Em tempos de alta rotatividade corporativa, caprichar no onboarding é o segredo para garantir sólidas e duradouras parcerias profissionais.
Atividades de recepção fazem toda a diferença e promovem uma melhor adaptação dos colaboradores.
Assim, a longo prazo, estamos falando de um investimento que impacta positivamente na satisfação dos trabalhadores em relação ao ambiente de trabalho.
Quer saber como organizar e melhor recepção para seus colaboradores?
Então, venha com a gente!
O que é onboarding?
No contexto corporativo, o onboarding é o conjunto de atividades organizadas para recepcionar os funcionários recém-contratados.
O termo inglês “onboarding” pode ser traduzido como “embarque”, fazendo referência ao processo de acolhimento e integração dos novos colaboradores.
Por meio de palestras e dinâmicas de grupo, os trabalhadores são apresentados ao funcionamento da empresa, tanto em seu aspecto cultural quanto burocrático e operacional.
Além disso, as atividades incluem a integração com os colegas de equipe, como estímulo à construção de vínculos de parceria e amizade.
Continue lendo para saber quais são as principais etapas de onboarding!
Como funciona o onboarding de funcionários?
O cronograma de onboarding começa assim que o colaborador passa no processo seletivo.
Isso porque a própria notícia da contratação deve seguir padrões de comunicação alinhados à cultura organizacional da empresa.
Em seguida, o novo funcionário passará pelas atividades de integração e treinamento, que podem ser online ou presenciais.
De modo geral, cada empresa define sua própria agenda de onboarding, com etapas mais ou menos complexas e elaboradas.
No entanto, existem algumas estruturas gerais que costumam facilitar a organização de atividades mais eficazes e criativas.
Os 4 pilares do onboarding, por exemplo, auxiliam na cobertura dos principais tópicos relevantes para a recepção dos funcionários.
Veja quais são os pilares, também conhecidos como os 4 Cs do onboarding.
- Compliance (Conformidade): pilar referente ao treinamento dos funcionários sobre as regulamentações e normas técnicas
- Clarification (Esclarecimento): pilar que diz respeito à clareza e objetividade para explicar as metas e atividades do cargo
- Culture (Cultura): pilar relacionado ao alinhamento com os valores, objetivos e missões da empresa
- Conexion (Conexão): pilar vinculado à integração dos colaboradores à nova equipe, incluindo a apresentação aos demais departamentos também.
Qual o objetivo do onboarding?
Como mencionamos, o objetivo do onboarding é facilitar a adaptação dos novos colaboradores.
Isso porque as atividades deixam os funcionários alinhados aos processos e expectativas do cargo, além de garantir maior parceria com a equipe de trabalho.
Além disso, um estruturado cronograma de recepção fortalece a imagem do empregador.
A longo prazo, a empresa constrói uma reputação positiva no mercado de trabalho, atraindo e retendo os melhores talentos profissionais.
A seguir, explicamos mais sobre as vantagens do onboarding.
Quais os benefícios do onboarding?
Os resultados do onboarding podem ser observados tanto a curto quanto a longo prazo.
Afinal, trata-se de uma abordagem que estabelece as bases para o desenvolvimento contínuo da instituição, com reflexos na cultura organizacional e nos indicadores de produtividade.
A seguir, listamos os 4 principais benefícios do onboarding para o sucesso da sua empresa.
1. Redução do turnover
O onboarding bem elaborado é uma das medidas fundamentais para reduzir as taxas de turnover corporativo.
Ao proporcionar o alinhamento adequado à cultura organizacional, os novos colaboradores criam um senso de pertencimento em relação à empresa.
Como resultado do nível de comprometimento, as chances de rotatividade de funcionários despencam a longo prazo.
Vale ressaltar também que as atividades de recepção são fundamentais para reduzir potenciais frustrações, uma vez que são esclarecidas desde o princípio as expectativas em relação às funções do cargo, bem como às dinâmicas burocráticas da empresa.
Resumindo, boas estratégias de onboarding são fundamentais para reter os melhores talentos do mercado.
2. Redução de silos corporativos
Também conhecidos como “panelinhas”, os silos representam grande obstáculo à gestão efetiva do clima organizacional.
Isso porque o surgimento de grupos isolados fragmenta a comunicação inter e intradepartamental, minando a produtividade dos funcionários.
Ao promover a integração dos funcionários com todos os departamentos, o onboarding “quebra o gelo” nas relações entre colaboradores.
Como resultado, as chances da formação de silos são reduzidas.
3. Clima organizacional mais positivo
Além de facilitar a união entre as equipes, o onboarding é uma oportunidade ímpar para promover momentos de descontração entre os novos e antigos funcionários.
Algumas dinâmicas de grupos quebram o distanciamento e formalidade e revelam o lado mais humano e afetuoso dos colaboradores.
Como reflexo, a comunicação empática entre as equipes se fortalece, contribuindo para um ambiente de trabalho mais saudável e harmonioso.
4. Aumento na produtividade
Por fim, funcionários bem adaptados e confiantes têm maior potencial de entrega de bons resultados.
Dessa forma, todos saem ganhando: os colaboradores sentem-se mais satisfeitos e a empresa eleva sua produtividade.
Saiba sobre como estimular a produtividade de sua equipe.
Como fazer o onboarding de funcionários?
Agora que você já sabe a importância do onboarding para o sucesso de sua empresa, é hora de colocar a mão na massa.
Pegue seu bloco de anotações e confira nossas dicas de como fazer a recepção dos novos funcionários de maneira eficiente e criativa.
Comunicado de contratação
Como explicamos anteriormente, o onboarding começa já no primeiro e-mail.
Elaborar uma mensagem de contratação empática e acolhedora gera uma ótima impressão nos funcionários.
Afinal, a empresa transparece logo de cara a importância do bem-estar dos funcionários.
Reunião de boas-vindas
Após os colaboradores entregarem as devidas documentações, organize a primeira reunião de boas-vindas.
Caso sua empresa tenha realizado várias contratações, essa é uma ótima oportunidade para promover o encontro entre todos os novos colaboradores.
De maneira descontraída e informal, promova um encontro online ou presencial com atividades criativas nas quais cada colaborador conta um pouco sobre sua história.
Nesse momento, é muito comum que as empresas ofereçam um “kit de onboarding”, contendo brindes e presentes especiais que farão o novo funcionário se sentir valorizado.
Mais para frente, explicamos como montar um kit de onboarding super criativo.
Palestra sobre a empresa
Na própria reunião de boas-vindas, os profissionais do Departamento Pessoal podem realizar a apresentação da empresa.
Lembre-se de incluir tópicos relevantes, como:
- História da fundação e crescimento da empresa
- Portfólio de produtos e/ou prestação de serviços
- Missão, Valores e Visão da empresa.
Essa etapa é fundamental para o alinhamento de fit cultural.
Por isso, comunique as informações de maneira objetiva (como manda o pilar do Esclarecimento) e certifique-se de tirar todas as possíveis dúvidas.
Treinamentos
Além dos treinamentos de Segurança do Trabalho, alguns cargos exigem a devida capacitação em procedimentos específicos.
Por exemplo, é o caso dos treinamentos de Boas Práticas de Documentação, muito comuns em indústrias.
Apadrinhamento e integrações
Por fim, mas não menos importante: organize os eventos de integração dos novos colaboradores com suas respectivas equipes de trabalho e demais departamentos.
Dica: para facilitar, um dos colaboradores antigos pode ser o “padrinho” ou “madrinha” do novo funcionário.
Além de explicar como funcionam as atividades do setor, o padrinho pode organizar um “tour” pela empresa, para que o colaborador se familiarize com o ambiente de trabalho e também conheça os seus novos colegas.
Como fazer onboarding online?
Não se preocupe: o onboarding para trabalho remoto pode ser realizado tranquilamente.
Para isso, basta adaptar as reuniões e dinâmicas ao modelo virtual, utilizando ferramentas como o Google Meet.
Além disso, o kit onboarding pode ser enviado pelos Correios.
Essa é uma maneira conveniente e prática de mimar os colaboradores, mesmo a distância.
Continue lendo para conferir mais dicas para montar o kit.
O que incluir no kit onboarding?
Quanto mais presentes, melhor, mas o conteúdo do kit onboarding geralmente depende do valor disponível em orçamento.
A boa notícia é que é possível caprichar na cesta de recepção, mesmo que a quantia permitida para gasto não seja enorme.
Com criatividade, expresse toda a alegria por receber um novo funcionário e garanta que a pessoa se sinta valorizada.
Veja algumas dicas do que incluir em um bom kit onboarding:
- Mensagens de boas-vindas dos gestores e colegas
- Itens personalizados, como pequenos estojos, cadernos e canetas
- Doces, como bombons e chocolates
- Algum produto da empresa, caso seja possível.
O kit também pode conter um “resumo” de como acessar cada um dos benefícios corporativos oferecidos pelo empregador.
Caso a empresa forneça benefícios diferenciados, ter essa cartilha irá auxiliar o colaborador a aproveitar melhor seus direitos.
Por exemplo, os parceiros da Neon Benefícios podem incluir o passo a passo para solicitar o atendimento de consultoria financeira com nossos especialistas.
O serviço permite que os funcionários organizem suas finanças pessoais, com a criação de planos estratégicos para a redução de gastos desnecessários e para a quitação das dívidas.
Quer promover um bom onboarding e garantir a retenção dos melhores talentos? Então conheça a Neon Benefícios!