Como pagar IPVA atrasado: passo a passo para regularizar

Quer saber como pagar IPVA atrasado? Veja como fazer, entenda se o IPVA atrasado dá multa, como parcelar e o que acontece se não pagar.
3 minutos de leitura
3 minutos de leitura
Carrinhos de brinquedo amarelos, cinzas e pretos em frente a fundo amarelo

Proprietários de automóveis que esqueceram ou simplesmente não tiveram condições de quitar o imposto sobre propriedade de veículos automotores antes da data final precisam saber como pagar IPVA atrasado.

Esse é um compromisso que todo dono de carro ou moto tem anualmente e não cumpri-lo pode trazer bastante dor de cabeça.

O valor desse tributo é proporcional ao valor do carro e a alíquota varia de uma região para outra do país, mas geralmente fica entre 1% e 4%.

O montante arrecadado é destinado a diferentes áreas, como saúde, segurança, educação e mobilidade urbana.

Da mesma forma, a data final e os benefícios em adiantar o pagamento são definidos por cada estado.

É comum oferecer incentivos para os contribuintes que quitarem a dívida com antecedência, como descontos e possibilidades de parcelamento.

Então, se você está em pendência, siga a leitura para descobrir como pagar IPVA atrasado, se é possível parcelar e que problemas você pode ter se não ficar em dia com o imposto.

Como pagar IPVA atrasado?

Como pagar o IPVA atrasado é simples e requer poucos passos, sendo que varia conforme cada estado.

Em São Paulo, por exemplo, acesse o site do Detran SP ou da Secretaria da Fazenda, escolha a opção IPVA e informe seu Renavam (esse código consta do documento do seu veículo).

Então, gere a Guia para Regularização de Débitos (GRD) para atualizar o valor com multa e juros.

Você pode pagar via Pix com QR Code ou, se preferir, gerar uma guia de arrecadação estadual (GARE-IPVA) e se dirigir a um banco conveniado com o Detran.

Caso o seu IPVA atrasado já tenha sido inscrito em dívida ativa, você deverá acessar o site da Procuradoria Geral, no caso de São Paulo.

Informe o Renavam, seu CPF e siga as instruções.

IPVA atrasado dá multa?

Sim, deixar vencer o IPVA sem pagar gera multa que vai acumulando conforme o tempo passa.

Serão acrescidos 0,33% por dia ao valor do imposto até atingir 20%, o que acontece com dois meses de atraso.

Também serão cobrados juros ao mês, calculados com base na taxa Selic.

Agora que você já sabe como pagar IPVA atrasado, descubra se é possível parcelar essa dívida.

Como parcelar o IPVA atrasado?

Novamente, as regras variam conforme cada estado, sendo que após a data de vencimento da primeira parcela ou da cota única, pode não ser mais possível pagar o tributo parcelado.

Em São Paulo, por exemplo, empresas conveniadas à Secretaria da Fazenda oferecem opções de parcelamento até mesmo no cartão de crédito, podendo haver taxas cobradas pela operadora financeira.

Siga os passos para pagamento e, ao emitir a guia, aparecerá a opção de parcelamento.

Se o IPVA atrasado já estiver em dívida ativa, você pode solicitar o parcelamento em até 10 vezes pelo site da PGE de São Paulo.

O que acontece se não pagar o IPVA?

Ao atrasar o IPVA, além de aumentar o valor da sua dívida com multas e juros, você ficará exposto a outras consequências, como a impossibilidade de licenciar seu veículo.

Um veículo não licenciado quer dizer que não está autorizado a rodar e, se mesmo assim você o dirigir, corre o risco de tê-lo guinchado e apreendido até que a situação seja regularizada.

Nesse caso, acrescente à dívida o valor do guincho, do depósito onde o carro ficará até poder retirá-lo, mais multa por infração e pontos na carteira de motorista.

Ainda, você pode ser inscrito na dívida ativa, o que significa que seu CPF estará inscrito na base de dados do governo e seu nome negativado.

Com isso, poderá ter dificuldades para abrir conta em banco, fazer empréstimo ou financiamento, comprar imóvel, tirar passaporte e até assumir cargo se aprovado em concurso público.

Portanto, a regularização é fundamental.

Pague o IPVA atrasado em segundos usando o app Neon

Uma maneira simples e rápida de como pagar IPVA atrasado é pelo app Neon, que pode ser baixado em telefones Android ou iOS.

Com ele, você acessa a sua conta digital Neon, realiza pagamentos, transferências, empréstimos, solicita e desbloqueia cartão de crédito, ativa ou desativa pagamento por aproximação, faz investimentos e cuida bem do seu dinheiro.

Pagar contas pelo app Neon é simples: basta acessar com seu login e senha, ou utilizar reconhecimento facial, na tela inicial clicar na opção “pagar” ou ir em “produtos” e então escolher “pagamentos”.

Você pode utilizar código de barras de boleto, QR Code ou mesmo Pix copia e cola.

Abra sua conta digital Neon agora mesmo e aproveite esta e muitas outras facilidades.

Conta digital completa na palma da sua mão

A Neon é uma conta digital com tudo o que você precisa: cartão de crédito, investimento, empréstimos, cashback, Pix, cartão virtual, recargas e muito mais. Abra sua conta agora mesmo!

O propósito da Neon é criar caminhos por uma vida financeira melhor para todos os brasileiros. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Picture of Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

NEON LOGO