Empréstimo para assalariado: vantagens e saiba como contratar

Quer saber como funciona o empréstimo para assalariado? Veja se há opções para quem está negativado e confira dicas para contratar.
3 minutos de leitura
3 minutos de leitura
Calculadoras em frente a fundo amarelo

O empréstimo para assalariado é um dos tipos mais vantajosos do mercado, pois oferece juros baixos e facilidade de contratação.

Com ele, o colaborador pode tomar crédito com as parcelas descontadas diretamente do salário — uma garantia que torna os custos menores.

Além disso, as empresas só têm a ganhar oferecendo o consignado como benefício, uma vez que ajuda a solucionar problemas financeiros dos funcionários e aumenta a motivação.

Entenda a seguir como funciona o empréstimo para assalariado e quais são as vantagens.

O que é empréstimo para assalariado?

Empréstimo para assalariado é um tipo de crédito oferecido para pessoas com carteira assinada que é diretamente associado à folha de pagamento.

No caso, o principal produto dessa categoria é o empréstimo consignado, que se caracteriza por ter as parcelas descontadas do holerite do trabalhador

O mesmo se aplica a outros públicos que podem tomar esse tipo de empréstimo, como funcionários públicos e aposentados ou pensionistas do INSS — no caso destes últimos, as parcelas são descontadas do benefício recebido mensalmente.

O principal motivo para fazer um empréstimo para assalariado é que essa modalidade cobra taxas de juros bem mais baixas, já que existe a garantia do próprio salário do colaborador.

Conheça o Empréstimo Pessoal Neon!

Existe empréstimo para negativado assalariado?

Sim, o empréstimo para negativado assalariado mais popular no mercado é o consignado.

Ele é liberado mesmo para pessoas que estão endividadas e com o CPF inscrito em órgãos de proteção de crédito.

Afinal, como as parcelas são descontadas diretamente do salário do trabalhador, o risco de inadimplência é muito baixo. 

Logo, se você está negativado e tem a possibilidade de solicitar um empréstimo consignado, é a melhor saída para solucionar as dívidas.

Como funciona o empréstimo para assalariado?

O empréstimo para assalariado é concedido por instituições financeiras que têm convênio com empresas privadas, oferecendo o consignado para os colaboradores.

Dessa forma, o funcionário interessado deve fazer uma simulação de empréstimo na instituição — que pode ser um banco ou fintech — e liberar o desconto das parcelas em sua folha de pagamento.

Dessa forma, quem toma o empréstimo para assalariado não precisa fazer o pagamento das prestações por meio de boleto ou débito automático, uma vez que elas são debitadas automaticamente do salário e vêm discriminadas no holerite.

A mesma regra vale para os funcionários públicos, aposentados e pensionistas.

Quais as vantagens do empréstimo para assalariado?

O empréstimo para assalariado proporciona diversas vantagens para quem pode contratá-lo.

Veja as principais:

Taxa de juros reduzida

O consignado privado para assalariado tem taxas de juros menores, quando comparado a outras linhas de crédito, como o empréstimo pessoal.

Como o desconto das parcelas é feito diretamente na folha de pagamento, as instituições financeiras têm uma segurança maior de que vão receber o valor emprestado de volta, por isso reduzem as taxas.

Parcelas flexíveis

O valor total e as parcelas do consignado privado são liberados de acordo com o salário recebido pelo colaborador.

No caso dos pagamentos mensais feitos para quitar o empréstimo, os custos não podem ultrapassar 35% do salário recebido.

Quem contrata o consignado privado consegue equilibrar os pagamentos do empréstimo com as outras despesas mensais, como energia elétrica, água e aluguel.

Por isso, o crédito é uma alternativa para manter a renda sob controle.

Chances mínimas de inadimplência

Como dissemos há pouco, o consignado privado é descontado da folha de pagamento.

Por isso, o cliente não precisa se preocupar em emitir boletos ou ter o dinheiro em determinada data.

Os pagamentos do empréstimo são feitos de forma automática.

Desse modo, as chances de atrasar o pagamento do empréstimo e ficar endividado são menores.

Portanto, o empréstimo para assalariado é a melhor opção para colaboradores que precisam de dinheiro extra e não querem ficar negativados.

Liberdade para utilizar o dinheiro

No empréstimo para assalariado, o depósito do dinheiro é feito na conta corrente informada pelo cliente.

Ou seja, quando a quantia está disponível, é possível utilizá-la como preferir. 

Porém, é preciso ressaltar que qualquer empréstimo deve ser tomado após uma análise cuidadosa, uma vez que é uma dívida a mais no orçamento e há cobrança de juros.

Entenda quando contratar um empréstimo vale a pena.

Gostou de saber a respeito de empréstimo para assalariado? Aproveite e conheça a Neon Benefícios, soluções da Neon para empresas.

Banner Com Cta Para Conhecer Mais Sobre Os Benefícios Empresariais Neon

O propósito da Neon é criar caminhos por uma vida financeira melhor para todos os brasileiros. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 20

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Picture of Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

NEON LOGO