Seguem alguns exemplos de quais são as fraudes mais comuns para você se informar e entender como elas são aplicadas e assim evitar cair em uma cilada:
Engenharia social: quando te pedem para “confirmar” seus dados
Empresas legítimas não pedem que você forneça seus dados, principalmente a senha do seu cartão. No máximo é a instituição que deve dizer quais são as suas informações e cabe a você apenas confirmar, mas ainda assim é preciso sempre ter atenção.
Fraude amigável: cuidado com quem tem acesso ao seu cartão
Evite emprestar ou enviar fotos do seu cartão para outras pessoas. Quem garante que a foto será apagada depois? Então tome cuidado.
Boletos falsos: se atente aos dados do beneficiário e pagador
Verifique sempre os dados do beneficiário e do pagador, pois eles precisam estar corretos para garantir que o boleto é verdadeiro.
Lojas que não aceitam cartão de crédito: atenção redobrada
Muitas fraudes na internet acontecem justamente por meio de transferências bancárias ou pagamentos por boletos. Desconfie quando a opção de pagamento por meio do cartão de crédito não está disponível.
Phishing e smishing: sites e mensagens que “pescam” suas senhas e informações pessoais
Evite clicar em links recebidos por e-mail ou mensagens e sempre prefira buscar pelo site digitando o endereço direto no navegador. Quando a oferta é muito tentadora, desconfie sempre, mesmo em datas especiais como a Black Friday.
Falsa Central de Atendimento
Empresas legítimas não entram em contato para confirmar dados de cartão de crédito. Jamais informe sua senha e seu código de segurança por telefone, e-mail ou mensagem.
Golpe do WhatsApp
Para evitar que golpes pelo WhatsApp aconteçam, ative a verificação em duas etapas do seu aplicativo. Clique em “Configurações”, depois “Conta” e por último em “Verificação em duas etapas”. Assim, uma senha é cadastrada e solicitada de tempos em tempos.
Saiba mais sobre como evitar fraudes e golpes pela internet.
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