Existem vários tipos de golpes que utilizam o Pix. Os mais comuns incluem:
Clonagem do Whatsapp ou Redes Sociais: criminosos invadem a conta de uma pessoa conhecida e se passam por ela, pedindo um Pix emergencial.
Falsa central de atendimento: golpistas se fazem passar por atendentes de bancos ou empresas, convencendo a vítima a fornecer dados pessoais ou fazer uma transferência.
Lojas virtuais falsas: vítimas pagam por produtos via Pix, mas nunca os recebem.
E-mails com QR Codes falsos: as pessoas pagam contas falsas e transferem dinheiro para criminosos.
O que fazer se você acha que caiu em um golpe?
Se você transferiu dinheiro por Pix de outra conta para uma conta Neon: entre em contato com a instituição de origem (a conta de onde o dinheiro foi enviado) e peça a abertura do MED (Mecanismo de Devolução), que é uma forma de comunicação entre bancos criada pelo Banco Central que analisará o caso;
Se você usou a conta Neon para transferir dinheiro por Pix para outra conta: entre em contato conosco pelo chat do aplicativo e peça a abertura do MED.
Importante: em todos os casos, reúna provas como prints (fotos da tela) das conversas, trocas de e-mails, comprovante de pagamento e Boletim de Ocorrência.
Se precisar de mais informações ou ajuda, não hesite em nos procurar. Estamos aqui para ajudar você!