Artigos nessa seção

  • Ajuda
  • Golpes e segurança na internet
  • Segurança

Como ficar de olho nos golpes virtuais?

As tentativas de golpes para roubar dados na internet estão cada vez mais elaboradas e convincentes. Muito provavelmente você já deve ter sido alvo dessas fraudes, mesmo que não tenha caído nelas. Abaixo explicamos como funcionam duas delas, phishing e smishing (estrela azul)

O que é phishing?
Na internet, um ataque de phishing acontece quando criminosos tentam “fisgar” vítimas para roubar suas informações. Isso acontece por meio de “iscas” falsas que normalmente são comunicações em e-mails, mensagens e redes sociais, muito parecidas com as que realmente são enviadas pelas empresas (como plataformas de e-commerce e bancos).

Os golpistas fazem milhares de disparos diariamente e esperam até que alguém seja “pescado”, ou seja, caia no golpe e forneça seus dados (como nome, e-mail e CPF, informações financeiras, número do cartão de crédito e senhas, por exemplo).

O que é smishing?
Smishing é outra forma de phishing, porém relacionada aos golpes aplicados por SMS. Os criminosos enviam mensagens com links de promoções, descontos ou até mesmo com um conteúdo que pode gerar pânico, por exemplo dizendo que você está com o nome sujo e precisa entrar em um determinado site para regularizar a sua situação.

Às vezes basta um clique para o celular ser infectado e o criminoso conseguir invadir seu aparelho e capturar as suas senhas. Você também pode ser direcionado para um site muito parecido com o verdadeiro e acabar inserindo todas suas as informações pessoais que o fraudador precisa para praticar outros golpes.

Veja dicas de segurança digital para proteger o seu dinheiro.

Ainda com dúvidas? 🤔

No nosso app você pode conversar com um de nossos Geeks.