Existem vários tipos de golpes que utilizam o Pix. Os mais comuns incluem:
Clonagem do Whatsapp ou Redes Sociais: criminosos invadem a conta de uma pessoa conhecida e se passam por ela, pedindo um Pix emergencial.
Falsa central de atendimento: golpistas se fazem passar por atendentes de bancos ou empresas, convencendo a vítima a fornecer dados pessoais ou fazer uma transferência.
Lojas virtuais falsas: vítimas pagam por produtos via Pix, mas nunca os recebem.
E-mails com QR Codes falsos: as pessoas pagam contas falsas e transferem dinheiro para criminosos.
Extorsão: quando a pessoa é forçada a fazer um Pix sob ameaça.
Invasão de conta: golpistas invadem a conta e fazem um Pix sem o consentimento da pessoa que possui a conta.
O que fazer se você acha que caiu em um golpe?
Se você transferiu dinheiro por Pix de outra conta para uma conta Neon: entre em contato com a instituição de origem (a conta de onde o dinheiro foi enviado) e peça a abertura do MED (Mecanismo de Devolução), que é uma forma de comunicação entre bancos criada pelo Banco Central que analisará o caso;
Se você usou a conta Neon para transferir dinheiro por Pix para outra conta: siga o passo a passo para solicitar a abertura do MED pelo aplicativo Neon. Lembrando que o prazo máximo para entrar com o pedido é de até 80 dias após a realização da transação, ok?
Na tela inicial, toque em "Saldo atual".
Encontre a transação que você quer contestar e toque nela.
Verifique se a opção "Contestar Pix" aparece e toque nela. Se a opção não estiver disponível, significa que o MED não é aplicável para essa transação.
Escolha o motivo e, na próxima tela, conte mais detalhes sobre o que aconteceu.
Toque em "Confirmar";
Para ajudar na sua contestação, você pode enviar provas como prints (fotos da tela) das conversas, trocas de e-mails, comprovantes de pagamento e Boletim de Ocorrência.
A instituição que recebeu o Pix será notificada e terá até 11 dias para analisar o seu pedido. Se o MED for aprovado e houver saldo na conta do recebedor, o valor será devolvido.
Importante: em todos os casos, reúna provas como prints (fotos da tela) das conversas, trocas de e-mails, comprovantes de pagamento e Boletim de Ocorrência.
Se precisar de mais informações ou ajuda, não hesite em nos procurar. Estamos aqui para ajudar você!