Ética profissional: qual a importância, exemplos e como estimular

Você conhece a importância e os objetivos da ética profissional? Entenda o que é e como aprimorar na sua equipe de trabalho.
4 minutos de leitura
4 minutos de leitura
Homem e mulher trabalhando lado a lado em escritório

O código de ética profissional é a base para a criação de ambientes de trabalho saudáveis.

Afinal, por meio das regras de comportamento, a empresa minimiza conflitos, favorece a relação com clientes e estabelece limites para a competitividade interna. 

Além de princípios e valores gerais, também são incluídas normas específicas vinculadas às peculiaridades de cada segmento de mercado.

Quer saber mais como funciona a ética profissional?

Então, continue lendo!

O que é ética profissional?

A ética profissional é o conjunto das normas de conduta no trabalho necessárias para promover ambientes corporativos mais seguros, responsáveis e justos.

Além disso, a ética profissional inclui as diretrizes de colaboração adequada com clientes e fornecedores, de maneira a garantir a confiança e o respeito mútuos.

Estamos falando, dessa forma, de princípios que vão orientar os funcionários nas interações sociais e tomadas de decisão rotineiras. 

Ainda que muitos fundamentos éticos sejam comuns às sociedades em geral, como honestidade e imparcialidade, é possível que cada empresa ou profissão inclua em sua “cartilha” algumas regras ainda mais específicas. 

Inclusive, diversas ordens de classe formalizam os manuais de conduta para seus profissionais, de forma a criar um padrão ético em todo território nacional.

A seguir, explicamos as vantagens de definir a ética profissional da sua empresa.

Qual a importância da ética profissional?

Em primeiro lugar, uma empresa com bases éticas fortes e sólidas mantém uma cultura organizacional mais coesa

Isso significa que os colaboradores saberão exatamente a maneira como devem agir e se comunicar, de modo a contribuir para a boa reputação da empresa no mercado de trabalho.

E mais: as regras éticas também possuem o objetivo de evitar conflitos, abusos e todo o tipo de situação que coloque em risco a saúde mental e física dos funcionários.

Banner Com Cta Para Conhecer Mais Sobre Os Benefícios Empresariais Neon

Assim, estamos falando de normas indispensáveis ao fair play corporativo que vão afetar diretamente na retenção de talentos e redução de índices de turnover.

Exemplos de ética profissional

Veja alguns exemplos comuns de ética profissional:

  • Respeito: todas as relações devem ser pautadas na comunicação aberta e empática, sem preconceitos em relação à etnia, gênero, classe social, etc
  • Imparcialidade, com a tomada de decisões não enviesadas por amizades ou interesses pessoais
  • Confidencialidade: os funcionários não podem compartilhar as informações sigilosas da empresa ou dos clientes
  • Unidade: o trabalho em equipe deve estar acima das metas departamentalizadas, para não surgirem “panelinhas”
  • Sustentabilidade: práticas que respeitem o meio ambiente, como evitar o desperdício, reduzir o uso de impressões em papel, etc
  • Valorização dos funcionários: o cuidado com qualidade de vida dos colaboradores é fundamental para a criação de ambientes engajados e produtivos.

Como mencionamos antes, alguns tipos de atividade possuem regras comportamentais mais específicas

Para você ter uma ideia, a Ordem dos Advogados do Brasil determina em seu Código de Ética que é proibida a divulgação publicitária dos serviços de advocacia em outdoors, TV e rádio.

Outro exemplo vai para quem trabalha em áreas corporativas: o limite de valor para brindes recebidos por fornecedores. 

Em geral, as empresas estabelecem um teto para presentes visando não haver a percepção externa de que os funcionários estão sendo “comprados” com mimos caros. 

Esse tipo de peculiaridade enfatiza a importância das empresas criarem manuais de ética profissional exclusivos.

Como desenvolver a ética profissional no ambiente de trabalho?

Fortalecer a ética profissional nos ambientes de trabalho é uma empreitada que exige a colaboração de todos os setores. 

Isso porque não basta apenas “escrever” as regras e esperar que elas sejam cumpridas. É preciso também instruir as lideranças e funcionários, reciclar periodicamente os treinamentos e estimular denúncias caso situações não-éticas aconteçam. 

Confira agora algumas dicas indispensáveis para colocar em prática a ética profissional na sua empresa!

Atualize o manual de conduta

Em geral, toda empresa possui um código de ética, mesmo que velho e desatualizado.

O primeiro passo é justamente modernizar os manuais já existentes, definindo o que de fato é importante.

Afinal, regras excessivas e sem sentido vão desmotivar os funcionários.

A melhoria do manual pode ser feita em conjunto com uma nova abordagem de cultura organizacional, com valores e princípios mais modernos. 

Os esforços da equipe de comunicação e marketing serão fundamentais, já que será preciso elaborar divulgações internas e e-mails corporativos para deixar os colaboradores por dentro das modificações. 

Lembre-se também de que o novo código de ética deverá passar pela aprovação do departamento jurídico, antes de ser disponibilizado para a assinatura dos funcionários. 

Promova treinamentos

Como explicamos, não basta simplesmente atualizar o código de ética e esperar que as mudanças ocorram.

Organize treinamentos para que todos estejam alinhados aos valores da nova cultura organizacional. 

Dica: promova integrações e dinâmicas de grupo para tornar o aprendizado das regras mais leve e divertido. 

Também garanta atenção especial à instrução das lideranças, para que sirvam de referência dos novos modelos comportamentais da empresa.

Disponibilize canais de denúncia

Por fim, é preciso estar preparado para lidar com situações de transgressão às regras éticas, em especial no que se refere a casos de violência. 

É fundamental que as vítimas se sintam confortáveis em fazer denúncias.

Por isso, disponibilize canais anônimos para relatos de ameaças, abusos e demais ocorridos.

A equipe de Recursos Humanos e os gestores também devem estar preparados para fazer as devidas investigações, acolher as vítimas e penalizar adequadamente os responsáveis. 

Viu como desenvolver a ética profissional é um trabalho complexo?

Mas saiba que todo esforço em cuidar do clima organizacional vale a pena, já que os colaboradores se sentirão mais protegidos.

Outra forma de garantir a boa qualidade de vida dos funcionários é investir em bons benefícios corporativos.

Por exemplo, o programa de benefícios da Neon oferece aconselhamento financeiro para que seus colaboradores saibam como organizar seus gastos e despesas pessoais com maior cuidado.

Além disso, nossos especialistas auxiliam os trabalhadores a elaborar planos para economizar dinheiro e alcançar seus sonhos, como ter a casa própria ou fazer a viagem dos sonhos.

Agora que você sabe como potencializar a ética profissional, não perca mais tempo: venha para a Neon Benefício!

O benefício que você estava procurando, RH

Um conjunto de soluções financeiras pensadas especialmente para resolver os problemas do trabalhador brasileiro, com total praticidade para o RH.

O propósito da Neon é criar caminhos por uma vida financeira melhor para todos os brasileiros. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Tags:
Picture of Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

Logo Neon Azul