Gestão por competência: o que é, benefícios e como implantar

Você sabe o que é e como fazer gestão por competência? Entenda a importância disso para a equipe, veja exemplos e saiba como implantar.
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Degraus azuis em parede azul, com último degrau amarelo

A gestão por competência é um método que pode revolucionar seu RH e impulsionar a capacitação dos seus talentos.

Com essa abordagem, você deixa de focar somente no desempenho das equipes e passa a enxergar as capacidades essenciais para o sucesso do seu negócio.

Assim, é possível construir uma base sólida de conhecimentos, habilidades e comportamentos — a fórmula para superar a concorrência.

Gostou da ideia?

Então, continue lendo para aprender a implementar a gestão por competências.

O que é gestão por competência?

Gestão por competência é um modelo de gestão de pessoas focado na identificação das habilidades e conhecimentos essenciais para a empresa.

No caso, uma competência é entendida como uma combinação de Conhecimento, Habilidade e Atitude, formando o conceito CHA.

Dessa forma, os colaboradores da empresa devem possuir o conhecimento necessário para executar suas tarefas, desenvolver as habilidades técnicas e comportamentais essenciais e ainda ter uma atitude que favoreça sua produtividade. 

Nesse sentido, a gestão de competências é uma metodologia que busca desenvolver o capital humano da empresa com base em competências-chave para o sucesso do negócio.

Por isso, quando o RH adota esse método, todas as ações do departamento são pensadas para aprimorar habilidades de colaboradores, tendo como propósito alinhar o perfil técnico e comportamental dos funcionários com os objetivos da empresa.

Como surgiu a gestão por competências?

A gestão por competências como tendência no RH surgiu no final da década de 2000.

Um dos principais autores responsáveis pela propagação da metodologia foi Pedro Paulo Carbone, professor da FGV e da ENAP, além de pesquisador e consultor de renome nacional e internacional.

Ele colaborou em livros como Gestão por competências e gestão do conhecimento (Editora FGV, 2011), que trouxeram a base teórica necessária para a adoção desse tipo de gestão em empresas de diversos segmentos.

Na época, a gestão por competências despontou como um método alternativo ao tradicional utilizado nas empresas, revolucionando a forma de desenvolver colaboradores, tanto no âmbito individual quanto da equipe.

Hoje, a metodologia é aplicada com sucesso para agregar valor econômico e social a indivíduos e organizações, criando vantagem competitiva no mercado.

Quais as etapas da gestão por competência?

A gestão de competências precisa ser implementada por meio de várias etapas em qualquer organização.

Primeiro, é preciso desenvolver um planejamento minucioso, que inclui o mapeamento das competências-chave para o sucesso do negócio.

Depois, o RH deve conduzir um diagnóstico para entender quais competências estão disponíveis na empresa, a partir de avaliações de colaboradores, e compará-las com as habilidades necessárias.

O objetivo é identificar o “gap” entre as competências existentes e aquelas que precisam ser aprimoradas para alcançar os objetivos da organização.

Por exemplo, a empresa pode chegar à conclusão de que é necessário focar no desenvolvimento da inovação e da negociação.

Então, a partir dessa descoberta, o próximo passo é avaliar o nível em que se encontra essa competência em cada colaborador e equipe.

Por fim, a última etapa da gestão por competências consiste em traçar estratégias eficientes para preencher o gap entre as habilidades disponíveis e as desejadas.

Exemplos de práticas de gestão por competência

Veja alguns exemplos de práticas e processos para a implementação da gestão por competências:

  • Diagnóstico de competências técnicas (hard skills) e competências comportamentais (soft skills)
  • Alinhamento de competências com os objetivos do negócio
  • Desenvolvimento de lideranças orientadas às competências-chave da organização
  • Processos de levantamento de necessidades de treinamento (LTV)
  • Criação de programas de treinamento e capacitação orientados às competências-chave do negócio
  • Avaliações e feedbacks constantes para o desenvolvimento das equipes e colaboradores na direção desejada
  • Mobilidade interna, com ações contínuas de realocação e recrutamento estratégico
  • Recrutamento e seleção voltado às demandas de habilidades e conhecimentos identificadas pelo RH
  • Monitoramento contínuo dos resultados da gestão por competências a partir de métricas essenciais, como turnover, clima organizacional e produtividade.

Qual a diferença entre gestão de competência e gestão por competência?

A gestão por competências se refere a uma metodologia mais ampla aplicada pelo RH de uma empresa para alcançar os objetivos do negócio, como desenvolver ao máximo o potencial dos colaboradores, aumentar a produtividade e reduzir o turnover.

Já a gestão de competência é o gerenciamento de habilidades e conhecimentos dos colaboradores e equipes em nível mais detalhado.

De modo geral, as empresas podem trabalhar três tipos de competências:

  • Competências técnicas: são as hard skills, ou habilidades que requerem conhecimentos técnicos de acordo com a área. Alguns exemplos são o domínio de softwares e ferramentas, a capacidade de realizar análises, a competência de produzir conteúdos e layouts, o conhecimento para fazer cálculos, etc
  • Competências comportamentais: são as soft skills, ou habilidades que envolvem o comportamento, tais como boa comunicação, empatia, resiliência, criatividade, pensamento crítico, adaptabilidade, inteligência emocional, etc
  • Competências organizacionais: são competências desenvolvidas de forma coletiva que determinam a vantagem competitiva da empresa, como competitividade, sustentabilidade, capacidade de inovação, eficiência operacional, gestão de projetos, etc.

Benefícios da gestão por competências

A gestão por competências traz inúmeros benefícios para as empresas.

Os que mais se destacam são:

  • Atingimento das metas do negócio por meio do desenvolvimento de competências essenciais aos colaboradores
  • Incentivo ao progresso profissional e pessoal, com a criação de diversas oportunidades de capacitação dentro da empresa
  • Redução do turnover (rotatividade), uma vez que os talentos são altamente valorizados e reconhecidos pelo desenvolvimento de seu potencial
  • Aumento da produtividade de colaboradores e equipes, graças ao alinhamento das capacidades humanas com os objetivos do negócio
  • Melhora no clima organizacional com o aumento da motivação e do engajamento dos colaboradores
  • Capacitação de novas lideranças alinhadas aos objetivos de crescimento da empresa
  • Construção de uma cultura organizacional sólida sobre as bases de competências-chave e de um propósito claro para todos.

Empresas que utilizam a gestão por competências

Não faltam exemplos de empresas bem-sucedidas que utilizam a gestão por competências para sair na frente da concorrência.

A Natura, por exemplo, é uma das organizações que mais se dedica ao desenvolvimento de seus colaboradores com base nas habilidades necessárias ao crescimento da marca.

Somente em 2023, a empresa investiu mais de R$ 2 milhões em treinamentos ajustados às necessidades de cada público e área, além de promover maior protagonismo e autogestão entre os colaboradores.

Já a Dell é conhecida no mercado de tecnologia por ser a maior especialista em seus próprios produtos e componentes.

A empresa oferece treinamentos intensivos com métodos flexíveis de aprendizado, incorporando técnicas de e-learning e aulas presenciais para capacitar seus colaboradores.

Por fim, a Microsoft também se destaca pelas ações de desenvolvimento de seus colaboradores e foco nas competências que definem seu core business.

Além de promover treinamentos internos, a empresa também oferece ferramentas de capacitação como parte de seu portfólio de soluções, como a Microsoft Viva Learning.

Como implantar a gestão por competências na sua empresa?

Para implementar a gestão por competências na sua empresa, siga os passos abaixo:.

Mapeie suas competências-chave

Como vimos, a gestão inovadora começa no mapeamento das competências essenciais para a prosperidade do seu negócio.

Para uma empresa de tecnologia, a agilidade e a inovação podem ser cruciais, enquanto uma indústria pode focar na eficiência de processos e custos.

Já uma empresa de serviços de comunicação precisa sair na frente em criatividade e relacionamento interpessoal.

Avalie seus colaboradores

Depois de descobrir quais competências podem decidir o futuro da sua organização, promova a avaliação dos colaboradores para saber quais pontos precisam ser melhorados.

Isso pode ser feito por meio de avaliações de desempenho e pesquisas internas.

Desenvolva ações de treinamento

A gestão por competências requer um programa de treinamento eficaz, que inclua diversos métodos de capacitação e aprendizagem.

Para isso, você pode utilizar diversas estratégias, tais como:

  • Workshops, treinamentos e palestras presenciais
  • Plataformas de e-learning e microlearning
  • Treinamentos gamificados para maior engajamento
  • Mentorias com líderes qualificados
  • Cursos online e presenciais.

Adapte seu recrutamento e seleção

O recrutamento e seleção devem ser alinhados à gestão por competências, de modo que a empresa busque talentos estratégicos para somar habilidades à equipe.

Lembrando que a realocação interna de colaboradores também é essencial, para além da divulgação de vagas externas. 

Monitore os resultados

Por fim, para ter certeza de que a gestão de competências está funcionando na sua empresa, você precisa monitorar métricas de sucesso, ou seja, KPIs do RH.

Algumas das mais utilizadas para isso são a produtividade dos colaboradores, o turnover, o clima organizacional e o Net Promoter Score interno.

Se você quer manter altos níveis de engajamento e promover o ajuste de competências, uma dica é ter um programa de benefícios empresariais coerente, capaz de motivar e reter seus talentos.

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