Saque Corre da Caixa: entenda o que é e como evitar a cobrança

Você sabe o que é o Saque Corre da Caixa? Entenda essa cobrança que aparece no extrato quando o limite de saques gratuitos é excedido.
3 minutos de leitura
3 minutos de leitura
Mulher com a mão no rosto e semblante de dúvida

Quem tem conta na Caixa Econômica e usa constantemente os serviços financeiros provavelmente já deu de cara com o termo Saque Corre em seus extratos.

A expressão nem sempre é compreendida, dando margem a diversas interpretações.

Como vamos ver neste texto, o Saque Corre não tem nada de excepcional e, na verdade, é até útil para manter o controle sobre o orçamento.

Veja o que significa, tarifas aplicadas e muito mais.

O que é o Saque Corre?

Saque Corre é uma tarifa bancária aplicada pela Caixa Econômica Federal a todos que realizam saques na rede de estabelecimentos cadastrados, como supermercados, farmácias e lotéricas.

O “corre” no caso, refere-se ao termo “correspondente bancário”, portanto, a todo local que presta serviços financeiros, mas que não é uma agência da Caixa.

O Saque Corre também é aplicado quando o cliente da Caixa excede o limite de saques mensais gratuitos.

O valor da tarifa é usado para arcar com os custos em infraestrutura da CEF para prestar serviços financeiros aos seus correntistas e brasileiros em geral.

Quantos saques gratuitos pode fazer na Caixa?

Normalmente, a Caixa estipula o limite de dois saques gratuitos por mês. Acima disso, o cliente passa a ser tarifado a cada retirada.

Essa taxação aparece nos extratos e comprovantes bancários como Saque Corre.

Pode parecer uma medida antipática, mas acaba sendo um “mal necessário”, se levarmos em conta os custos envolvidos na emissão e circulação de papel-moeda.

Isso sem contar que ter a posse de dinheiro em espécie é sempre um risco, considerando principalmente a criminalidade nos centros urbanos.

Limitar os saques é, portanto, uma maneira que os bancos têm de reduzir os seus custos operacionais e, ao mesmo tempo, aumentar a segurança dos seus clientes e das operações financeiras.

Quanto é a tarifa do Saque Corre?

A exemplo de outros bancos, a Caixa oferece serviços financeiros variados. Há contas diferentes para perfis de clientes diversos, cada qual com o seu próprio tarifário.

A taxação do Saque Corre segue essa lógica, cobrada de maneiras diferentes, conforme o pacote de serviços contratado.

De qualquer forma, o valor cobrado fica quase sempre em torno de R$ 2 por saque realizado.

Então, quanto mais saques você realizar, mais caro o serviço fica no fim do mês.

Por que a Caixa desconta por saque?

A partir do que vimos, a Caixa usa o Saque Corre para custear as operações de manter a sua rede de correspondentes bancários.

Afinal, todo estabelecimento que presta serviços financeiros gera custos com pessoas, equipamentos, energia e infraestrutura.

Sem tarifas como o Saque Corre, o banco teria que arcar com essas despesas, que no final causariam prejuízo, inviabilizando a continuidade dos serviços.

Além disso, como vimos, medidas como a limitação de saques bancários servem para aumentar a segurança, reduzindo a circulação de dinheiro em espécie.

Cabe destacar que todos os bancos e instituições financeiras, sem exceção, cobram algum tipo de tarifa.

Até mesmo os bancos digitais podem, dependendo do caso, realizar cobranças, como acontece quando o cliente pede segunda via de cartão.

Empréstimo pessoal Neon: dinheiro fácil e rápido para você

Na Neon você pode solicitar um empréstimo pessoal e consignado com as menores taxas do mercado. Faça sua simulação agora mesmo!

Tem como cancelar o Saque Corre?

Infelizmente, não há como “correr” do Saque Corre.

Como se trata de uma tarifa compulsória, ela sempre será cobrada quando um cliente da Caixa fizer saques em seus correspondentes bancários.

O melhor a fazer é evitar essa cobrança controlando a quantidade de saques realizados mensalmente.

Como evitar a cobrança do Saque Corre?

Uma forma de facilitar ainda mais a vida e evitar a taxação é aderir aos serviços via internet banking.

Se você é daquelas pessoas que não gostam de tecnologia, já pode estar na hora de repensar.

A digitalização dos serviços financeiros é uma realidade e a tendência é que se use cada vez menos as agências físicas.

Como vimos, é preciso limitar a quantidade de saques mensais, a fim de não extrapolar o limite de duas transações por mês.

Isso sem contar que o dinheiro vivo, embora ainda seja bastante utilizado, tende a perder espaço para as transações digitais e eletrônicas.

Logo, a melhor forma de evitar a cobrança do Saque Corre é não fazer retiradas nos correspondentes bancários da Caixa.

Ficou claro o que é o Saque Corre e como funciona? Então, aproveite para saber o que é a Poupança Social Digital e como usar pelo Caixa Tem.

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 6

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

NEON LOGO
Minutos
Segundos