People analytics: o que é, benefícios e como funciona

Você sabe o que é people analytics? Entenda para que serve, como funciona, etapas, benefícios e como implementar no seu negócio.
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Pessoa olhando para computador com tela mostrando gráficos

O uso de people analytics é provavelmente uma das características mais marcantes da gestão de RH 4.0.

Com base em evidências, as empresas conseguem melhorar continuamente o desempenho organizacional, elevando os níveis de produtividade e satisfação dos colaboradores.

A implementação de people analytics requer softwares específicos e confiáveis, levando em conta o volume de dados intercruzados. 

Continue lendo e explore os detalhes de como funciona essa abordagem.

O que é people analytics?

People analytics é o conjunto de estratégias de captação e análise de dados que podem ser usados na gestão de recursos humanos.

O termo surgiu pela primeira vez na estrutura administrativa interna da Google, como referência ao uso de métodos analíticos de Big Data para melhor compreender o capital humano.

Basicamente, as empresas usam plataformas tecnológicas que captam e cruzam informações de colaboradores, liderança e candidatos, traçando um padrão de comportamentos, necessidades e skills

Com esses dados em mãos, fica mais fácil cuidar dos funcionários, zelar pelo clima organizacional e promover recrutamentos mais eficientes.

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A seguir, explicamos detalhadamente como essa abordagem é fundamental para a gestão de pessoas nas empresas modernas.

Para que serve o people analytics?

O people analytics permite que as empresas conheçam melhor a rede de pessoas que interagem com a organização, sejam funcionários, lideranças, clientes e até fornecedores.

O people analytics é essencial para o RH estratégico, garantindo ambientes de trabalho saudáveis e produtivos, além de ajudar na retenção de talentos e na redução do turnover.

De modo amplo, um perfil comportamental desses indivíduos é obtido pela sincronização avançada de dados de formulários, documentos e sistemas internos.

Como essas informações e mãos, a empresa consegue:

  • Promover recrutamentos mais alinhados à cultura organizacional
  • Identificar os pontos fortes dos colaboradores, bem como as habilidades em desenvolvimento, para personalizar programas de capacitação
  • Intervir em conflitos e promover a união entre as equipes
  • Compreender qual é a percepção dos indivíduos em relação à empresa, principalmente no que se refere ao nível de satisfação dos funcionários
  • Providenciar uma melhor experiência do cliente, atendendo suas expectativas de forma mais direta
  • Facilitar a interação com fornecedores, respeitando a ética profissional
  • Realizar melhores adaptações administrativas, como a mudança da política de benefícios corporativos.

Como você pode ver, são muitos os possíveis usos de people analytics.

Para cada foco de estudo, é preciso que os dados sejam coletados e analisados da maneira certa. 

Continue lendo para saber como tudo funciona.

Como funciona o people analytics?

O people analytics funciona como um grande cruzamento de dados vindos de todas as áreas corporativas, podendo incluir informações como:

  • Resultados de avaliações de desempenho
  • Pesquisas de clima organizacional
  • Relatórios de recrutamentos
  • Fichas de entrevistas admissionais e demissionais
  • Questões previdenciárias, como solicitação de auxílios
  • Feedback de clientes e dúvidas comuns do SAC.

Como o volume de dados é enorme, é preciso usar plataformas específicas, preferencialmente ligadas ao sistema ERP das empresas.

É o caso, por exemplo, dos softwares TOTVS RH People Analytics, SAP SuccessFactors e Oracle HCM Cloud.

Os programas de people analytics também são projetados para usar técnicas avançadas de business intelligence e machine learning, de modo a facilitar a transformação de dados brutos em interpretações realistas e assertivas.

A combinação de dados confiáveis e funcionalidades adequadas vai garantir que os resultados sejam relevantes e estratégicos.

Vale lembrar que todas as etapas do processo devem seguir obrigatoriamente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Isso significa que as empresas devem garantir sigilo, segurança, transparência e ética na coleta, armazenamento e análise dos dados.  

Leia também: o que é LGPD e como funciona?

Etapas do people analytics

Cada organização pode estabelecer seu próprio fluxo de etapas para o people analytics.

No entanto, podemos identificar 4 grandes etapas comuns à maioria das empresas:

  1. Coleta geral, com a seleção dos indicadores e métricas a serem mapeados pelos softwares
  2. Higienização dos dados, considerando a limpeza e descarte de informações que não são úteis
  3. Análise e modelagem, com tratamentos estatísticos dos dados, incluindo também o uso de inteligência artificial para identificar padrões e tendências
  4. Plano de ação para definir os próximos passos usando metodologias simples e ágeis, como o 5W2H.

Entenda como criar um plano de ação com o 5W2H.

Benefícios do people analytics

Como vimos, o people analytics gera insights valiosos para a tomada de decisões estratégicas. 

Isso vale não somente para a gestão da employee experience, mas também para previsão de futuras tendências de mercado e fortalecimento da relação com os clientes.

Com as intervenções feitas, as empresas também podem observar:

  • Maior engajamento e produtividade de seus funcionários
  • Melhores índices de satisfação no trabalho, levando à retenção dos talentos profissionais
  • Redução de custos com novas contratações, tendo em vista a menor rotatividade.

Leia também: como reduzir a rotatividade de colaboradores.

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Como implementar o people analytics na sua empresa?

Para que os resultados sejam confiáveis e realistas, a implementação de people analytics deve ser feita por etapas.

Veja a seguir um resumo dos principais passos:

  1. Planejamento: listagem das metas, dos melhores KPIs e dos problemas a serem resolvidos
  2. Definição dos sistemas de TI: a escolha do software de people analytics depende do volume de dados e dos objetivos gerais, bem como do orçamento disponível
  3. Validação dos sistemas: o uso dos programas envolve adequações aos fluxos internos da empresa, sendo necessária uma série de ajustes e testes para garantir o funcionamento integrado
  4. Coleta, higiene e análise de dados: como explicamos no tópico “etapas do people analytics”.

A última fase é a de análise dos resultados, com a interpretação dos relatórios pelas equipes de RH e lideranças.

Com base nas evidências indicadas pelos softwares, é possível elaborar planos com inúmeras intervenções para melhorar a qualidade de vida dos funcionários.

Por exemplo, o uso de people analytics pode facilitar a escolha das modificações nas políticas de benefícios corporativos.

Nas grandes empresas, tem sido cada vez mais comum oferecer serviços que realmente façam a diferença na vida dos colaboradores, como programas de aconselhamento financeiro.

Funciona assim: a Neon Benefício coloca especialistas em finanças à disposição dos trabalhadores de sua empresa, ensinando como montar um orçamento e um plano para economizar dinheiro.

Não tenha dúvidas: você estará investindo no bem-estar financeiro de seus funcionários, reduzindo o estresse por conta de problemas com o dinheiro.

Viu como o people analytics pode ajudar a sua empresa nas mais variadas situações?

Então não perca mais tempo: entenda quais são as necessidades dos seus colaboradores e venha para a Neon Benefício!

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