Férias de janeiro 2024: para onde ir e aproveitar o início do ano?

Pensando nas férias de janeiro? Confira dicas para se planejar para essa época de calor e turismo intenso, e veja sugestões de destinos.
8 minutos de leitura
8 minutos de leitura
Dois adultos e duas crianças pulando ondas na praia

As férias de janeiro merecem ser muito bem aproveitadas com os amigos e a família, concorda? Se você tem esse período livre, é hora de começar a planejar as atividades e passeios.

Vamos ajudar você com dicas de programas e destinos para curtir as férias, além de conselhos para se organizar melhor e não ter problemas com o orçamento.

Então, continue a leitura e faça valer suas férias de janeiro!

O que fazer nas férias de janeiro?

Quem tem férias em janeiro pode aproveitar o tempo livre com várias atividades.

Aqui, vale uma observação: o começo do ano já costuma ser muito quente em todo o país, mas janeiro de 2024 deve castigar os veranistas ainda mais.

Segundo previsões do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as temperaturas vão ficar acima da média até o início do ano.

Por isso, considere programas e destinos (mais adiante, vamos apresentar uma lista com dicas) que ajudem a escapar um pouco do calor intenso.

Veja algumas ideias para fazer com a família, amigos ou mesmo só.

Ir à praia

Janeiro, sol e calor só levam a uma conclusão: hora de aproveitar a praia!

Depois da grande movimentação do Réveillon, a lotação começa a diminuir no litoral conforme o mês passa, criando momentos propícios para viajar.

Então, não deixe de aproveitar a areia e o mar, nem que seja só em um final de semana.

Ir para a serra

Uma ótima pedida para escapar das temperaturas mais altas é buscar refúgio em cidades serranas, com clima mais ameno e uma boa cobertura de mata nativa.

Pesquise destinos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Bahia e Ceará, os principais estados com regiões de altitude mais elevada.

Ir a um parque temático

As férias de janeiro são um bom momento para visitar um parque temático com a família ou amigos.

Você pode ir a um parque aquático, a um parque de diversões ou a parques ecológicos, por exemplo.

Se existir algum desses complexos de entretenimento perto da sua cidade, é ainda uma forma de fazer algo diferente sem gastar muito dinheiro.

Aproveitar um resort ou fazenda

Quem não quer viajar para longe tem a opção de ir a um resort ou hotel fazenda próximo.

O legal é que todas as atrações já são oferecidas no local, com direito a hospedagem confortável, estrutura de lazer e refeições saborosas.

Visitar os museus da cidade

Sabe aquela visita aos museus da sua cidade que você vem adiando há um tempo?

As férias de janeiro podem ser usadas para tirar esse passeio da lista de desejos e aumentar seu conhecimento histórico. Além disso, é um ótimo programa para fazer com crianças.

Ir ao cinema e ao teatro

Assistir a filmes e peças de teatro pode ser um programa trivial, mas as férias de janeiro proporcionam mais tempo para aproveitar essas atividades.

Você pode prestigiar mostras de cinema e teatro, aproveitar a agenda cultural completa da sua cidade e conhecer melhor locais como as sedes do SESC e centros culturais.

Conhecer novos bares e restaurantes

Você sempre vai aos mesmos bares e restaurantes por pura conveniência?

Então, aproveite as férias de janeiro para renovar seu roteiro e conhecer novos lugares.

Marcar um reencontro

Já pensou em marcar um reencontro de amigos que não se veem há muito tempo?

Pode ser aquele famoso encontro do pessoal da faculdade, do ensino médio e quem sabe de um antigo time de futebol.

Acampar

Para os mais aventureiros, as férias de janeiro podem ser usadas para acampar.

Para isso, basta reunir alguns amigos, providenciar barracas e escolher um camping bem bacana em um lugar cheio de natureza.

Onde ir nas férias de janeiro de 2024? 12 dicas para curtir o verão

Se você está sem ideias de destinos para curtir as férias de janeiro com a família — ou a sós, por que não? —, confira nossas sugestões a seguir.

1. Caldas Novas (GO)

As férias de janeiro podem ser muito bem aproveitadas em Caldas Novas (GO).

A cidade conta com três parques perfeitos para se divertir com a família: Water Park, o Clube Privé e o Náutico Praia Clube. Entre as atrações, estão toboáguas e recreação infantil.

Há ainda a cidade de Rio Quente, que fica ao lado de Caldas Novas e oferece o Hot Park, um dos maiores parques aquáticos do país.

2. Lençóis Maranhenses (MA)

Que tal aproveitar as férias de janeiro para conhecer os paradisíacos Lençóis Maranhenses?

Esse parque fica próximo às cidades de Barreirinhas e Santo Amaro, no Maranhão, e é conhecido pela beleza estonteante dos lagos azuis em meio às dunas de areia.

Em janeiro, as chuvas enchem os lagos e a vista fica ainda mais impressionante para curtir com a família.

3. Fortaleza (CE)

Viajar para o Nordeste em janeiro é sempre uma boa pedida para aproveitar as altas temperaturas.

Em Fortaleza (CE), a estrutura hoteleira é completa. Não faltam praias próximas à capital cearense, e você ainda conta com as facilidades de uma cidade grande.

Além disso, para quem viaja com crianças, vale a pena separar um dia para conhecer o Beach Park — um dos parques aquáticos mais famosos do país.

4. Gramado (RS)

Para quem quer fugir da lotação das praias e do calor excessivo, Gramado (RS) é uma ótima escolha. No verão, a cidade tem temperaturas agradáveis e noites frescas, além de ficar bem mais florida e bela.

Entre as atrações locais, hotéis aconchegantes, gastronomia variada, parques temáticos, fábricas de chocolate e passeios em meio à natureza.

5. Campos do Jordão (SP)

Conhecida como a “Suíça Brasileira”, Campos do Jordão é famosa por sua arquitetura europeia, clima ameno e belas paisagens.

É um destino popular durante o inverno, quando as temperaturas caem e as pessoas buscam o clima frio para desfrutar de fondue e chocolate quente.

Mas também pode ser um ótimo lugar para fugir das temperaturas acima da média de janeiro de 2024.

6. Monte Verde (MG)

Localizada no sul de Minas Gerais, Monte Verde é um refúgio tranquilo nas montanhas. Mais um destino serrano para fugir do calor de janeiro, portanto.

É conhecida por suas pousadas aconchegantes, trilhas ecológicas e culinária local deliciosa.

7. Foz do Iguaçu (PR)

Famosa pelas cataratas, Foz do Iguaçu (PR) é um dos destinos preferidos das famílias brasileiras.

Lá, é possível conferir as quase 300 quedas d’água, conhecer diversos parques de preservação natural e ainda visitar o Vale dos Dinossauros.

Também considere dar uma esticada no passeio para visitar o lado argentino das cataratas.

8. Praia da Pipa (RN)

Pipa é uma charmosa vila de pescadores que fica em Tibau do Sul, cidade próxima a Natal. 

Tem praias de beleza incrível, com destaques para as falésias e os coqueirais. Além das praias, você encontrará lojas, restaurantes e uma vida noturna animada.

9. Costa dos Corais (AL)

A Costa dos Corais em Alagoas é uma reserva marinha costeira, um paraíso tropical deslumbrante, com praias intocadas, águas cristalinas e recifes de corais vibrantes.

Para conhecer essa biodiversidade marinha impressionante, você pode se hospedar em Maragogi ou São Miguel dos Milagres, entre outras cidades da região.

10. Buenos Aires (Argentina)

Janeiro é o mês mais quente da capital argentina, Buenos Aires, o que pode ser muito atrativo para famílias em busca de programas diferentes.

Durante esse período, a prefeitura lança o Verano en la Ciudad, que oferece centenas de atividades culturais espalhadas pela cidade.

Existem ainda as praias de rio próximas a Buenos Aires, que são banhadas pelo Rio de La Plata e atraem muitos turistas no verão.

11. Patagônia (Chile e Argentina)

Janeiro pode lembrar o clima quente, mas também é um ótimo mês para curtir destinos tipicamente gelados.

Na Patagônia, por exemplo, o verão facilita as atividades e deixa a paisagem mais bonita, revelando lagos e florestas entre as cordilheiras.

Alguns dos destinos mais procurados da Patagônia são Bariloche, El Calafate e Ushuaia, no lado argentino, e Torres del Paine, no lado chileno.

12. Disney em Orlando (EUA)

Janeiro é bem gelado em Orlando, nos EUA, mas isso não impede que muitas famílias escolham esse mês para conhecer a Disney.

Se você não se importar com o clima frio, é recomendável viajar após o dia 5 de janeiro, quando os parques começam a esvaziar e fica mais confortável fazer o passeio.

Leia também: Quanto custa uma viagem para a Disney? Como economizar?

7 dicas para organizar as férias de janeiro

Agora que você já sabe o que fazer e para onde ir nas férias de janeiro, aproveite também nossas dicas para organizar viagens nessa época:

1. Organize-se com antecedência

Se você deixar para planejar as férias de janeiro próximo ao Réveillon, certamente terá problemas com preços mais altos, indisponibilidade de hotéis, entre outros obstáculos.

Por isso, é melhor se organizar com antecedência, pensando nos detalhes da viagem no mínimo 4 meses antes.

2. Se for de avião, compre as passagens muito antes

Quem viaja de avião sabe que, quanto antes as passagens forem compradas, melhores serão as ofertas. O mais indicado é garantir suas reservas entre 60 e 90 dias antes da viagem, caso pretenda ir na alta temporada.

Para viagens na baixa temporada, a antecedência recomendada é de 25 a 40 dias, pois a tendência é que o preço não baixe tanto. Dessa maneira, você garante passagens mais baratas e já começa seu planejamento economizando.

Veja aqui dicas sobre como comprar passagens aéreas baratas e economizar muito.

3. Se for de carro, calcule e revise

Se a viagem for feita de carro, é importante calcular qual será o custo total, somando combustível e pedágio — para isso, você pode usar o site Qualp.

Além disso, o veículo deve passar por uma revisão e manutenção preventiva antes da data marcada. Lembre-se de checar os freios, os pneus, o óleo do motor, o nível da água e o alinhamento e balanceamento.

4. Junte dinheiro para a viagem

Sabemos que comprar pacotes com parcelas a perder de vista não é a melhor escolha para o bolso, certo?

Em vez de comprometer sua renda futura, vale muito mais a pena juntar dinheiro durante o ano para as férias de janeiro.

Para isso, você pode organizar seu orçamento com uma planilha de gastos mensais e reservar um valor fixo para a viagem.

Por exemplo, se você precisa de cerca de R$ 4 mil, pode se comprometer a guardar pouco mais de R$ 300 por mês assim que receber seu salário. Dessa forma, em um ano você terá o suficiente para bancar a viagem de janeiro sem precisar se endividar.

Uma boa opção é investir no CDB Neon, que tem liquidez diária e faz o dinheiro guardado render no decorrer do ano.

Confira dicas sobre como economizar na viagem de férias.

5. Evite a superlotação

Janeiro é um mês de férias em todo o Brasil e em vários lugares do mundo. Logo, você corre o risco de acabar enfrentando destinos lotados de turistas durante sua viagem.

Sabemos como isso pode ser desconfortável, ainda mais em uma viagem familiar. Por isso, tente se programar para visitar lugares menos cheios ou que não estejam necessariamente em alta temporada.

6. Considere os gastos de janeiro

Ao fazer seu orçamento de viagem das férias em janeiro, não se esqueça de avaliar também os gastos extras que são típicos dessa época do ano.

Algumas despesas de início de ano que precisam ser consideradas são IPVA, IPTU e custos escolares (matrícula, material escolar, uniforme, etc.).

Dessa forma, ao colocar esses gastos no seu radar, você evita ficar sem dinheiro no começo do ano e ainda consegue fazer sua viagem.

7. Envolva a família nos planos

Por fim, é muito importante envolver toda a família no planejamento das férias de janeiro. Assim, todos podem opinar sobre datas, destinos, orçamento, passeios, entre outros detalhes.

Inclusive, esse é um bom momento para abordar a educação financeira dentro de casa, já que boa parte do plano de viagem inclui o levantamento de custos e a adequação do roteiro ao orçamento da família.

Aproveite e veja dicas certeiras sobre como viajar com pouco dinheiro.

Comece a planejar a sua próxima viagem

Passadas as férias de janeiro de 2024, que tal já começar a planejar com antecedência a sua próxima viagem?

É sempre melhor se programar com antecedência, e uma boa maneira de fazer isso é reservando uma quantia a cada mês para custear as férias.

Faça isso com o CDB Neon, um investimento seguro, que oferece liquidez diária e rendimentos de até 113% do CDI.

No app da Neon, você pode nomear o investimento como “Viagem de férias” para separá-lo do restante das suas economias.

Basta acessar os “detalhes” na área de investimento do site da Neon, clicar em “alterar nome” e salvar com o nome desejado.

Quer dicas de bons investimentos? Simule e experimente o CDB Neon.

O que achou das dicas para aproveitar suas férias de janeiro? Você também poderá gostar de conhecer 7 ideias do que fazer nas férias sem gastar muito dinheiro.

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 16

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

NEON LOGO
Minutos
Segundos