11 cursos gratuitos de investimentos para o dinheiro render mais

Pesquisando cursos gratuitos de investimentos? Confira 11 opções para diferentes perfis e aprenda a fazer o seu dinheiro render mais.
7 minutos de leitura
7 minutos de leitura
Mochila com cadernos sobre fundo amarelo

Quem busca por cursos gratuitos de investimentos está dando um passo importante. Afinal, sabemos que começar a aplicar seu dinheiro pode dar aquele frio na barriga, mas essa insegurança se resolve com conhecimento.

Se você já tem o hábito de manter o orçamento organizado, deixa as contas em dia e separa uma parte do salário no começo do mês para guardar, está no caminho certo.

Chegou a hora, então, de entrar no mundo dos investimentos. Aprender sobre o assunto é importante para garantir o seu futuro e atingir os seus objetivos, como montar uma reserva de emergência e alcançar a independência financeira.

Veja o que é e como montar uma reserva de emergência.

Ao contrário do que muita gente pensa, não é preciso ter muito dinheiro para começar a investir, já que existem investimentos para todos os bolsos.

No fim das contas, o mais importante é dar o pontapé inicial — e, para isso, nós separamos uma lista de cursos de investimento gratuitos que podem ajudá-lo a cuidar bem do seu dinheiro.

Acompanhe!

Cursos gratuitos de investimentos: 11 ótimas opções

Investir o dinheiro para ter fontes de renda passiva pode trazer melhores perspectivas para a sua vida financeira ao longo do tempo. Melhor ainda se você aprender como fazer isso sem pagar nada, concorda?

Abaixo, está a lista de cursos gratuitos de investimentos que vão contribuir para o seu aprendizado sobre renda fixa, renda variável, finanças pessoais, entre outros.

Confira detalhes e comece agora a aproveitar as oportunidades desse universo.

1. CVM — “Poupança x Investimento”

O primeiro curso para aprender a investir da lista é oferecido pela Comissão de Valores Mobiliários e tem 15 horas de duração.

Aborda conteúdos gerais sobre finanças e investimentos, como organização financeira e a relação entre dívida e consumo.

Também ensina conceitos de investimentos que todos devem saber para investir melhor.

Acesse o curso “Poupança x Investimento” da CVM.

2. FGV — “Como fazer investimentos”

Na Fundação Getúlio Vargas, uma das instituições mais respeitadas do país, você pode fazer dois módulos desse curso.

Você aprenderá sobre os fundamentos dos investimentos, as diversas opções disponíveis, como aplicar o seu dinheiro com inteligência e muito mais.

No módulo 1, são abordados os conceitos básicos dos investimentos, suas características e como investir em renda fixa e variável. A carga horária é de 12 horas.

No módulo 2, que tem 8 horas de duração, você aprenderá sobre investimentos em ações, derivativos e ouro, além da relação entre investimento e risco.

Saiba o que são ações, seus tipos e como investir. 

3. Udemy — “Investimento em renda fixa — Iniciante”

A plataforma de cursos online Udemy disponibilizou este curso com quase 2 horas de duração para que você aprenda a investir nos diversos tipos de renda fixa.

Isso inclui produtos como Tesouro Direto, CDB, LCI/LCA, CRI/CRA e Debêntures. Você também aprenderá a diversificar seus investimentos com segurança e rentabilidade 

É um curso com foco em investimentos financeiros para iniciantes.

Acesse o curso “Investimento em renda fixa — Iniciante” da Udemy.

4. ANBIMA — “Mercado de renda fixa”

Entre os cursos gratuitos de investimentos, o foco deste é o mundo da renda fixa.

A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA) disponibiliza as aulas para que você aprenda sobre os mercados de títulos públicos e privados.

Além disso, você aprenderá sobre gestão de risco e estratégias que podem ser usadas para esses tipos de investimentos.

A carga horária é de 5 horas, com direito a certificado de conclusão de curso.

Acesse o curso “Mercado de renda fixa” da ANBIMA.

CDB Neon: segurança, rendimento e praticidade a partir de R$ 1!

Invista com tranquilidade e veja seu dinheiro render mais do que na poupança. Resgate a qualquer momento sem taxas e aproveite a rentabilidade que aumenta a cada 6 meses, chegando a até 113% do CDI.

5. ANBIMA — “Produtos de renda fixa, renda variável e derivativos”

Este curso é uma ótima opção para você aprender sobre diferentes tipos de investimentos que o ajudarão a diversificar sua carteira.

São aulas sobre ativos em renda fixa, variável e seus respectivos riscos, que também abrangem conceitos sobre juros, direitos dos acionistas, como se prevenir de adversidades, como funcionam as negociações e oferta pública de valores mobiliários.

A duração é de 11 horas. Para conseguir o certificado, você precisa fazer uma avaliação ao final do curso.

Acesse o curso “Produtos de renda fixa, renda variável e derivativos” da ANBIMA.

6. Udemy — “Tesouro Direto: guia prático para potencializar seus ganhos”

Se você tem um perfil de investimento conservador, este curso é ideal para aprender mais sobre títulos públicos.

Você conhece os investimentos no Tesouro Direto?

Mesmo que já invista em renda fixa, a exemplo do Tesouro Selic, pode se aprofundar no assunto e conhecer os diferentes títulos existentes no Tesouro, além de verificar qual título se aplica melhor ao seu perfil.

É um curso bem rápido, de uma hora de duração.

Acesse o curso “Tesouro Direto: guia prático para potencializar seus ganhos” da Udemy sobre Tesouro Direto.

7. ANBIMA — “Fundos de investimento”

Neste curso sobre investimentos, você aprenderá em uma abordagem completa como os fundos são estruturados, seus aspectos regulatórios, tributários e legais, e muito mais.

Além disso, são apresentadas as melhores estratégias para quem deseja investir nesse tipo de aplicação.

São aulas para quem já possui um certo conhecimento sobre os fundos, pois algumas questões são abordadas de forma bem aprofundada.

A duração é de 6 horas, com certificado de conclusão após responder a avaliação com questões de múltipla escolha.

Acesse o curso “Fundos de investimento” da ANBIMA sobre fundos de investimento.

8. B3 — “Mercado de Ações no Brasil”

A B3 também está na lista de cursos gratuitos de investimentos.

Quem deseja aprender mais para começar a investir na bolsa de valores terá um bom ponto de partida com este curso.

Investir na bolsa é algo bastante procurado por quem deseja aumentar o patrimônio no longo prazo.

Para isso, você precisa entender alguns conceitos importantes que o curso ensina, como empréstimos de ativos, ações, ETFs, opções, mercado futuro, Mini Bovespa, Futuro S&P 500 e Livro de Ofertas.

O curso tem 2 horas de duração.

Acesse o curso “Mercado de Ações no Brasil” da B3. 

9. B3 — “Estratégias para diversificação internacional”

Se você quer alcançar outro patamar em sua carteira de investimentos, este curso traz diretrizes sobre investir em ativos no exterior.

O mercado nacional apresenta muitas oportunidades, mas você pode também fazer aplicações em empresas internacionais com fundamentos econômicos sólidos.

O curso abrange temas como renda fixa internacional, REITS, Growth x Value, Baixa Volatilidade, fundos ESG e outros.

Acesse o curso “Estratégias para diversificação internacional” da B3.

10. Banco Central — “Gestão de Finanças Pessoais”

Este curso do Banco Central, em parceria com a Escola de Administração Fazendária (ESAF), apresenta elementos introdutórios sobre como organizar as finanças no dia a dia.

Gerir as finanças pessoais é um desafio para muitas pessoas. A falta de um bom planejamento financeiro pode trazer diversos problemas, como dívidas ou falta de perspectiva sobre os projetos futuros.

O curso contém vídeos animados para ajudar a refletir sobre como usar o dinheiro de forma inteligente, afinal, quando você tem controle das finanças pessoais, consegue direcionar esforços para ter um orçamento que possa ser utilizado para fins de investimento. 

A carga horária é de 20 horas.

Acesse o curso “Gestão de Finanças Pessoais” do Banco Central. 

11. Enap — “Me Poupe! Invista com Nathalia Arcuri”

Para finalizar a lista de cursos gratuitos de investimentos, chegou a hora de aprender com Nathalia Arcuri.

Ela é uma especialista em finanças muito conhecida por ajudar as pessoas com seus conteúdos sobre renda extra e investimentos no canal “Me poupe!” no YouTube, que tem mais de 7 milhões de inscritos.

Ela já publicou um livro com o mesmo nome, no qual conta como conseguiu comprar um apartamento à vista aos 23 anos e obter independência financeira ao ter um bom controle das finanças e dos investimentos.

Neste curso, em parceria com a Enap, ela ensina como economizar e investir o dinheiro.  São vídeos que totalizam 20 horas, nas quais você vai aprender educação financeira de maneira descomplicada.

Acesse o curso “Me Poupe! Invista com Nathalia Arcuri”.

Qual curso de investimentos fazer?

Os cursos gratuitos de investimentos são uma excelente opção para ingressar no mercado financeiro, seguindo um movimento comum entre os brasileiros.

A quantidade de pessoas que investe tem crescido com o tempo no país: em 2022, houve aumento de 15% entre os estreantes na bolsa, segundo dados da própria B3.

Mas, antes de escolher por qual curso começar, é interessante que você conheça o seu perfil de investidor. Ele identifica a sua tolerância ao risco e permite determinar quais aplicações estão mais alinhadas aos seus objetivos e interesses.

Além disso, é bom que já tenha ciência de qual é o seu atual momento em termos de organização das finanças pessoais.

  • Conservador: busca previsão e segurança e prefere investir em renda fixa;
  • Moderado: gosta de se arriscar um pouco mais para diversificar a carteira e já investe em ações; no entanto, a maioria dos investimentos é em renda fixa;
  • Arrojado: não vê problemas em se arriscar para obter retornos maiores e tem grande parte dos seus investimentos em renda variável.

Quanto aos perfis de investidor, eles são divididos em três categorias:

Entre os cursos listados neste artigo, você encontrou opções para os três tipos de perfil na Udemy, ANBIMA, FGV, CVM, B3 e Enap.

Porém, se você ainda precisa organizar suas finanças para começar a investir, também apresentamos alternativas.

É o caso do curso do Banco Central sobre gestão de finanças pessoais e o da Nathalia Arcuri sobre educação financeira.

Entenda melhor o que os investimentos financeiros representam para você, quais são as suas metas futuras para, então, escolher qual curso fazer neste momento.

Saiba fazer um planejamento de metas que realmente funciona!

Onde aprender mais sobre investimentos?

Os cursos de investimento gratuitos citados acima são ótimas opções para quem está conhecendo agora esse universo e quer aplicar melhor o seu dinheiro.

Mas a principal dica, independentemente dos títulos dos cursos, é buscar conhecimento. Leia livros, ouça podcasts, veja notícias e aproveite para fazer cursos para aprender a investir, além de descobrir o seu perfil de investidor.

Lembre-se de que existem investimentos que podem ser mais vantajosos a curto, médio ou longo prazo, porém, tudo depende dos seus objetivos financeiros.

Se quiser saber mais sobre o assunto, os conteúdos do blog da Neon podem ajudar:

Já conhece o CDB Neon?

Agora que você já sabe por onde começar a aprender sobre investimentos, que tal explorar esse universo em um investimento seguro e com rentabilidade quase duas vezes maior do que a poupança? Esse é o CDB Neon!

Aqui você investe a partir de R$ 1 em poucos cliques e sem burocracia. É garantia de segurança, rentabilidade e facilidade para resgatar o seu dinheiro sempre que você precisar.

Para o seu dinheiro crescer, melhor fugir da letra miúda: vem guardar no melhor CDB de liquidez diária do Brasil.

Gostou? Garanta a sua inscrição em um dos cursos gratuitos de investimentos e dê o próximo passo!

O propósito da Neon é criar caminhos por uma vida financeira melhor para todos os brasileiros. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 6

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Picture of Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

NEON LOGO