Vamos falar de qualidade de vida: ao zelar pelo clima organizacional, as empresas investem na manutenção da saúde e felicidade dos colaboradores.
Contra fatos, não há argumentos: segundo estudo divulgado pela University of South Australia, locais de trabalho emocionalmente tóxicos elevam em até 300% o risco de depressão em seus funcionários.
Por isso, garantir ambientes profissionais saudáveis é uma das grandes prioridades da agenda de segurança psicossocial recomendada por instituições ligadas ao direito do trabalho.
Por isso, elaboramos um artigo completo sobre como melhorar o clima organizacional e garantir uma gestão mais humanizada.
Acompanhe até o final!
O que é clima organizacional?
Clima organizacional é o conjunto de fatores que caracterizam a atmosfera psicológica de um ambiente de trabalho.
Estamos falando de como os colaboradores veem a empresa em seus aspectos relacionais, estruturais e também remunerativos.
Essa preocupação com o bem-estar dos trabalhadores encontra coro com os atuais moldes de gestão de recursos humanos, principalmente os apoiados no conceito de Total Experience (TX).
Nesta abordagem, a motivação profissional dos trabalhadores é tão valorizada quanto a experiência e satisfação dos clientes finais.
Uma das ferramentas mais utilizadas é a elaboração de questionários investigativos embasados nos valores estabelecidos pela cultura organizacional.
O benefício que você estava procurando, RH
Um conjunto de soluções financeiras pensadas especialmente para resolver os problemas do trabalhador brasileiro, com total praticidade para o RH.
Qual a diferença entre cultura e clima organizacional?
Ainda que ambos sejam conceitos consolidados na gestão de recursos humanos, existem diferenças entre o que se entende por cultura e clima organizacional.
Como mencionamos, o clima é um conceito relacionado aos sentimentos e opiniões dos colaboradores a respeito do ambiente de trabalho.
Por sua vez, a cultura organizacional é o conjunto de valores, propósitos e missões que orientam eticamente a organização.
Em geral, empresas que adotam culturas organizacionais agressivas e competitivas podem apresentar obstáculos quanto à promoção de atmosferas de trabalho leves e agradáveis.
Em contrapartida, organizações que se ancoram na cultura de cuidado e valorização de seus trabalhadores possuem maiores chances de promover um ambiente profissional saudável, criativo e produtivo.
Atenção: vale ressaltar que a discrepância entre os valores teóricos e os observados na prática também pode comprometer a satisfação dos funcionários.
Por isso, é fundamental que as empresas definam sua cultura organizacional de maneira realista e honesta para que, de fato, o vínculo com os colaboradores seja fortalecido.
Qual a importância do clima organizacional?
Dados divulgados pela consultoria Robert Half apontam que 89% das empresas entrevistadas reconhecem o impacto positivo da felicidade e bem-estar dos colaboradores.
Isso porque as vantagens do bom clima organizacional vão além do simples aumento de produtividade.
Conhecer as opiniões e expectativas dos funcionários permite:
- A construção de equipes mais felizes e unidas, com maior potencial criativo
- O fortalecimento da gestão de crise
- O incentivo à formação de equipes de trabalho inclusivas e diversificadas
- Retenção de talentos profissionais e consolidação da empresa como referência de mercado.
Para ficar mais evidentes essas vantagens, listamos a seguir a notável diferença entre variados níveis de qualidade de clima organizacional.
Exemplos de clima organizacional
A avaliação do clima organizacional pode identificar se a atmosfera relacional da empresa não vai bem.
Veja os principais sintomas de ambientes de trabalho ruins e as respectivas comparações com as versões de clima bom ou mediano.
Clima organizacional ruim:
- Elevados níveis de tensão e preocupação entre os funcionários
- Altos índices de turnover de funcionários
- Constantes e sérios problemas de comunicação
- Presença de intensos conflitos hierárquicos
- Formação de silos organizacionais, também conhecidos como “panelinhas” de setores
- Sentimento generalizado de falta de reconhecimento profissional
- Abordagem punitiva frente a erros dos funcionários, resultando em desânimo e sobrecarga emocional.
Clima organizacional mediano:
- Comunicação mais eficiente, porém ainda com a presença de esporádicos conflitos inter e intrasetoriais
- Existência de política de reconhecimento dos funcionários, mas de maneira inconsistente e arbitrária
- Presença de planos de carreira, porém com características desorganizadas e desestruturadas a ponto de desanimar os colaboradores.
Clima organizacional bom:
- Comunicação fortalecida entre os colaboradores e seus gestores
- União dos setores em prol dos objetivos da empresa
- Companheirismo entre os colegas de trabalho
- Estruturada gestão de crise, sem a ocorrência de sobrecarga de funcionários
- Permanência dos colaboradores na empresa por mais tempo.
Nesse contexto, existem diversas abordagens e métricas relacionadas à compreensão de como uma empresa é vista por seus funcionários.
Continue lendo para saber como elaborar uma pesquisa de clima organizacional de maneira eficiente e representativa.
Como fazer uma pesquisa de clima organizacional?
Atualmente, existem dezenas de modelos e possíveis abordagens para a elaboração de um estudo de clima organizacional.
Questionários digitais ou físicos, com frequência anual ou semestral, com ou sem entrevistas… o importante é planejar as características do estudo com base no que for mais confortável para os colaboradores.
Veja a seguir uma sugestão dos principais passos:
- Comece com brainstorming para identificar os pontos relevantes para o monitoramento
- Filtre os questionamentos mais adequados ao escopo do levantamento (relações interpessoais, grau de motivação profissional, satisfação com as condições de trabalho, etc)
- Use o estilo de linguagem correta e objetiva para facilitar a compreensão e evitar ambiguidades
- Defina a escala de respostas com base em algum padrão conhecido pelos colaboradores, como a já utilizada para as avaliações de desempenho
- Escolha o melhor formato para disponibilizar a pesquisa (digital ou arquivo físico) e planeje a logística para garantir a confidencialidade e anonimato dos dados coletados
- Divulgue com antecedência o início da pesquisa, para que os funcionários se preparem e pensem em possíveis sugestòes para incluírem em suas respostas;
- Disponibilize os formulários por tempo determinado
- Finalize a coleta de dados e envie notificações oficiais agradecendo a participação dos colaboradores
- Faça o tratamento de dados e análise dos resultados.
Um mapeamento bem feito permitirá à empresa identificar com assertividade os pontos de melhoria da empresa.
Conhecendo essas fraquezas, é hora de colocar a mão na massa e realizar ações para recuperar a motivação dos funcionários.
Dica extra: para o plano de ação ser mais assertivo, considere usar a tradicional metodologia 5W2H.
Como melhorar o clima organizacional?
Cuidar dos funcionários é levar em consideração as múltiplas necessidades dos colaboradores e equipes.
Ou seja, em primeiro lugar, é preciso ter em mente que as soluções devem ser personalizadas para atender demandas específicas.
Por isso, a partir dos resultados da pesquisa feita com os colaboradores, estabeleça um plano para reverter a situação.
A seguir, listamos outras ações indispensáveis para auxiliar na promoção de ambientes de trabalho saudáveis.
Infraestrutura aprimorada
Equipamentos em condições seguras de uso, postos de trabalho ergonômicos, itens de proteção individual e coletiva… lembre-se de que existem condições de trabalho mínimas previstas em lei.
No entanto, fazer apenas o mínimo não é suficiente em termos motivacionais.
Isso porque o cuidado adicional com a qualidade da infraestrutura e equipamentos garante maior conforto e satisfação dos funcionários.
Remuneração atrativa
Não tem jeito: remunerações atrativas são um grande diferencial quando se trata de reter talentos.
Vale a pena avaliar criteriosamente a possibilidade de adequação da faixa salarial, bem como reajustes de cargos e promoções.
Canais de denúncia
Garantir o poder de voz contra abusos e assédios é fundamental para que as equipes de trabalho se sintam seguras e bem protegidas.
Dessa forma, os colaboradores precisam de canais de comunicação adequados para reportar situações de abuso e assédio sem medo de possíveis retaliações.
Por isso, coloque à disposição das equipes formulários que garantem o anonimato das denúncias e promovam a investigação do ocorrido.
Boas políticas de benefícios corporativos
Por fim, mas não menos importante: uma política de benefícios corporativos bem elaborada faz toda a diferença na qualidade de vida dos colaboradores.
Busque oferecer alternativas diferenciadas e que atendam às necessidades dos funcionários.
É o caso, por exemplo, da inclusão de aconselhamento financeiro para reduzir a carga de estresse decorrente de problemas com a gestão do dinheiro pessoal.
Nesse contexto, a consultoria da Neon pode ser a melhor amiga do bem-estar financeiro de sua equipe.
Por meio do aconselhamento de como montar um planejamento financeiro pessoal adequado, auxiliamos os funcionários em suas dificuldades em lidar com gastos inadequados e dívidas agressivas.
Interessante, não é mesmo?
Saiba que, ao cuidar das preocupações financeiras dos funcionários, as empresas estão investindo na qualidade de vida dos colaboradores.
Por isso, se você estiver em busca de melhorar o clima organizacional de sua empresa, não tenha dúvidas: venha agora mesmo para a Neon Benefício!