Trilha de carreira: o que é, benefícios e dicas para planejar

Trilha de carreira é um planejamento que prevê todas as etapas necessárias para alcançar um objetivo profissional. Veja como fazer.
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Setas apontando para cima em direção a alvo

Fazer uma trilha de carreira pode fazer toda a diferença para alcançar objetivos e se realizar profissionalmente.

Com essa espécie de guia, fica mais fácil determinar as ações necessárias e caminhos possíveis para o colaborador chegar aonde deseja na empresa. 

Pode ser um cargo de liderança, uma posição sênior ou até mesmo um C-Level.

Neste texto, vamos explicar o conceito e trazer as etapas para elaborar uma trilha de carreira, além de mostrar como essa ferramenta ajuda o RH da empresa.

O que é trilha de carreira?

Trilha de carreira é um planejamento que prevê todas as etapas e ações necessárias para alcançar um objetivo profissional.

Geralmente, esse plano é feito dentro da empresa e pode ter como meta chegar a um determinado cargo, alcançar um nível hierárquico ou até mesmo aumentar a produtividade. 

Dessa maneira, a trilha de carreira funciona como um guia que conduz o profissional até suas metas, detalhando todos os caminhos do desenvolvimento.

Esse plano pode ser feito em qualquer posição ou momento na empresa. 

Afinal, desde a assistência até a diretoria, existem diversas possibilidades de trilha de carreira em um negócio.

Como funciona a trilha de carreira?

A trilha de carreira funciona como um plano estruturado que orienta o crescimento profissional dentro de uma empresa, destacando as competências necessárias, metas a serem atingidas e oportunidades disponíveis em cada etapa. 

Ela oferece clareza sobre o progresso esperado, incentiva o desenvolvimento contínuo e alinha as expectativas do colaborador com as da organização. 

Por meio de avaliações regulares, treinamentos e acompanhamento, ajuda a impulsionar o desempenho e a alcançar objetivos de longo prazo.

A trilha de carreira é dividida em três principais modelos:

Trilha de carreira em L

A trilha de carreira em L é a mais tradicional, na qual o profissional segue um caminho linear

É o famoso exemplo do funcionário que começa com um estágio, passa para assistente, depois analista, até chegar aos cargos de gerência.

Trilha de carreira em Y

O formato do “Y” diz respeito a dois caminhos diferentes de evolução profissional em uma empresa: tornar-se líder ou especialista

Dessa forma, na trilha de carreira em Y, o colaborador escolhe se quer assumir um cargo de gestão no futuro ou ser referência técnica em sua área de atuação.

Trilha de carreira em W

É a trilha de carreira mais flexível, pois permite que o profissional se especialize tecnicamente sem perder a oportunidade de assumir cargos de liderança. 

Dessa forma, empresas mais modernas costumam trabalhar com planos de carreira em W, que dão mais liberdade aos funcionários.

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Quais os benefícios da trilha de carreira?

A trilha de carreira organiza o desenvolvimento profissional de forma clara e objetiva, ajudando a alinhar expectativas entre colaboradores e empresa. 

Além disso, estrutura etapas de crescimento, tornando o processo de evolução mais eficiente e direcionado.

Isso também garante que os esforços estejam alinhados com os objetivos organizacionais e individuais.

Conheça outros benefícios para os profissionais:

  • Clareza sobre as oportunidades de crescimento que a empresa oferece;
  • Motivação para seguir batendo metas e melhorando cada vez mais;
  • Foco nas ações necessárias para atingir objetivos profissionais, como estudar novas habilidades, fazer cursos, assumir novos projetos e desenvolver competências;
  • Visão estratégica de carreira para encontrar a melhor posição dentro da estrutura organizacional.

Como planejar sua trilha de carreira?

Planejar uma trilha de carreira é importante porque promove clareza nos objetivos profissionais, alinhando expectativas entre o colaborador e a empresa. 

Isso incentiva o desenvolvimento contínuo, aumenta o engajamento, retém talentos e impulsiona o desempenho. 

Além disso, ajuda a identificar oportunidades de crescimento e a construir uma trajetória sólida e satisfatória no ambiente de trabalho.

Veja quais são as etapas do planejamento:

1. Escolha um modelo

Como vimos, existem trilhas de carreira do tipo L, Y ou W, dependendo da estrutura da empresa e de seu organograma. 

Logo, o RH deve apresentar as possibilidades oferecidas pela organização, para que o funcionário tenha um plano que se adeque às oportunidades futuras.

2. Faça um diagnóstico

O diagnóstico do perfil profissional é uma etapa importante, que inclui:

  • Cargo atual e responsabilidades;
  • Pontos fortes e fracos;
  • Hard skills (competências técnicas) e soft skills (competências comportamentais);
  • Resultados obtidos no último ano.

Essa avaliação será importante para definir de onde o colaborador está partindo, para então determinar aonde quer chegar.

3. Trace os objetivos profissionais

Com uma visão completa da realidade atual, é possível traçar objetivos profissionais dentro da empresa, detalhando cada etapa. 

Por exemplo:

  • Alcançar o nível sênior na sua posição atual;
  • Conseguir uma vaga em um setor diferente;
  • Tornar-se especialista de referência na sua equipe;
  • Assumir uma posição de coordenação ou gerência;
  • Chegar a um cargo C-Level.

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4. Determine estratégias de carreira

Com os objetivos definidos, o próximo passo é criar estratégias para chegar lá. 

Por exemplo, para alcançar um cargo de gestão, algumas ações são necessárias, a exemplo de:

  • Desenvolver competências de liderança, como negociação, comunicação interpessoal e gestão de pessoas;
  • Atuar de forma colaborativa dentro do time;
  • Colaborar com os processos de recrutamento e seleção da equipe;
  • Fazer uma mentoria com um líder renomado do mercado;
  • Assumir a liderança de projetos menores e ir escalando as responsabilidades.

5. Estimule a postura de aprendiz

O profissional que quer crescer precisa ter em mente que o aprendizado é contínuo

É o que chamamos de “lifelong learning”, que pode ser traduzido como aprendizado ao longo da vida.

Por isso, para uma trilha de carreira eficaz, considere que sempre será necessário estudar e se capacitar continuamente. 

Inclua cursos, especializações, mentorias, aprendizados na prática e quaisquer experiências que possam agregar valor à trajetória profissional.

Por que incentivar a trilha de carreira entre os colaboradores

A empresa só tem a ganhar incentivando a criação de trilhas de carreira entre seus colaboradores. 

Essa prática demonstra valorização do capital humano, reforça o compromisso com o crescimento profissional e estimula uma cultura de aprendizado contínuo, o que é essencial para o sucesso sustentável e a retenção de talentos.

Algumas das vantagens são:

  • Aumento da produtividade;
  • Aumento da motivação e do engajamento no trabalho;
  • Melhora no clima organizacional;
  • Construção de uma cultura organizacional sólida e focada em desenvolvimento.

Entendeu o que é a trilha de carreira e como ela ajuda a empresa e os colaboradores? 

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