Você já percebeu que está precisando se organizar financeiramente, mas não sabe direito por onde começar? Essa dúvida é bastante comum, e faz com que algumas pessoas apressem etapas muito importantes. Existem 3 fases do controle financeiro que precisam ser seguidas, você já conhece?

Se prepara, que a partir dessa leitura você não terá mais a mesma vida financeira de antes. Vamos mudar essa história para melhor juntos?

O que é o controle financeiro pessoal?

Você já deve ter ouvido falar no controle financeiro empresarial, mas e o pessoal? Será que muda muita coisa?

O controle financeiro pessoal é uma ferramenta que você vai usar para conhecer o seu dinheiro. O quanto você ganha? O quanto você gasta? Está investimento? Onde economizar?

Você vai analisar sua situação financeira, definir seus objetivos e traçar os caminhos para chegar alcançá-los. É simples, mas exige alguns cálculos, estratégias, estudo e dedicação pelo caminho. 

Por que é importante ter controle financeiro?

Sabia que o controle financeiro pode até ajudar na ansiedade? A saúde mental influência na saúde financeira, assim como o oposto.

A princípio ter um controle, seja financeiro ou da sua vida, pode parecer um limitador, mas é o oposto! Ele te dará a liberdade que você precisa para alcançar seus sonhos, e quem não quer isso?

Com o tempo, você se preocupará cada vez menos com os boletos no final do mês, e mais com suas metas. Sabe aquela viagem que você está desejando há meses? É dela que estamos falando.

3 fases do controle financeiro

O planejamento ou controle financeiro pessoal é uma das melhores formas de entrar em paz com o seu dinheiro e alcançar seus sonhos.

São 3 fases do controle financeiro: endividado, planejador e investidor.

Vamos descobrir em qual você está?

Endividado: saindo do vermelho

A primeira fase do controle financeiro é uma fase de transição. Se você está nesse momento, você começou a quitar as dívidas e finalmente vai sair vermelho.

Ao longo da fase do endividado, você vai conhecer as suas dívidas, organizar a ordem de pagamento, parar de fazer novas dívidas, começar a economizar, e readequar seu padrão de vida.

Essa etapa é perfeita para você começar a fazer renda extra. Seu foco principal será em acabar com todos (ou a maior parte) dos seus débitos. E nada como um dinheiro extra no final do mês para te ajudar, não é?

Não entenda essa fase como menor, sair das dívidas é de muita importância para você dar os próximos passos na sua vida financeira. O começo de tudo!

O que você deve aprender nessa fase: técnicas de negociação.

Aprender como ser um bom negociador vai te ajudar a economizar ainda mais na hora de acabar com todas as dívidas.

Descubra aqui se você deve pagar suas dívidas ou começar a investir

Planejado: analisando as finanças

A segunda fase já conta com uma análise mais profunda das suas finanças. É nesse momento que você vai entender exatamente o quanto de dinheiro entra e sai, e quais são os destinos.

Você ainda não está no passo de investimento, mas já está com suas dívidas pagas (ou a maior parte delas). Ou seja, pronto para dar mais um passo rumo a sua nova vida financeira.

A fase do planejador inclui:

O que você deve aprender nessa fase: ter disciplina para anotar tudo que acontece na sua vida financeira.

Nesse momento, você terá um grande aliado: uma planilha de controle financeiro pessoal. Ou seja, uma planilha de gastos e ganhos onde você pode ter uma visão bem clara do seu dinheiro.

Nós temos uma gratuita pronta para ser usada. Baixe a sua agora mesmo!

BAIXAR PLANILHA DE GASTOS

Quem define qual é o melhor controle financeiro pessoal para você, é… isso mesmo, você!

Pode ser planilhas, anotar no seu caderno, acompanhar através do saldo inteligente do seu banco. O importante é estar atento a todas as movimentações financeiras que você anda fazendo.

Essa fase exige muita dedicação e disciplina da sua parte. É importante que você mantenha suas anotações sempre em dia. Até aquele cafezinho de R$ 2 após o almoço deve ser inserido no seu controle financeiro.

Uma dúvida comum nessa fase: “Não posso investir nada?”

Nessa fase, você junta dinheiro apenas para a sua reserva de emergência. E essa etapa é muito importante, não esqueça dela, tá?

baixar ebook reserva de emergência

Investidor: planejando investimentos

A terceira fase é, normalmente, a mais esperada: começar a planejar do zero. Se tornar um investidor nunca esteve tão perto de se tornar realidade, não é mesmo?

Essa fase engloba muito estudo. A partir desse momento, você precisará focar suas atenções para mercado de investimentos.

É nessa fase que surgem aquelas perguntas:

O que você deve aprender nessa fase: como investir.

Apoie-se em cursos sobre investimento e vídeos de finanças para descobrir tudo sobre esse universo.

3 dicas para todas as fases do controle financeiro

Comece descobrindo seu perfil financeiro

Seu perfil financeiro diz muito sobre sua relação com o dinheiro e pode ajudar você a crescer na vida. Existem cinco perfis:

  • Construtor: “tudo sobre controle”
  • Camaleão: “para tudo se dá um jeito”
  • Planejador: “foco no dinheiro”
  • Despreocupado: “deixa a vida me levar”
  • Sonhador: “o céu é o limite”

Descubra aqui qual é o seu perfil financeiro

Desenvolva sua inteligência financeira

Inteligência financeira é a capacidade de fazer escolhas sábias com o dinheiro para alcançar a prosperidade por meio dele, entendendo que ele é o meio e não o fim.

É a partir dela que você aprenderá a ter pensamentos, atitudes e hábitos que permitirão que você construa, preserve e faça seu patrimônio crescer.

Entenda que falar de dinheiro não é tabu

Uma das melhores formas para aprender sobre finanças é falar de dinheiro de maneira franca e sem medo.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), apenas 44% falam sobre dinheiro frequentemente em casa e 39% só iniciam o assunto quando a situação já não vai bem. Por isso, não tenha tabu ao falar sobre dinheiro.

Com todas essas dicas, você não tem mais desculpas para deixar o controle financeiro pessoal para segundo plano! Agora, conta pra gente, já descobriu que está em qual fase do controle financeiro? Compartilhe nos comentários!