Entenda a diferença entre empréstimo pessoal e empréstimo consignado

Saber a diferença entre empréstimo pessoal e empréstimo consignado é fundamental para escolher a melhor linha de crédito. Entenda.
3 minutos de leitura
3 minutos de leitura
Setas para cima e para baixo em fundo laranja e azul

Saber a diferença entre empréstimo pessoal e empréstimo consignado é fundamental para escolher a linha de crédito que vale mais a pena para você.

Por enquanto, vamos dar apenas uma dica: um deles tem uma taxa de juros mais baixa que o outro.

É provável que você prefira o crédito mais barato — mas ele não é para todo mundo, como veremos ao longo deste artigo. 

Continue lendo para entender de uma vez por todas a diferença entre empréstimo pessoal e empréstimo consignado.

Qual a diferença entre empréstimo pessoal e empréstimo consignado?

Vamos começar entendendo o que é um empréstimo pessoal e um consignado, para depois explorarmos as diferenças entre esses dois tipos de crédito.

O que é empréstimo pessoal?

Empréstimo pessoal é o tipo de crédito mais comum oferecido a pessoas físicas no mercado.

Ele não requer nenhuma garantia específica: basta solicitar o valor e passar por uma análise de crédito para conseguir o dinheiro. Além disso, não existem regras para utilizar o valor emprestado, como ocorre nos financiamentos.

No entanto, por ter maior risco para as instituições financeiras, também é o empréstimo com a maior taxa de juros.

O que é empréstimo consignado?

Empréstimo consignado é um tipo de crédito que tem seu pagamento descontado diretamente do holerite ou benefício do contratante.

Por isso, ele só está disponível para quem tem uma renda fixa formal, como trabalhadores com carteira assinada, funcionários públicos e aposentados e pensionistas do INSS.

É um dos créditos mais baratos do mercado, pois o risco de inadimplência é mínimo, o que resulta em uma taxa de juros mais baixa praticada pelas instituições financeiras.

Diferença entre empréstimo pessoal e consignado

Como você deve ter percebido, o empréstimo pessoal pode ser feito por qualquer pessoa com CPF regular, enquanto o empréstimo consignado é exclusivo para pessoas com uma renda formal.

Logo, a principal diferença entre os dois tipos é que, no consignado, as parcelas são descontadas automaticamente de uma folha de pagamento (holerite ou benefício do INSS, por exemplo), enquanto o crédito pessoal tem suas parcelas pagas pelo contratante.

Geralmente, o empréstimo pessoal é pago com débito automático em uma conta corrente ou por meio de boleto bancário.

Além disso, a taxa de juros é bem diferente entre os dois tipos de crédito — o consignado é muito mais barato do que o pessoal.

Outra diferença é que a análise de crédito do empréstimo consignado é mais simples, enquanto a do pessoal precisa ser mais aprofundada para garantir que o tomador terá condições de pagar as parcelas.

Por isso, no caso do crédito pessoal, é analisado o histórico financeiro, o score de crédito, a renda, entre outros critérios importantes que demonstram a saúde financeira e a capacidade de pagamento.

Confira 6 dicas para aumentar o score e melhorar a pontuação do CPF.

O que é melhor: empréstimo pessoal ou empréstimo consignado?

Obviamente, se você tem a possibilidade de tomar um empréstimo consignado, vale a pena porque a taxa de juros é menor.

Porém, nem todo mundo tem carteira assinada ou benefício para conseguir essa modalidade de crédito.

Além disso, o empréstimo consignado tem um limite chamado de margem consignável, que estabelece um valor máximo que pode ser tomado de crédito em relação à remuneração da pessoa. 

Em geral, essa margem é de até 45% da renda.

Então, se você não tem uma renda formal ou não tem mais margem consignável disponível, será preciso recorrer ao empréstimo pessoal, mesmo pagando juros maiores.

Outra opção é buscar empréstimos com garantia de veículo ou imóvel, que também têm juros mais baixos devido ao menor risco de não pagamento por parte do contratante.

Quer um empréstimo sem burocracia? Conheça opções práticas.

Como fazer um empréstimo consignado?

Veja como fazer um empréstimo consignado passo a passo, no caso de um trabalhador do setor privado:

  1. Escolha uma instituição financeira conveniada à sua empresa que ofereça o consignado privado (no caso de funcionários públicos e aposentados, o banco tem que ser conveniado aos órgãos públicos responsáveis pela remuneração);
  2. Faça a simulação do empréstimo, determinando o valor total e o prazo de pagamento;
  3. Avalie a proposta, levando em conta critérios como taxa de juros e Custo Efetivo Total (CET);
  4. Se estiver de acordo, envie a solicitação. Nesse momento, a instituição vai realizar uma análise de crédito e pode solicitar acesso ao seu holerite;
  5. Caso seu consignado seja aprovado, o dinheiro será liberado na sua conta e as parcelas começarão a ser descontadas do holerite a partir da data acordada com a instituição financeira.

Empréstimo vale a pena? Entenda quando o crédito é uma boa.

Conheça o empréstimo consignado Neon

O empréstimo consignado Neon é a melhor escolha para conseguir dinheiro rapidamente, sem burocracia e com a melhor taxa de juros do mercado.

Você só precisa fazer uma simulação online para ter acesso a taxas reduzidas e passar por uma análise rápida, que leva de 3 a 5 dias úteis, para receber o dinheiro.

O crédito é liberado mesmo para negativados e o dinheiro cai na sua conta sem complicações. Além disso, todo o processo é feito online.

Se a sua empresa ainda não oferece esse benefício, você pode indicá-la no WhatsApp para nossa equipe.

Entendeu a diferença entre empréstimo pessoal e empréstimo consignado?

Então, simule seu empréstimo consignado Neon e veja como vale a pena optar por essa linha de crédito.

O propósito da Neon é criar caminhos por uma vida financeira melhor para todos os brasileiros. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 6

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Picture of Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

NEON LOGO