Gestão organizacional: qual o seu papel nos resultados da empresa?

Gestão organizacional é um conjunto de práticas para alcançar objetivos e metas estratégicas. Conheça seus tipos, pilares e como fazer.
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Pessoa em frente a computador com tela mostrando gráficos

Você já ouviu falar de alguma empresa de sucesso sem gestão organizacional? Ou de alguém reconhecido em sua área de atuação que não seja organizado e disciplinado naquilo que faz?

O que se aplica à vida pessoal e profissional, também se relaciona à gestão de negócios, sendo essa uma estratégia utilizada pelo RH para engajar os colaboradores em busca dos objetivos da empresa.

Ao gerir o capital humano de forma eficaz, esse resultado fica mais próximo.

De quebra, a gestão aliada à cultura organizacional gera um ambiente de trabalho positivo e produtivo. Em outras palavras, um lugar bom de se trabalhar.

É sobre isso que vamos falar agora, explicando os pilares, tipos e como implementar com sucesso a gestão organizacional na empresa.

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O que é gestão organizacional?

Gestão organizacional é tudo aquilo que se relaciona ao controle de uma empresa, entidade ou instituição em seus aspectos operacionais e estratégicos.

Envolve a definição de metas, a criação de estruturas organizacionais, a implementação de políticas e procedimentos, além da gestão do desempenho para garantir que a organização funcione de maneira eficiente.

Sabemos que administrar um negócio requer um esforço permanente de controle sobre suas atividades e resultados e é exatamente disso que cuida a gestão organizacional, como vamos explicar a seguir.

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Para que serve a gestão organizacional

A principal finalidade da gestão organizacional é possibilitar a continuidade de uma atividade produtiva, para que, assim, ela continue a gerar valor.

Esse valor, por sua vez, é agregado pela soma das rotinas organizacionais, de acordo com as expectativas dos clientes.

Outra função da gestão organizacional é solidificar a presença de uma marca em um mercado, de modo que ela se torne reconhecida pelos consumidores como referência em seu segmento.

Para isso, alguns pilares de gestão devem ser seguidos.

Pilares da gestão organizacional

A exemplo de outras áreas da administração de empresas, a gestão organizacional se apoia em certos princípios.

Eles formam a base na qual as empresas gerenciam suas atividades, de maneira que os objetivos estratégicos possam ser alcançados.

Por isso, a gestão organizacional é um dos fundamentos que determinam o sucesso de um negócio em razão da sua importância.

Ou seja, quanto melhor a gestão, melhores tendem a ser os resultados.

Veja na sequência quais são os seus pilares e a relevância de cada um.

Planejamento

O pilar do planejamento é talvez o mais importante na gestão organizacional porque dele depende a sustentação de todos os outros.

Afinal, não pode haver controle, tampouco liderança ou organização onde não existe um plano a seguir.

É o planejamento que vai dizer aos gestores da empresa quais objetivos devem ser atingidos, o que fazer para isso e como fazer.

A partir disso, a empresa pode criar as condições essenciais para se organizar.

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Organização

No contexto empresarial, organização é a capacidade de realizar tarefas, rotinas e processos com a maior uniformidade possível.

Uma empresa que conta com planejamento é necessariamente organizada porque sabe aonde quer chegar.

A organização também serve como uma bússola, reduzindo as incertezas.

Quando as pessoas desenvolvem um senso de organização, elas tendem a ser mais produtivas porque entendem o seu papel na empresa.

Liderança

Uma empresa pode contar com todo planejamento e organização do mundo, mas sem lideranças, tudo isso cedo ou tarde pode ser colocado a perder.

Enquanto o plano diz como se organizar para chegar a um objetivo, a liderança representa o guia que orienta ao longo da jornada diária.

Por mais automatizada que seja uma empresa, no fim das contas, ela depende mesmo é das pessoas para ser bem sucedida.

Sendo assim, é preciso líderes para inspirar, orientar e servir como um porto seguro quando houver dúvidas ou para superar momentos de instabilidade.

Controle

Já dizia uma antiga propaganda: “Potência não é nada sem controle”.

O pilar do controle trata do monitoramento e avaliação do desempenho, estabelecendo métricas e indicadores para garantir o alinhamento das rotinas com os objetivos estratégicos.​

Uma empresa controlada é, sobretudo, uma empresa que conhece seus limites e até onde pode arriscar.

Por isso, esse é um dos pilares da gestão organizacional, direcionando o uso dos recursos disponíveis.

Na sequência, vamos ver como isso se aplica aos diferentes tipos de abordagem.

Tipos de gestão organizacional

A gestão organizacional é como uma grande rede que, como tal, pode ser “trançada” de diferentes maneiras.

Conforme a disposição dessa rede, ela será mais ou menos adequada para gerir um negócio a partir de uma perspectiva.

Se a gestão for por resultados, por exemplo, o foco estará sempre nas metas estratégicas.

Como veremos a seguir, cada tipo de gestão tem a sua própria lógica, focando em um aspecto gerencial específico. 

Acompanhe.

Gestão por processos

Mapear, analisar e reestruturar as técnicas e métodos empresariais para agregar valor ao cliente final é o objetivo da gestão por processos.

Ela se concentra em otimizar cada etapa para maximizar a eficiência e a eficácia, resultando em produtos ou serviços de alta qualidade.

Gestão por resultados

Já na gestão por resultados, prioriza-se o alcance de objetivos e metas, por meio de avaliações de desempenho dos resultados obtidos. 

Os gestores estabelecem metas claras e alinham as atividades da equipe para atingir esses objetivos, utilizando indicadores de desempenho para monitorar o progresso.

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Gestão centralizada e descentralizada

A característica fundamental da gestão centralizada é concentrar o poder de decisão no topo da hierarquia, onde as decisões importantes são tomadas por um pequeno grupo de líderes ou por uma única autoridade. 

Em contrapartida, a gestão descentralizada distribui o poder de decisão entre vários níveis hierárquicos, permitindo maior autonomia e flexibilidade nas operações.

Gestão democrática

Já na gestão democrática o que importa é a vontade da maioria.

Os colaboradores, não importa em que nível estejam na hierarquia (se houver uma), são sempre estimulados a opinar e apresentar ideias e sugestões.

É um modelo de gestão organizacional que visa motivar, criando nas pessoas um forte sentido de pertencimento e de que são relevantes.

Gestão burocrática

Por sua vez, a gestão burocrática se caracteriza por normas pouco flexíveis, de modo que a empresa permaneça estável em suas atividades.

Embora possa funcionar bem em negócios menos expostos a riscos, para empresas que precisam investir em inovação, talvez não seja o modelo mais indicado.

Gestão transformacional

Existe ainda a gestão transformacional, pautada sobretudo na influência de líderes e profissionais de destaque para promover algum tipo de mudança, seja na parte operacional, na cultura ou no mindset (mentalidade).

É um tipo de gestão normalmente implementada em empresas que precisam se ajustar de alguma forma a uma nova realidade ou fazer frente a uma concorrência que oferece mais ameaças.

Como implementar a gestão organizacional

O processo de implementação da gestão organizacional demanda a participação ativa não apenas das lideranças da empresa, como de todos os colaboradores de linha de frente.

Ele pode ser estruturado conforme as seguintes etapas:

  • Estabelecimento de metas e prioridades: de acordo com o negócio principal, a gestão define que metas pretende atingir
  • Elaboração de um planejamento: como vimos, sem um plano, é impossível estabelecer metas e, sem metas, não há qualquer possibilidade de ter sucesso
  • Invista em comunicação: a participação de todos é imprescindível, logo, é necessário criar e alimentar canais de comunicação interna e o endomarketing para gerar envolvimento e engajamento.

Entenda como a melhora do clima organizacional contribui com os resultados da gestão.

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Impacto da gestão na cultura organizacional

A gestão impacta a cultura organizacional ao definir valores, comportamentos e práticas dentro da empresa. 

Líderes eficazes promovem um ambiente positivo, incentivando a colaboração, inovação e motivação entre os funcionários. 

Decisões estratégicas e políticas claras reforçam a identidade e os objetivos da organização, alinhando as ações dos colaboradores com a visão da empresa

A gestão inadequada, por outro lado, pode levar à desmotivação, baixa produtividade e conflitos internos, prejudicando o clima organizacional e a eficiência. 

A verdade é que o sucesso da gestão organizacional depende também do tipo de cultura que a empresa mantém.

Se for uma cultura de cuidado com as pessoas, a tendência é que os resultados melhorem a cada nova jornada.

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