Seguro de vida empresarial: o que é, como funciona e vantagens

Seguro de vida empresarial oferece proteção aos colaboradores como benefício corporativo. Conheça como funciona e as vantagens.
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O seguro de vida empresarial é um benefício valorizado pelos colaboradores que custa pouco para as empresas.

Por meio de seguros de vida coletivos, é possível garantir essa proteção para os funcionários. 

Assim, em caso de falecimento, acidente, doenças graves e outras situações que impedem o trabalho, a família do profissional não fica desamparada.

Entenda, a seguir, como funciona o seguro de vida empresarial, quais são suas vantagens e por que vale a pena oferecer na empresa.

O que é seguro de vida empresarial?

O seguro de vida empresarial, também chamado de seguro de vida em grupo ou coletivo, é uma proteção oferecida pelas empresas como benefício aos seus colaboradores. 

A principal cobertura é o falecimento do segurado, que gera uma indenização paga aos beneficiários escolhidos por ele.

Assim, o seguro de vida empresarial funciona como uma proteção financeira para a família do colaborador segurado. 

Em caso de morte, acidente ou doença grave que impeça as atividades no trabalho, por exemplo, os familiares não ficam desamparados.

Por isso, o seguro de vida empresarial é visto como uma vantagem no mercado de trabalho, que costuma atrair profissionais para trabalhar na empresa.

Como funciona o seguro de vida empresarial?

O seguro de vida empresarial funciona da mesma forma que um serviço tradicional, com a diferença de que a empresa atua como intermediária do contrato. 

Dessa maneira, é comum que as organizações ofereçam o seguro como um benefício corporativo aos seus colaboradores.

A empresa também pode decidir se fará o pagamento total ou parcial do prêmio (o valor mensal pago pelo seguro). 

Caso seja parcial, o colaborador deverá arcar com uma parte do valor descontado em folha de pagamento.

A partir do momento em que o trabalhador se torna segurado, ele tem direito a receber o valor da indenização previsto no seguro em caso de falecimento, acidente e outros sinistros cobertos.

Além disso, é importante ressaltar que o funcionário se mantém como segurado somente enquanto estiver na empresa. 

Em situações de desligamento, é preciso renegociar com a seguradora caso haja interesse de continuar com a apólice.

É obrigatório oferecer seguro de vida empresarial?

O seguro de vida empresarial é obrigatório somente para algumas categorias profissionais, conforme definição de convenções e acordos coletivos. 

São elas:

  • Trabalhadores da construção civil;
  • Trabalhadores de postos de combustíveis;
  • Funcionários de condomínios;
  • Funcionários de hotéis;
  • Professores e outros profissionais da educação;
  • Motoboys;
  • Prestadores de serviços;
  • Trabalhadores de diversos ramos da indústria.

De resto, a CLT não estabelece a obrigatoriedade de seguro de vida para as profissões em geral. 

Assim, as empresas são livres para decidir se querem ou não incluir esse benefício e se vão cobrar o valor dos funcionários em folha.

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Proteções comuns no seguro de vida empresarial

Em geral, o seguro de vida empresarial oferece as coberturas mais básicas, tais como:

  • Morte natural ou acidental (no caso de suicídio, há uma carência de 2 anos);
  • Invalidez permanente total ou parcial, seja por doença ou acidente;
  • Doença grave.

Além disso, alguns seguros oferecem a opção de incluir outros membros da família como dependentes, como cônjuge e filhos menores de 21 anos. 

Há ainda a possibilidade de ofertar apólices mais completas, com coberturas adicionais para internação, proteção em viagens, etc.

Vantagens de oferecer seguro de vida empresarial aos colaboradores

Oferecer um seguro de vida empresarial aos colaboradores demonstra cuidado com o bem-estar e segurança das equipes, fortalecendo o vínculo entre empresa e funcionários. 

Além disso, reflete responsabilidade social e um compromisso em proporcionar suporte em situações adversas. 

Vale dizer ainda que a prática contribui para um ambiente de trabalho mais acolhedor e humano, alinhado a valores que valorizam as pessoas como prioridade.

Abaixo, resumimos as principais vantagens para quem oferecer o seguro de vida empresarial:

  • Maior atratividade e retenção de talentos, já que é um benefício valorizado pelos trabalhadores;
  • Aumento do engajamento e da motivação, principalmente quando a empresa arca com o valor total do seguro. Dessa forma, os colaboradores se sentem valorizados;
  • Redução do risco de ações trabalhistas;
  • Maior credibilidade para a empresa no mercado, especialmente como marca empregadora;
  • Possibilidade de reduzir o Imposto de Renda que a empresa recolhe, por meio de descontos da base de cálculo.

Entendeu por que o seguro de vida empresarial é vantajoso tanto para funcionários quanto para empresas? 

Então, escolha a melhor seguradora e ofereça esse benefício no seu negócio.

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