A análise de crédito é um passo obrigatório para conseguir empréstimos, financiamentos, crediários e qualquer tipo de crédito no mercado.
Por meio dela, os bancos, fintechs e instituições financeiras em geral analisam o risco de inadimplência de cada perfil de cliente e determinam os valores que podem ser liberados, assim como as condições de pagamento.
Então, se você quer ir bem na análise de crédito, é melhor continuar a leitura para descobrir como ser aprovado de primeira pelos seus bons hábitos financeiros.
Vamos lá?
O que é análise de crédito?
A análise de crédito é um processo pelo qual todo consumidor ou empresa precisa passar para ter um empréstimo, financiamento ou crédito pré-aprovado liberado.
A avaliação é feita por um banco ou instituição financeira, e os procedimentos variam conforme as normas da empresa.
A partir da análise de crédito, a instituição define qual o nível de risco de inadimplência associado ao solicitante e, então, determina quais serão as condições da proposta.
Assim, detalhes como valor liberado, taxa de juros, prazo de pagamento e quantidade de parcelas dependem desse processo.
Para que serve a análise de crédito?
A análise de crédito serve para reduzir o risco de inadimplência, garantindo que o valor liberado para o cliente seja compatível com sua renda e condições de pagamento.
Dessa forma, os bancos utilizam esse procedimento para manter suas finanças saudáveis, garantir a adimplência de seus clientes e evitar o gasto de tempo e dinheiro em processos de cobrança.
Da mesma forma, a análise de crédito também é importante para a saúde financeira do consumidor, pois leva em conta sua capacidade de pagamento para gerar uma proposta coerente.
Por isso, o processo é aplicado na hora de liberar limite no cartão de crédito ou crediário, conceder empréstimos e aprovar financiamentos.
Existe cartão de crédito sem análise de crédito?
Não, pois uma instituição financeira não pode liberar crédito sem antes analisar o perfil do cliente e o risco associado à operação.
Inclusive, quanto maior o risco de inadimplência identificado, maiores são os juros cobrados em um empréstimo ou financiamento.
Essa ação é necessária para compensar possíveis prejuízos com clientes inadimplentes e processos de recuperação de crédito.
Como é feita a análise de crédito?
A análise de crédito compreende os seguintes fatores, de modo geral:
- Dados cadastrais: são confirmadas informações básicas do consumidor ou empresa, como CPF/CNPJ, telefone, estado civil, endereço, etc. Um CPF irregular, por exemplo, já é um impeditivo para a concessão de crédito
- Restrições de crédito: o próximo passo é verificar se o cliente tem o famoso “nome sujo”, ou seja, pendências financeiras que levam à restrição em órgãos de proteção ao crédito, como SPC Brasil e Serasa
- Renda e ocupação: também são consideradas a renda para a determinação do valor liberado (para um empréstimo, o ideal é que as parcelas não ultrapassem 30% da renda) e a ocupação, que mostra o nível de estabilidade do consumidor
- Score de crédito: é a pontuação atrelada ao CPF por birôs de crédito. No Serasa, o ideal é que o Score esteja acima de 700, indicando baixo risco de inadimplência
- Histórico financeiro: por fim, também são analisados dados sobre pagamentos e operações financeiras do cliente, que podem ser consultados no histórico de relacionamento com a própria instituição, no Serasa e em plataformas como o Cadastro Positivo.
Hoje, as instituições financeiras contam com tecnologias avançadas para analisar esses dados de forma automática e identificar o perfil de crédito de cada cliente.
Desta forma, os sistemas cruzam informações disponíveis em diversos bancos de dados (públicos e privados) para calcular a probabilidade de inadimplência.
Quanto tempo demora a análise do cartão de crédito Neon?
A análise do cartão de crédito Neon leva até 5 dias corridos para ser concluída.
Durante esse período, será definido se o cartão pode ser concedido ao cliente e, se sim, qual será o valor de limite liberado.
Saiba mais no vídeo abaixo:
Como ter a sua análise de crédito aprovada?
Existem várias formas de aumentar suas chances de ter uma análise de crédito aprovada.
Veja as principais dicas:
- Pague suas contas sempre em dia e mantenha seu nome limpo
- Desenvolva um bom relacionamento com a instituição financeira onde pretende solicitar crédito, movimentando sua conta, investindo dinheiro e pagando tudo corretamente
- Faça seu Cadastro Positivo para mostrar seu bom comportamento financeiro
- Comece a investir para fazer seu dinheiro render, iniciando pela renda fixa e produtos como CDB (Certificado de Depósito Bancário), Tesouro Direto e LCI/LCA
- Evite ter muitos cartões de crédito de uma só vez ou fazer muitas simulações de financiamentos e empréstimos em um curto espaço de tempo
- Mantenha seu score de crédito sempre positivo e com a maior pontuação possível.
De modo geral, quem cuida da própria vida financeira, respeita prazos de vencimento e não se endivida em excesso tem grandes chances de ser aprovado em análises de crédito.
Na Neon, você também pode conseguir um cartão de crédito com o Viracrédito, um recurso que transforma o dinheiro guardado no CDB Neon em limite de crédito no seu cartão.
Lembrando que o CDB Neon é um investimento seguro, de baixo risco e ainda oferece liquidez diária.
Viracrédito Neon: você no controle do limite do seu cartão
Não tem segredo: tudo o que você guardar no CDB Neon pode virar limite no seu cartão de crédito na mesma hora. Vem ver!
Entendeu o que é análise de crédito, como ela é feita e por que é necessária?
Então, aproveite as dicas para aumentar suas chances de conseguir um cartão de crédito Neon com o limite que você precisa!