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  • Quais são os tipos de golpes mais comuns?
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Quais são os tipos de golpe por Pix e o que eu faço?

Existem vários tipos de golpes que utilizam o Pix. Os mais comuns incluem:

  • Clonagem do Whatsapp ou Redes Sociais: criminosos invadem a conta de uma pessoa conhecida e se passam por ela, pedindo um Pix emergencial. 

  • Falsa central de atendimento: golpistas se fazem passar por atendentes de bancos ou empresas, convencendo a vítima a fornecer dados pessoais ou fazer uma transferência.

  • Lojas virtuais falsas: vítimas pagam por produtos via Pix, mas nunca os recebem.

  • E-mails com QR Codes falsos: as pessoas pagam contas falsas e transferem dinheiro para criminosos.

  • Extorsão: quando a pessoa é forçada a fazer um Pix sob ameaça.

  • Invasão de conta: golpistas invadem a conta e fazem um Pix sem o consentimento da pessoa que possui a conta.

O que fazer se você acha que caiu em um golpe?

  • Se você transferiu dinheiro por Pix de outra conta para uma conta Neon: entre em contato com a instituição de origem (a conta de onde o dinheiro foi enviado) e peça a abertura do MED (Mecanismo de Devolução), que é uma forma de comunicação entre bancos criada pelo Banco Central que analisará o caso;

  • Se você usou a conta Neon para transferir dinheiro por Pix para outra conta: siga o passo a passo para solicitar a abertura do MED pelo aplicativo Neon. Lembrando que o prazo máximo para entrar com o pedido é de até 80 dias após a realização da transação, ok?

  1. Na tela inicial, toque em "Saldo atual".

  2. Encontre a transação que você quer contestar e toque nela.

  3. Verifique se a opção "Contestar Pix" aparece e toque nela. Se a opção não estiver disponível, significa que o MED não é aplicável para essa transação.

  4. Escolha o motivo e, na próxima tela, conte mais detalhes sobre o que aconteceu.

  5. Toque em "Confirmar";

  6. Para ajudar na sua contestação, você pode enviar provas como prints (fotos da tela) das conversas, trocas de e-mails, comprovantes de pagamento e Boletim de Ocorrência.

A instituição que recebeu o Pix será notificada e terá até 11 dias para analisar o seu pedido. Se o MED for aprovado e houver saldo na conta do recebedor, o valor será devolvido.

Importante: em todos os casos, reúna provas como prints (fotos da tela) das conversas, trocas de e-mails, comprovantes de pagamento e Boletim de Ocorrência.

Se precisar de mais informações ou ajuda, não hesite em nos procurar. Estamos aqui para ajudar você!