Comunicação interna: o que é, importância e como melhorar

Você sabe para que serve a comunicação interna? Veja tudo que ela pode fazer pelo clima organizacional e 8 dicas para melhorar.
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Homem sorrindo olhando para mulher

Você sabia que a comunicação interna tem impacto significativo no clima organizacional?

Ela é uma grande aliada quando o objetivo é aumentar o engajamento dos funcionários e promover um ambiente de trabalho saudável.

Para colher os frutos dessa poderosa estratégia, é de suma importância que as iniciativas estejam adequadas.

Por isso, neste artigo, você vai descobrir algumas formas de melhorar a comunicação interna na sua empresa para desfrutar de todos os benefícios que ela traz.

Acompanhe as próximas linhas.

O que é comunicação interna?

Comunicação interna é uma área da comunicação direcionada aos colaboradores de uma organização.

Ela pode existir como um setor dentro da empresa ou ser apenas uma estratégia utilizada por outros departamentos, como, por exemplo, o RH.

A comunicação interna costuma ser uma das partes da comunicação empresarial, que engloba também a comunicação externa (voltada para os públicos de fora da organização).

Também é muitas vezes combinada com o endomarketing, que é o marketing destinado ao  público interno.

Para que serve a comunicação interna?

A comunicação interna tem como principais objetivos informar os colaboradores sobre o que acontece na empresa e mantê-los comprometidos e engajados com a organização.

Para isso, utilizam-se canais de comunicação, como intranet, e-mail, murais de aviso, TV corporativa, rádio corporativa, revista, etc.

Também faz parte da comunicação interna a organização de confraternizações e eventos corporativos para funcionários.

Qual a importância da comunicação interna nas empresas?

A comunicação interna é capaz de influenciar positivamente nos aspectos mais importantes de uma organização.

Os benefícios são como uma cascata.

Ao atuar para que o público interno fique mais informado e engajado, a comunicação interna contribui para que os funcionários se sintam mais satisfeitos.

Onde há funcionários felizes, o clima organizacional é positivo.

E uma empresa com ambiente saudável tem muito mais chance de prosperar.

Ou seja, a comunicação interna é muito mais do que uma atividade burocrática — é uma poderosa estratégia de negócio.

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Como melhorar a comunicação interna na empresa?

Para que os benefícios da comunicação interna possam ser experimentados, a área precisa ser muito bem estruturada, com políticas e processos bem delimitados.

Veja a seguir algumas medidas que devem ser adotadas para aprimorar a comunicação interna na sua empresa:

1. Analise o cenário atual

O primeiro passo que precisa ser feito é mapear os processos existentes e identificar se estão apropriados.

Muitas vezes, um processo é seguido apenas por praxe, mas pode não fazer tanto sentido no momento atual da empresa.

Comece fazendo essa reflexão, considerando sempre o cenário recente e os objetivos que são esperados pela companhia.

Combine esse exercício com uma pesquisa ou entrevistas com os funcionários para entender o que está sendo positivo e o que requer melhorias.

2. Defina os canais adequados

Hoje em dia, existem muitos meios que podem ser utilizados para as comunicações.

É importante ressaltar que os canais de comunicação interna precisam estar alinhados ao público da organização.

É natural querer trazer a tecnologia para o dia a dia, até mesmo porque ela facilita bastante, mas as ferramentas digitais nem sempre se encaixam ao ambiente.

Uma intranet, por exemplo, não é o canal mais indicado para funcionários que trabalham em  campo e que não possuem acesso à internet.

Neste caso, talvez, algo offline possa ser mais coerente.

Por isso, certifique-se de escolher os canais apropriados para cada perfil

3. Mantenha frequência e consistência

É fundamental estabelecer periodicidade para as comunicações que são realizadas.

Essa é uma maneira de preparar o seu público para receber as mensagens e de garantir que não ocorram excessos nem falta. 

Manter esses intervalos regulares também auxilia bastante na execução das atividades da equipe de comunicação interna.

4. Aborde temas relevantes

É preciso criar um planejamento de comunicação para evitar que os conteúdos sejam rasos e pouco atrativos.

Aborde temas que sejam relevantes para a empresa e para os funcionários.

Coloque na pauta as iniciativas de gestão de pessoas, fale sobre a cultura da empresa e mantenha todos informados sobre as estratégias e resultados da companhia.

Procure ainda dar luz a outros temas importantes, como saúde mental, diversidade, transformação digital, entre outros.

Conheça bem o seu público e você saberá o que é do interesse dele.

5. Capacite a liderança

Engajar as lideranças como comunicadores é considerado o principal desafio para as empresas, segundo pesquisa realizada pela Ação Integrada em parceria com a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial — Aberje.

No entanto, é fundamental formar líderes que sejam capazes de disseminar as informações e que atuem para apoiar a cultura do pertencimento.

Por isso, ao elaborar o plano de comunicação interna da sua empresa, assegure-se de promover capacitações para a liderança.

6. Envolva o alto escalão

A comunicação interna é uma excelente ferramenta para aproximar a alta gestão dos colaboradores.

O envolvimento dos diretores pode ser feito de diversas formas, de acordo com a realidade de cada organização.

Nos últimos anos, uma prática que ganhou espaço nas empresas é o “Café com a diretoria”, uma oportunidade para que os funcionários possam conversar abertamente com os diretores.

7. Escute seus colaboradores

Saber o que os destinatários das mensagens pensam é imprescindível para o sucesso de qualquer estratégia de comunicação interna.

Faça pesquisas e tenha conversas frequentes para saber o que os funcionários da sua empresa estão achando das iniciativas de comunicação.

Busque também manter um canal aberto para que eles possam dar feedbacks a qualquer momento. 

8. Acompanhe os resultados

Para garantir que as estratégias de comunicação interna estejam cumprindo seus objetivos, você precisa mensurá-las.

Defina indicadores que sejam capazes de avaliar a performance do que está sendo feito.

Os dados obtidos por meio desse acompanhamento ajudarão ainda a mostrar o retorno dos investimentos em comunicação e a fortalecer cada vez mais essa cultura dentro da organização.

Conheça outras formas de melhorar o clima organizacional da empresa

Como vimos, a comunicação interna tem efeito no clima organizacional da empresa que, por sua vez, é fator indispensável para o sucesso da organização.

Embora tenha grande impacto na produtividade dos colaboradores, as vantagens de um ambiente saudável não se limitam ao aumento do desempenho profissional. 

Entre os benefícios que são notáveis estão a retenção de talentos (e, consequentemente, a diminuição da taxa de rotatividade), a eficiência na gestão de crises e o fortalecimento da marca e da reputação. 

Por isso, melhorar o clima organizacional da sua empresa precisa estar no topo da sua lista de prioridades.

O que você precisa ter em mente é que não existe receita de bolo, mas tem uma estratégia-chave que deve ser utilizada: a personalização.

Isto é, as medidas que serão adotadas precisam estar alinhadas ao seu negócio, a fim de atender às expectativas e necessidades dos funcionários.

Além da comunicação aberta e transparente, vale investir em boas políticas de benefícios corporativos.

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