Registrato Bacen: entenda o que é e para que serve o sistema

Você sabe o que é e para que serve o Registrato do Bacen? Conheça o sistema que permite consultar suas informações financeiras e como fazer.
7 minutos de leitura
7 minutos de leitura
o-que-e-registrato

Você sabe o que é o Registrato do Banco Central (Bacen) e como usar esse sistema para o seu benefício?

Estamos falando de uma plataforma que pode ser acessada por todos os cidadãos e permite acompanhar o seu relacionamento com instituições financeiras.

Em um único sistema, você pode verificar todas as contas abertas em seu nome, empréstimos e financiamentos realizados, chaves Pix registradas e muito mais.

Entenda a seguir o que é o Registrato do Bacen, como acessar e por que você deve ficar de olho nos relatórios sobre sua vida financeira.

O que é Registrato do Bacen?

Registrato do Bacen é um sistema do Banco Central que permite aos cidadãos consultarem informações sobre seu relacionamento com instituições financeiras ao longo da vida.

No site, é possível acessar relatórios sobre as contas abertas em bancos e instituições, operações de crédito como empréstimos e também operações de câmbio, além de alguns tipos de dívidas.

Todos os dados podem ser consultados online e o login no sistema é feito pela conta gov.br ou com o login Sisbacen (Sistema de Informações Banco Central).

Veja aqui como criar conta no gov.br e por que fazer isso

O sistema Registrato foi instituído por meio da Circular n° 3.728 de 17/11/2014.

Seu nome oficial é Extrato do Registro de Informações no Banco Central do Brasil e todas as informações contidas no sistema são fornecidas pelos bancos, caixas econômicas, fintechs e outras instituições financeiras ativas no país.

Dessa maneira, o cidadão pode consultar a qualquer momento e em poucos cliques informações importantes como contas abertas em seu CPF, empréstimos realizados e dívidas ativas com o governo.

Para que serve o Registrato?

O Registrato serve para disponibilizar informações financeiras importantes aos cidadãos de forma simples, rápida e segura.

Ele foi criado pelo Banco Central do Brasil (BCB) para garantir mais transparência e ajudar pessoas a consultarem dados sobre seu relacionamento com instituições financeiras.

Alguns exemplos de informações que podem ser consultadas são as contas bancárias abertas, cheques sem fundos, empréstimos e financiamentos, chaves Pix, etc.

Logo, é importante saber o que é Registrato e como usá-lo para acompanhar de perto o uso do seu CPF em instituições e produtos financeiros.

Assim, você evita fraudes com seu CPF, consegue identificar golpes e tem acesso a um status geral da sua vida financeira.

Veja quais são as principais funções do Registrato a seguir.

Consultar contas bancárias

Na opção “Contas e Relacionamento em Bancos” (CCS), você pode consultar todas as contas abertas em instituições financeiras, incluindo as ativas e encerradas, e todo o seu histórico financeiro.

O relatório obtém dados diretamente do Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro (CCS), de modo que as informações são confiáveis.

Consultar empréstimos e financiamentos

Na opção “Empréstimos e Financiamentos (SCR)”, você tem acesso aos dados do Sistema de Informações de Crédito Nacional e pode consultar todos os seus contratos por data.

É possível pesquisar pelo relatório resumido ou detalhado de todos os empréstimos e financiamentos feitos em seu nome. Os relatórios vêm com número da requisição, CPF/CNPJ e ações realizadas.

Consultar cheques sem fundos

O Relatório de Cheques Sem Fundos puxa informações diretamente do banco de dados CCF para mostrar se foram devolvidos cheques em seu nome por falta de saldo.

É um dado importante para entender possíveis negativações por esse motivo, por exemplo.

Consultar dívidas inscritas no Cadin

Quando você fica devendo algum imposto, taxa ou contribuição ao governo, seu nome pode ser inscrito na dívida ativa e ir parar no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin).

Para descobrir se isso aconteceu, é só acessar o relatório “Cadin Federal” do Registrato e fazer uma consulta na hora.

Consultar chaves Pix

Quer uma lista com todas as chaves Pix em seu nome que já foram cadastradas em instituições financeiras? 

É só usar o relatório “Chaves Pix” do Registrato, que faz a busca diretamente no Sistema de Pagamentos Instantâneos do Banco Central.

Consultar operações de câmbio

Por fim, o relatório “Câmbio” do Registrato permite que você busque todas as operações de câmbio e remessas internacionais realizadas dentro do período selecionado.

Então, se você já comprou moeda estrangeira ou enviou dinheiro para fora, esse relatório pode ser muito útil.

Leia também: Dicas para evitar golpes pela internet + 7 fraudes comuns

Como acessar o Registrato Bacen?

Agora que você sabe o que é Registrato, já pode acessar o sistema e verificar seus relatórios financeiros.

Para isso, você deverá usar sua conta gov.br, que é uma identificação digital que permite acessar diversos serviços públicos online em um único login.

Você pode criar uma conta pela página oficial ou pelo aplicativo disponível para Android e iOS. Para acessar o sistema, é preciso ter nível prata ou ouro. Lembrando que todos os serviços são gratuitos e 100% digitais.

Resolvida essa primeira etapa, basta acessar o site registrato.bcb.gov.br e entrar com usuário e senha de login do gov.br .

Pronto, você já estará na página inicial e poderá escolher entre as funções de Pix, contas e relacionamento, empréstimos e financiamentos, cheques sem fundo, câmbio e Cadin Federal.

Quem pode consultar o Registrato?

Qualquer pessoa física ou jurídica pode consultar o Registrato para buscar informações financeiras.

Isso inclui trabalhadores CLT, microempreendedores individuais, empresas, beneficiários do INSS, autônomos, etc.

No caso das empresas, é possível fazer login com certificado digital do tipo CNPJ para ter acesso a informações mais detalhadas.

Como usar o Registrato do Bacen?

Para usar o Registrato, é só fazer login e escolher uma das seis áreas disponíveis para relatórios na página inicial do sistema.

Siga o passo a passo:

1. Faça login no site Regsitrato usando suas informações gov.br de nível prata ou ouro

2. Na página inicial aparecerão as opções: Pix, contas e relacionamento, empréstimos e financiamentos, cheques sem fundo, câmbio e Cadin Federal

3. Em cada uma delas há um botão “Consultar”, clique naquele referente ao que deseja saber

4. O sistema irá gerar um relatório automaticamente ou, em alguns casos (como na área de câmbio ou relatório completo do Pix), pode avisar que a solicitação será atendida em até dois dias úteis

5. Após gerar os relatórios, ao lado de cada área aparecerão botões com as opções “visualizar” para ver o resultado na tela, “download” para salvar o PDF no seu computador e “enviar por email” para receber no endereço virtual cadastrado

6. Se você encontrar qualquer problema, como um cheque sem fundo não emitido por você, um financiamento em seu nome sem seu conhecimento ou uma chave Pix cadastrada sem você saber, entre em contato com o seu banco para resolver

7.     Se houver qualquer dívida vinculada ao seu CPF ou CNPJ em aberto é importante que seja sanada para limpar seu nome.

Todos os relatórios gerados ficarão disponíveis no sistema para consultas futuras.

Como tirar o nome do Registrato Bacen?

​O Banco Central não registra as dívidas como um cadastro restritivo, como fazem o SPC ou o Serasa.

Por isso, não é possível tirar pelo Bacen o seu nome do registro de uma dívida, somente via instituição credora.

Além disso, é importante salientar que outras instituições financeiras acessam os dados do Registrato somente se você autorizar.

Como tirar dívida do Registrato?

Para tirar uma dívida em seu nome que apareça no Registrato Bacen é preciso, em primeiro lugar, quitar tal pendência financeira e, então, entrar em contato com a instituição responsável para que dê baixa na inscrição no Sistema de Informações de Crédito (SCR).

Muitas vezes, uma pendência no nome do devedor é retirada de órgãos de proteção ao crédito como Serasa e SPC, mas permanece no relatório do Registrato. Isso pode acontecer porque o sistema é atualizado, em média, no 20º dia do mês seguinte à consulta.

Assim, se você quitar uma dívida hoje e consultar seu CPF no Registrato daqui a cinco dias, provavelmente ela ainda irá aparecer, mas não significa necessariamente que você continua em débito.

Portanto, aguarde o relatório atualizado para confirmar se seu nome está desvinculado da dívida.

Se você pagou o que deve, mas seu nome continuou em listas do SPC ou do Serasa, reúna os comprovantes de quitação dos débitos e entre em contato com a instituição financeira.

Se ainda assim não for suficiente, um caminho possível é abrir uma reclamação no site consumidor.gov ou até no Reclame Aqui.

A empresa terá um prazo para responder à solicitação e solucionar o problema, limpando seu nome.

Caso não resolva, será preciso entrar com ação judicial para pleitear a remoção do sistema.

Quanto tempo demora para sair do Registrato?

O sistema Registrato é atualizado no 20º dia do mês seguinte ao pagamento.

Assim, se você quitar uma dívida no dia 6, pode ser que leve até o dia 20 para não aparecer mais no relatório.

A baixa da negativação, contudo, costuma ocorrer antes disso.

Quais os benefícios de usar o Registrato?

Ao usar o Registrato você terá um panorama geral da sua vida financeira e será mais fácil controlar suas operações a vencer, aquelas já vencidas (dívidas atrasadas) e até mesmo suas contas, no caso de ter mais de uma em bancos e instituições diferentes.

Ao consultar o sistema você saberá onde tem dívidas e a situação de cada uma, quais chaves Pix estão cadastradas em seu nome, consultará empréstimos, financiamentos e até cartões de crédito.

Por exemplo, se você está negativado, mas não sabe exatamente qual dívida gerou esse status, poderá descobrir ao acessar o Registrato.

Além disso, terá conhecimento se há qualquer dívida em seu nome não contraída por você, chave Pix, conta ou cartão de crédito em seu CPF mas que não tenha sido solicitado por você, podendo tomar atividades para resolver a situação e se proteger contra golpes.

O site Registrato é confiável?

Sim, o site Registrato faz parte do domínio “bcb.gov.br”, que pertence ao Banco Central e tem uma navegação segura.

Na barra de endereço, é possível verificar o cadeado que indica o certificado SSL do site, ou seja, o uso de criptografia para proteger os dados durante o uso do sistema.

Evite o golpe do Registrato

Desde o lançamento do sistema Valores a Receber, que permite consultar se você tem algum saldo pendente esquecido em contas bancárias, surgiram muitos golpes envolvendo o Registrato.

Os criminosos enviam mensagens por e-mail, WhatsApp e redes sociais informando que a pessoa tem dinheiro para resgatar.

Quando o usuário clica no link, é direcionado para um site falso que se passa pelo Registrato para roubar dados pessoais ou promover anúncios de afiliados.

Por isso, se você receber qualquer mensagem desse tipo, não clique no link e acesse o site oficial para descobrir se tem valores a receber de fato.

Como saber se tenho dinheiro esquecido? Como resgatar?

Entendeu o que é Registrato e como usar esse sistema? Veja também 5 dicas para ser aprovado no cartão de crédito Neon.

E para cuidar bem do seu dinheiro, abra a conta digital Neon, tenha acesso a cartão de crédito, investimentos, empréstimos e muito mais.

Conta digital completa na palma da sua mão

A Neon é uma conta digital com tudo o que você precisa: cartão de crédito, investimento, empréstimos, cashback, Pix, cartão virtual, recargas e muito mais. Abra sua conta agora mesmo!

O propósito da Neon é criar caminhos por uma vida financeira melhor para todos os brasileiros. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 8

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Picture of Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

NEON LOGO