Saber o que é Serasa, score e dívida negativada é indispensável para a elaboração estratégica do planejamento financeiro pessoal.

Afinal, são assuntos muito presentes no cotidiano de muitas pessoas, cuja compreensão contribui para promover situações financeiras mais estáveis e equilibradas.

Venha com a gente e confira tudo sobre o Serasa: o que é, como funciona, como melhorar o Score e muito mais!

O que é Serasa?

O Serasa Experian é um dos mais tradicionais órgãos de proteção ao crédito, responsável pelo maior banco de dados referentes a dívidas com instituições financeiras no país. 

Os débitos inscritos no Serasa podem ser referentes ao não pagamento do cartão de crédito, ao atraso nas parcelas de empréstimos ou mesmo ao uso prolongado do cheque especial, por exemplo.

Além disso, a empresa oferece serviços como avaliação geral do histórico financeiro (pontuação do score), análise de crédito para empresas e organização de feirões para quitar dívidas.

Qual a diferença entre SPC e Serasa?

Ainda que ambas sejam birôs de crédito, cada instituição possui bancos de dados com enfoques diferentes

Como mencionamos anteriormente, o Serasa administra as informações vinculadas a dívidas bancárias.

Por outro lado, o SPC Brasil está mais associado a pendências comerciais, como atraso no pagamento de compras no varejo.

Vale ressaltar que o SPC é gerenciado pelas Câmaras dos Dirigentes Lojistas (CDL), que são entidades públicas.

Já o Serasa é uma empresa particular pertencente ao grupo irlandês Experian.

Como funciona o score do Serasa?

Adotado por diversos órgãos de proteção ao crédito, o score é um programa de pontuação baseado no histórico financeiro de um indivíduo ou empreendimento.

Cada instituição possui seu próprio score, sendo que o nível de pontos acumulados oferece indicativos a respeito da saúde financeira e probabilidade de inadimplência

O score do Serasa é calculado levando em consideração uma série de fatores específicos, como histórico de pagamentos, quantidade de dívidas ativas no CPF ou CNPJ, consultas de créditos e até mesmo contratação de seguros. 

Este programa é muito utilizado por instituições financeiras para aprovar mais cautelosamente as solicitações de crédito, uma vez que a pontuação presume a probabilidade de inadimplência nos próximos seis meses.

Como saber se meu nome está no Serasa?

A legislação brasileira determina que os birôs de crédito obrigatoriamente informem aos devedores que o débito será cadastrado. 

No entanto, por diversos motivos, é possível que a informação não chegue até o titular da dívida. 

Neste contexto, é de extrema importância a consulta esporádica aos canais oficiais dos órgãos protetores de crédito.

O Serasa disponibiliza em sua plataforma digital a consulta gratuita ao CPF.

Assim, basta fazer a pesquisa para saber se existem pendências em seu nome. 

Vale ressaltar que o Serasa também oferece outros serviços de consulta mais detalhados, cujo acesso é possibilitado somente mediante a assinatura de planos mensais. 

Veja como consultar se seu nome está sujo passo a passo.

O que significa “score regular” no Serasa?

Como mencionamos anteriormente, o score é uma das ferramentas de análise da saúde financeira de uma pessoa física ou jurídica.

A pontuação segue uma escala contínua na qual os valores mais altos geralmente indicam um menor risco de inadimplência e maior facilidade na obtenção de crédito.

Por sua vez, as pontuações mais baixas são referentes a históricos com maior proporção de dívidas e outras complicações financeiras, que levam diretamente a maiores chances de inadimplência.

Confira agora a classificação do score Serasa com base nas faixas de pontuação.

PontuaçãoClassificação
0 — 300Muito baixo
301 — 500Baixo
501 — 700Bom 
701 — 1000Excelente

Ainda que não exista a classificação oficial de “score regular”, este é um termo utilizado para se referir a valores de aproximadamente 500 pontos.

Como podemos ver na tabela, esta pontuação fica na transição entre valores baixos e bons, não configurando o melhor cenário para a solicitação de linhas de crédito.

O que é dívida “negativada” no Serasa

A dívida negativada é justamente a pendência cujo cadastro no Serasa foi solicitado pelos credores. Popularmente, trata-se de uma situação de “nome sujo”.

Como consequência, o CPF ou CNPJ do titular da dívida passam a ser incluídos na lista de restrições ao crédito, levando a dificuldade na obtenção de empréstimos e financiamentos, além de problemas para fechar contratos de aluguel ou compra de imóveis.

Além disso, a negativação pode afetar a imagem e reputação do indivíduo ou negócio e é uma situação a ser evitada a todo custo.

Leia também: Nome sujo: entenda as causas, consequências e como limpar

Como aumentar o score no Serasa?

Ter uma pontuação alta no score do Serasa permite acesso facilitado a linhas de crédito com condições mais acessíveis.

Além disso, por indicar baixas chances de inadimplência, o próprio fluxo burocrático para solicitar empréstimos e financiamentos torna-se facilitado. 

Confira agora 5 dicas imperdíveis para aumentar seu score de crédito no Serasa!

1. Quite suas dívidas 

As altas pontuações estão vinculadas à boa gestão das finanças pessoais. Desta maneira, para elevar seu score, é preciso primeiro colocar a casa em ordem e quitar todas as dívidas.

Caso enfrente dificuldades no pagamento, saiba que é possível negociá-las com os credores, de forma a obter condições mais adequadas às suas possibilidades. 

Vale lembrar que o próprio Serasa também disponibiliza eventos de renegociação, que permitem reduzir as quantias totais em até 90% do valor.

Aprenda em 7 passos como sair das dívidas e poupar dinheiro.

2. Antecipe os pagamentos

Pagar antecipadamente suas faturas e outras cobranças gera impacto positivo no score, uma vez que indica a adoção de melhores práticas de gerenciamento financeiro. 

No entanto, seja realista: não adianta antecipar o pagamento excessivamente e acabar caindo no cheque especial.

3. Não utilize o cheque especial

Gastos superiores ao saldo bancário levam à contratação automática do serviço de cheque especial

Recomenda-se que sua utilização sirva como amparo para situações pontuais, envolvendo gastos de emergência.

Afinal, trata-se de uma modalidade de aquisição de crédito cujos juros podem agravar o endividamento.

As instituições financeiras podem solicitar a inscrição da dívida no Serasa se o titular da conta utilizar excessivamente o cheque especial e mantiver o saldo negativo por muito tempo.

4. Organize suas finanças

Para tornar sua relação com o dinheiro mais saudável, é preciso manter a disciplina em relação ao controle de suas despesas

Elabore um planejamento financeiro pessoal, utilizando planilhas de gastos mensais ou mesmo aplicativos digitais.

Esta é uma estratégia fundamental para não adquirir novas dívidas e conseguir economizar dinheiro para sua reserva de emergência. 

Confira 11 dicas imperdíveis para economizar dinheiro.

5. Invista sua reserva de emergência

A reserva de emergência é um passo fundamental para resolver a vida financeira de qualquer pessoa.

Além de servir como amparo para situações de imprevistos, o próprio fato de você conseguir guardar dinheiro impacta positivamente em seu score. 

Vale ressaltar também que investir a reserva em aplicações seguras e confiáveis demonstra maturidade e responsabilidade financeira.

Além de reduzir drasticamente as chances de inadimplência, uma vez que o indivíduo está preparado para enfrentar crises financeiras.

Veja o passo a passo para montar sua reserva de emergência.

Como negociar dívidas no Serasa?

Para negociar as dívidas no Serasa, é possível utilizar a plataforma digital Serasa Limpa Nome, cujas propostas de negociação de dívidas estão disponíveis o ano todo.

Com o intuito de garantir maior praticidade, a empresa disponibiliza também o aplicativo do Serasa Limpa Nome, sendo que os acordos podem ser fechados em poucos minutos.

Como cancelar acordo no Serasa?

Existem situações nas quais o titular da dívida percebe que não conseguirá quitar as parcelas da negociação da dívida. 

Neste caso, recomenda-se cancelar o acordo. Para isso, será preciso abrir um ticket com a Central de Atendimento, informando o motivo do cancelamento.

Em quanto tempo o nome sai do Serasa?

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) determina que o CPF do devedor seja removido dos cadastros de birôs em até cinco dias úteis após o pagamento das pendências.

A solicitação de retirada deve partir dos credores, sendo que o atraso pode levar a processos por danos morais.

Como entrar em contato com o Serasa?

Para entrar em contato com o Serasa, utilize sempre os canais de comunicação oficiais:

  • Pela central de ajuda e SAC: telefone 3003 – 6300, utilizando o DDD da capital mais próxima;
  • Pelo site: https://www.serasa.com.br/;
  • Pelo WhatsApp para negociação de dívidas via Serasa Limpa nome: (11) 99575-2096.

Atenção: cuidado com ligações telefônicas, mensagens e e-mails que afirmam ser do Serasa e solicitam seus dados.

Infelizmente, é uma técnica de golpe muito frequente para roubar informações bancárias.

Agora que você sabe tudo sobre o que é Serasa e seus serviços, que tal ficar por dentro de mais assuntos do mundo da educação financeira?

Continue lendo o blog Neon e aproveite os conteúdos imperdíveis sobre como cuidar de seu dinheiro de forma inteligente e consciente!

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Conheça a Neon e todos os produtos que esperam por você aqui.