A psicologia do trabalho é bastante usada por empresas que buscam melhorar o desempenho de suas equipes.
A aplicação desses conceitos de Recursos Humanos ajuda a manter os funcionários felizes em seus empregos e motivados a buscarem os melhores resultados possíveis.
Já os gestores que deixam de lado essa área do conhecimento acabam sofrendo com altos índices de rotatividade e resultados abaixo do esperado.
Os funcionários são a essência de qualquer empresa e precisam de incentivos para darem seu melhor.
Por isso, não deixe de ler até o final o nosso artigo sobre psicologia do trabalho.
O que é psicologia do trabalho?
Psicologia do trabalho é a área do conhecimento que analisa a forma como cada funcionário se conecta com a posição que ocupa em uma organização.
O foco é analisar o quanto uma pessoa está satisfeita ou não com seu trabalho e buscar soluções para eventuais problemas.
Essa ramificação da psicologia parte da ideia de que um funcionário precisa se sentir realizado tanto com seu trabalho quanto com as possibilidades de crescimento dentro da empresa — quanto maior for essa realização, melhor será sua disposição para exercer suas atividades.
Portanto, podemos afirmar que a psicologia do trabalho ajuda a garantir o melhor desempenho possível em uma equipe.
Por exemplo: aquele trabalhador que conta com um plano de carreira sabe o caminho para crescer na empresa, e por isso vai se esforçar para chegar a um cargo superior.
Por outro lado, a falta de uma direção clara pode desmotivar um funcionário.
Existem muitos outros fatores a serem levados em conta nessa definição.
Antes de detalhar mais a psicologia do trabalho, é preciso diferenciar esse conceito de outro bem parecido.
Qual a diferença entre psicologia organizacional e do trabalho?
A psicologia do trabalho tem o foco na realização pessoal de cada colaborador de uma companhia.
Já a psicologia organizacional tem uma abordagem mais ampla, pois busca manter o ambiente de trabalho saudável para todos os colaboradores de uma organização da mesma forma.
Para ficar mais claro: a psicologia do trabalho conta com ações individualizadas, pois busca analisar como cada profissional vê sua posição na empresa.
Ela inclui todo o processo de treinamento para um profissional exercer uma função, além do acompanhamento de seu desempenho e do aconselhamento profissional.
Todas essas ações são focadas na figura daquele profissional.
Por outro lado, medidas como a realização de pesquisa de clima para avaliar melhorias em um ambiente de trabalho são ações de psicologia organizacional.
Afinal, iniciativas assim ajudam a melhorar o ambiente para toda a equipe da mesma maneira.
Qual a importância da psicologia do trabalho?
A psicologia do trabalho é importante para que os colaboradores produzam melhores resultados para o negócio.
Afinal, um funcionário realizado com o cargo que ocupa e com aspirações de crescimento tende a ter um desempenho melhor ao cumprir suas funções.
Em primeiro lugar, ele saberá o que fazer de forma clara para crescer na empresa e terá motivação para buscar excelência em sua função.
Além disso, se torna mais assíduo, o que ajuda a reduzir o absenteísmo nas equipes — ou seja, evitar que muitos trabalhadores se atrasem ou faltem ao trabalho.
Isso sem contar que, quanto mais satisfeito está o funcionário, menores são suas chances de procurar outro trabalho.
Por isso, ações de psicologia do trabalho também ajudam a reduzir a rotatividade da empresa.
Quanto menos trocas nas equipes, menores serão os gastos de verba com demissões e admissões, além do tempo gasto com treinamentos e outros processos de integração.
Por fim, qualquer ação que mantenha o colaborador mais motivado é benéfica, pois são os trabalhadores que movem as engrenagens de uma empresa.
Confira no próximo tópico como a psicologia do trabalho funciona na prática.
Aplicações da psicologia do trabalho
A psicologia do trabalho pode ser aplicada de várias maneiras dentro de um ambiente de trabalho profissional.
Veja agora alguns exemplos de ações.
1. Avaliação de desempenho
Implementar medidas para analisar o desempenho dos colaboradores é uma das ações mais importantes dentro da psicologia do trabalho.
Além de ajudar o gestor a conhecer melhor suas equipes, esse acompanhamento ajuda também a mostrar a eficácia de outras medidas.
Se os resultados de um colaborador destoar dos demais, é possível agir para identificar o problema e buscar uma solução.
Para isso, é preciso usar ferramentas e indicadores adequados conforme as características do negócio.
Monitorar índices de rotatividade e absenteísmo também podem ajudar a identificar problemas.
2. Reuniões individuais de retorno
De tempos em tempos, é importante conversar individualmente com os funcionários da empresa para dar um retorno sobre seu desempenho.
O primeiro passo é reforçar e elogiar todos os aspectos positivos do desempenho do funcionário.
Depois, o gestor deve apontar os pontos a melhorar, sempre em tom de crítica construtiva.
Assim, o funcionário vai ter uma ideia melhor de como pode melhorar ao desempenhar suas funções.
3. Preparo de líderes
Os líderes de equipes são figuras essenciais na psicologia do trabalho.
Além de serem a principal referência do time, eles também conhecem bem cada integrante.
Por isso, devem ser preparados para gerenciar suas equipes com orientações e metas de desempenho.
Cada gestor precisa ter em mente que, quanto mais satisfeitos estão os membros de sua equipe, melhor será o seu próprio resultado.
4. Comunicação interna
As empresas precisam de sistemas de comunicação eficientes para que os funcionários possam tirar dúvidas e relatar alguma insatisfação com seu trabalho.
Um erro comum nesse caso é simplesmente criar um formulário para que as informações sejam enviadas e analisadas.
O ideal é que exista um canal direto de comunicação.
Isso porque o colaborador precisa ter a certeza de que foi ouvido e que a empresa dará a devida importância para a sua solicitação.
5. Dinâmicas de grupo
Os profissionais de psicologia do trabalho são capacitados para criar dinâmicas de grupo, ou seja, atividades coletivas que incentivam a colaboração em equipe.
Geralmente, são jogos e outras tarefas prazerosas, que ajudam a tornar os funcionários mais propensos a cooperarem uns com os outros.
6. Programas de benefícios
O funcionário que recebe outros benefícios além do salário se sente mais valorizado dentro de uma empresa.
Por isso, essa medida também pode auxiliar na psicologia do trabalho.
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