maior entrada possível.

Assim, o valor das prestações é reduzido, o que significa pagar menos juros.

5. Escolha a moto

A essa altura, você já deverá ter uma ideia da sua capacidade financeira e de qual modelo e marca poderá adquirir.

Se a sua intenção é comprar uma moto para trabalhar, então os modelos de baixa cilindrada são os mais indicados.

Caso tenha planos mais ousados, pode ser que uma moto mais possante seja o seu grande sonho de consumo.

Nesse caso, vale atentar não apenas para o preço da moto, mas para o consumo de combustível, que é bem mais alto em motos desse tipo.

6. Cuide do seu veículo

Um detalhe que pode passar batido na empolgação pela compra da moto é que, depois de ir para a sua casa, ela vai precisar de cuidados constantes, mesmo sendo zero quilômetro.

Revisões, trocas de óleo e de pneus, entre outros procedimentos, são algumas das rotinas com as quais você terá que lidar enquanto for proprietário de uma moto.

É preciso se preparar não apenas na parte financeira, como também dispor de tempo e energia para se dedicar à manutenção do seu veículo.

Isso para não falar da própria habilitação, que, para quem ainda não tem, gera um custo com autoescola, sem falar das renovações periódicas.

Qual a taxa de juros para comprar uma moto parcelada?

Assim como na compra parcelada de veículos e de imóveis, a de motos pode ser feita por diversas instituições financeiras.

Cada uma delas pratica taxas distintas, o que justifica uma ampla pesquisa de mercado para saber qual a opção mais em conta.

De acordo com o site Motonline, três dessas opções são:

  • Caixa Econômica Federal: 1,52% a.m. — 19,78% a.a.;
  • Banco Honda SA: 1,69% a.m. — 22,24% a.a.;
  • Banco Yamaha Motor SA:  2,25% a.m. — 30,56% a.a.

Vale a pena comprar moto parcelada?

Se cobrir o valor à vista está longe das suas capacidades financeiras, sim, vale a pena, ainda mais caso pretenda comprar a moto para trabalhar.

Já para quem tem algum fôlego financeiro e a compra não é tão urgente, talvez seja mais vantajoso poupar para pagar tudo de uma vez só.

Em alguns casos, pode até ser que a concessionária dê descontos para quem paga à vista.

Claro que isso vai depender também do valor da moto e da capacidade de cada um em formar uma reserva ao longo do tempo.

Agora que você não tem mais dúvidas sobre como comprar uma moto parcelada, pode ser que ainda esteja pensando se um carro não seria melhor.

Que tal ler então o artigo em que mostramos como escolher entre carro e moto? O importante é manter uma organização financeira pessoal e ir atrás dos seus sonhos!

O propósito da Neon é criar caminhos por uma vida financeira melhor para todos os brasileiros. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 68

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Picture of Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

NEON LOGO