A gestão por competência é um método que pode revolucionar seu RH e impulsionar a capacitação dos seus talentos.
Com essa abordagem, você deixa de focar somente no desempenho das equipes e passa a enxergar as capacidades essenciais para o sucesso do seu negócio.
Assim, é possível construir uma base sólida de conhecimentos, habilidades e comportamentos — a fórmula para superar a concorrência.
Gostou da ideia?
Então, continue lendo para aprender a implementar a gestão por competências.
O que é gestão por competência?
Gestão por competência é um modelo de gestão de pessoas focado na identificação das habilidades e conhecimentos essenciais para a empresa.
No caso, uma competência é entendida como uma combinação de Conhecimento, Habilidade e Atitude, formando o conceito CHA.
Dessa forma, os colaboradores da empresa devem possuir o conhecimento necessário para executar suas tarefas, desenvolver as habilidades técnicas e comportamentais essenciais e ainda ter uma atitude que favoreça sua produtividade.
Nesse sentido, a gestão de competências é uma metodologia que busca desenvolver o capital humano da empresa com base em competências-chave para o sucesso do negócio.
Por isso, quando o RH adota esse método, todas as ações do departamento são pensadas para aprimorar habilidades de colaboradores, tendo como propósito alinhar o perfil técnico e comportamental dos funcionários com os objetivos da empresa.
Como surgiu a gestão por competências?
A gestão por competências como tendência no RH surgiu no final da década de 2000.
Um dos principais autores responsáveis pela propagação da metodologia foi Pedro Paulo Carbone, professor da FGV e da ENAP, além de pesquisador e consultor de renome nacional e internacional.
Ele colaborou em livros como Gestão por competências e gestão do conhecimento (Editora FGV, 2011), que trouxeram a base teórica necessária para a adoção desse tipo de gestão em empresas de diversos segmentos.
Na época, a gestão por competências despontou como um método alternativo ao tradicional utilizado nas empresas, revolucionando a forma de desenvolver colaboradores, tanto no âmbito individual quanto da equipe.
Hoje, a metodologia é aplicada com sucesso para agregar valor econômico e social a indivíduos e organizações, criando vantagem competitiva no mercado.
Quais as etapas da gestão por competência?
A gestão de competências precisa ser implementada por meio de várias etapas em qualquer organização.
Primeiro, é preciso desenvolver um planejamento minucioso, que inclui o mapeamento das competências-chave para o sucesso do negócio.
Depois, o RH deve conduzir um diagnóstico para entender quais competências estão disponíveis na empresa, a partir de avaliações de colaboradores, e compará-las com as habilidades necessárias.
O objetivo é identificar o “gap” entre as competências existentes e aquelas que precisam ser aprimoradas para alcançar os objetivos da organização.
Por exemplo, a empresa pode chegar à conclusão de que é necessário focar no desenvolvimento da inovação e da negociação.
Então, a partir dessa descoberta, o próximo passo é avaliar o nível em que se encontra essa competência em cada colaborador e equipe.
Por fim, a última etapa da gestão por competências consiste em traçar estratégias eficientes para preencher o gap entre as habilidades disponíveis e as desejadas.
Exemplos de práticas de gestão por competência
Veja alguns exemplos de práticas e processos para a implementação da gestão por competências:
- Diagnóstico de competências técnicas (hard skills) e competências comportamentais (soft skills)
- Alinhamento de competências com os objetivos do negócio
- Desenvolvimento de lideranças orientadas às competências-chave da organização
- Processos de levantamento de necessidades de treinamento (LTV)
- Criação de programas de treinamento e capacitação orientados às competências-chave do negócio
- Avaliações e feedbacks constantes para o desenvolvimento das equipes e colaboradores na direção desejada
- Mobilidade interna, com ações contínuas de realocação e recrutamento estratégico
- Recrutamento e seleção voltado às demandas de habilidades e conhecimentos identificadas pelo RH
- Monitoramento contínuo dos resultados da gestão por competências a partir de métricas essenciais, como turnover, clima organizacional e produtividade.
Qual a diferença entre gestão de competência e gestão por competência?
A gestão por competências se refere a uma metodologia mais ampla aplicada pelo RH de uma empresa para alcançar os objetivos do negócio, como desenvolver ao máximo o potencial dos colaboradores, aumentar a produtividade e reduzir o turnover.
Já a gestão de competência é o gerenciamento de habilidades e conhecimentos dos colaboradores e equipes em nível mais detalhado.
De modo geral, as empresas podem trabalhar três tipos de competências:
- Competências técnicas: são as hard skills, ou habilidades que requerem conhecimentos técnicos de acordo com a área. Alguns exemplos são o domínio de softwares e ferramentas, a capacidade de realizar análises, a competência de produzir conteúdos e layouts, o conhecimento para fazer cálculos, etc
- Competências comportamentais: são as soft skills, ou habilidades que envolvem o comportamento, tais como boa comunicação, empatia, resiliência, criatividade, pensamento crítico, adaptabilidade, inteligência emocional, etc
- Competências organizacionais: são competências desenvolvidas de forma coletiva que determinam a vantagem competitiva da empresa, como competitividade, sustentabilidade, capacidade de inovação, eficiência operacional, gestão de projetos, etc.
Benefícios da gestão por competências
A gestão por competências traz inúmeros benefícios para as empresas.
Os que mais se destacam são:
- Atingimento das metas do negócio por meio do desenvolvimento de competências essenciais aos colaboradores
- Incentivo ao progresso profissional e pessoal, com a criação de diversas oportunidades de capacitação dentro da empresa
- Redução do turnover (rotatividade), uma vez que os talentos são altamente valorizados e reconhecidos pelo desenvolvimento de seu potencial
- Aumento da produtividade de colaboradores e equipes, graças ao alinhamento das capacidades humanas com os objetivos do negócio
- Melhora no clima organizacional com o aumento da motivação e do engajamento dos colaboradores
- Capacitação de novas lideranças alinhadas aos objetivos de crescimento da empresa
- Construção de uma cultura organizacional sólida sobre as bases de competências-chave e de um propósito claro para todos.
Empresas que utilizam a gestão por competências
Não faltam exemplos de empresas bem-sucedidas que utilizam a gestão por competências para sair na frente da concorrência.
A Natura, por exemplo, é uma das organizações que mais se dedica ao desenvolvimento de seus colaboradores com base nas habilidades necessárias ao crescimento da marca.
Somente em 2023, a empresa investiu mais de R$ 2 milhões em treinamentos ajustados às necessidades de cada público e área, além de promover maior protagonismo e autogestão entre os colaboradores.
Já a Dell é conhecida no mercado de tecnologia por ser a maior especialista em seus próprios produtos e componentes.
A empresa oferece treinamentos intensivos com métodos flexíveis de aprendizado, incorporando técnicas de e-learning e aulas presenciais para capacitar seus colaboradores.
Por fim, a Microsoft também se destaca pelas ações de desenvolvimento de seus colaboradores e foco nas competências que definem seu core business.
Além de promover treinamentos internos, a empresa também oferece ferramentas de capacitação como parte de seu portfólio de soluções, como a Microsoft Viva Learning.
Como implantar a gestão por competências na sua empresa?
Para implementar a gestão por competências na sua empresa, siga os passos abaixo:.
Mapeie suas competências-chave
Como vimos, a gestão inovadora começa no mapeamento das competências essenciais para a prosperidade do seu negócio.
Para uma empresa de tecnologia, a agilidade e a inovação podem ser cruciais, enquanto uma indústria pode focar na eficiência de processos e custos.
Já uma empresa de serviços de comunicação precisa sair na frente em criatividade e relacionamento interpessoal.
Avalie seus colaboradores
Depois de descobrir quais competências podem decidir o futuro da sua organização, promova a avaliação dos colaboradores para saber quais pontos precisam ser melhorados.
Isso pode ser feito por meio de avaliações de desempenho e pesquisas internas.
Desenvolva ações de treinamento
A gestão por competências requer um programa de treinamento eficaz, que inclua diversos métodos de capacitação e aprendizagem.
Para isso, você pode utilizar diversas estratégias, tais como:
- Workshops, treinamentos e palestras presenciais
- Plataformas de e-learning e microlearning
- Treinamentos gamificados para maior engajamento
- Mentorias com líderes qualificados
- Cursos online e presenciais.
Adapte seu recrutamento e seleção
O recrutamento e seleção devem ser alinhados à gestão por competências, de modo que a empresa busque talentos estratégicos para somar habilidades à equipe.
Lembrando que a realocação interna de colaboradores também é essencial, para além da divulgação de vagas externas.
Monitore os resultados
Por fim, para ter certeza de que a gestão de competências está funcionando na sua empresa, você precisa monitorar métricas de sucesso, ou seja, KPIs do RH.
Algumas das mais utilizadas para isso são a produtividade dos colaboradores, o turnover, o clima organizacional e o Net Promoter Score interno.
Se você quer manter altos níveis de engajamento e promover o ajuste de competências, uma dica é ter um programa de benefícios empresariais coerente, capaz de motivar e reter seus talentos.
Então, aproveite e conheça os benefícios que a Neon oferece para impulsionar a satisfação dos seus colaboradores e promover o bem-estar financeiro!
O benefício que você estava procurando, RH
Um conjunto de soluções financeiras pensadas especialmente para resolver os problemas do trabalhador brasileiro, com total praticidade para o RH.