Capital intelectual: o que é, qual a importância e como valorizar?

Você conhece a importância do capital intelectual na sua empresa? Veja exemplos e um passo a passo para gerir e valorizar com sucesso.
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Mulher sorrindo em frente a computador

O capital intelectual é tão importante quanto o capital físico, financeiro e estrutural de uma empresa.

Embora não seja tangível, esse ativo faz toda a diferença na competitividade e no ritmo de crescimento do seu negócio, principalmente na atual indústria do conhecimento.

Por isso, você precisa garantir o desenvolvimento das competências intelectuais dos seus colaboradores e criar o ambiente ideal para o avanço do conhecimento.

Veja como fazer isso nos próximos tópicos e impulsione seu capital intelectual.

O que é capital intelectual?

Capital intelectual é a soma de atributos imateriais dos colaboradores como inteligência, criatividade e habilidades técnicas e emocionais, que formam a base de conhecimento de uma empresa.

Enquanto o capital financeiro pode ser facilmente medido a partir do patrimônio de uma organização, o capital intelectual é mais complexo de ser mensurado, uma vez que não é um ativo tangível como uma soma em dinheiro ou um bem.

Fazem parte desse conceito diversos atributos subjetivos, como a experiência e know-how dos funcionários, a reputação da empresa, as relações com stakeholders, as políticas de inovação e desenvolvimento humano, entre outros aspectos.

No entanto, o produto final desse capital intelectual tem grande relevância no crescimento e na competitividade da empresa — daí a importância de mensurar e desenvolver esse ativo.

Exemplos de capital intelectual

São vários os exemplos de como o capital intelectual compõe os ativos de uma empresa e impacta seus resultados.

Imagine uma empresa de software que tem em seu time desenvolvedores com alto know-how, capazes de criar funcionalidades com precisão, corrigir erros rapidamente e garantir o diferencial competitivo da empresa no mercado.

Nesse caso, o capital intelectual e humano é um ativo crucial para o sucesso do negócio, para além do capital físico, estrutural ou financeiro. 

Outro exemplo é uma agência de publicidade que tem na criatividade da equipe seu principal ativo intelectual.

O que garante que essa empresa vença concorrências e consiga grandes contas no mercado é a capacidade de inovação de seus colaboradores.

Por fim, uma empresa que atua no mercado B2B e tem em seu quadro executivos com cartas de clientes já formadas pode sair na frente da concorrência graças ao networking avançado, que é um tipo de capital intelectual.

Leia mais: Capital humano: como fazer a gestão correta.

Qual a importância do capital intelectual para as empresas?

Como ficou claro nos exemplos, o capital intelectual tem um papel-chave no crescimento, na competitividade e na prosperidade das empresas.

Antigamente, esse ponto não era tão valorizado, uma vez que o mercado era dominado pela indústria e pelo comércio, com foco em capital físico e funções operacionais.

Com o crescimento do setor de serviços e o desenvolvimento da indústria do conhecimento, o capital intelectual vem se tornando cada vez mais importante na economia atual.

Um bom exemplo desse fenômeno é o mercado das fintechs, startups focadas em soluções digitais para as finanças — segmento em que a Neon se encaixa!

Essas empresas começaram pequenas e cresceram rapidamente, passando a competir com os grandes bancos graças à transformação digital que promoveram nos serviços financeiros.

Logo, o capital intelectual da inovação foi fundamental para o sucesso das fintechs.

Inclusive, foi o motor de crescimento dessas empresas, já que atraiu investidores e formou o capital financeiro.

Como gerir e valorizar o capital intelectual de uma organização?

Agora que você aprendeu o que é capital intelectual, fica mais fácil entender como fazer a gestão desse ativo valioso na sua empresa.

Confira:

1. Mensure seu capital intelectual

O primeiro passo para fazer uma gestão eficiente do capital intelectual é medir esse ativo no seu negócio.

Para isso, você pode mapear os seguintes fatores:

  • Nível de experiência e know-how dos colaboradores
  • Principais soft skills (competências comportamentais) e hard skills (competências técnicas) presentes nos times
  • Nível de relacionamento entre colaboradores, com clientes e com demais stakeholders (parceiros, fornecedores, comunidade, etc)
  • Capacidade de inovação da equipe em diferentes áreas.

Você pode medir esses atributos por meio de avaliações de desempenho, levantamentos de necessidades de treinamento e pesquisas internas.

2. Foque nos atributos mais competitivos

Depois de mapear o capital intelectual do seu negócio, é importante fazer um estudo abrangente no mercado para entender quais são os atributos mais importantes.

Dependendo do segmento da empresa, pode ser mais importante focar no potencial de inovação, no desenvolvimento de competências técnicas ou na melhora do relacionamento com o cliente, por exemplo.

3. Crie programas de capacitação

Com uma visão geral do capital intelectual, é possível criar programas de desenvolvimento focados nos pontos-chave que podem elevar sua empresa a outro patamar.

Essas iniciativas podem incluir treinamentos, workshops, eventos, mentorias, cursos e outras formas de aprendizado e capacitação da equipe.

4. Favoreça o desenvolvimento intelectual

Além de oferecer treinamentos, a empresa precisa garantir um ambiente favorável ao desenvolvimento do capital intelectual.

Na prática, isso significa:

  • Ter um bom clima organizacional
  • Trabalhar com lideranças positivas
  • Promover o reconhecimento dos colaboradores, em especial aqueles que buscam o desenvolvimento profissional
  • Construir uma cultura organizacional sólida, com valores que inspirem os colaboradores a evoluírem sempre.
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5. Ofereça um pacote de benefícios atrativo

Uma forma de incentivar o avanço do capital intelectual é oferecer um pacote de benefícios empresariais atrativo e diferenciado aos colaboradores.

Além dos clássicos plano de saúde e vale-alimentação, vêm ganhando destaque outras vantagens, como aquelas que promovem o bem-estar financeiro.

Uma consultoria financeira com especialistas, por exemplo, é um tipo de benefício que melhora a relação do colaborador com o dinheiro e aumenta a inteligência financeira.

Outro exemplo de benefício criativo é o empréstimo consignado, que promove o acesso a crédito com juros baixos e tem o poder de motivar os colaboradores.

Entendeu o que é capital intelectual e como gerenciar esse ativo no seu negócio?

Então, aproveite para conhecer todos os benefícios empresariais que a Neon tem para melhorar a vida financeira dos seus colaboradores e promover o desenvolvimento humano no seu negócio.

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