Refinanciamento de veículo: o que é, como funciona e vantagens

Quer saber mais sobre refinanciamento de veículos? Entenda o que é, como fazer, quantas vezes pode fazer e decida se vale a pena.
4 minutos de leitura
4 minutos de leitura
Pessoa segurando chave de carro na mão com carro ao fundo

Com taxas de juros mais baixas, o refinanciamento de veículos é uma oportunidade de adquirir créditos de maneira mais acessível.

Ao utilizar o carro ou moto como garantia, o cliente ganha acesso a empréstimos de até 90% do valor do veículo.

Confira agora como funciona o refinanciamento de veículo e como essa pode ser uma opção para seu restabelecimento financeiro.

E o melhor: explicamos como se organizar para não deixar de quitar suas parcelas.

Acompanhe!

O que é refinanciamento de veículo?

O refinanciamento de veículos é a modalidade de empréstimo que envolve o automóvel do beneficiário como garantia de pagamento

Com base no valor de mercado do veículo, a instituição financeira concede crédito ao proprietário, sendo que o banco fica em posse do carro ou moto enquanto as parcelas não forem quitadas. 

Por envolver um bem como garantia, este tipo de empréstimo é considerado de baixo risco. Portanto, são concedidas condições vantajosas para o pagamento, como juros reduzidos e parcelamento mais acessível para o cliente.

Veja também como funciona e como fazer um financiamento de veículos.

Como funciona o refinanciamento de veículos?

Juridicamente, o refinanciamento veicular funciona com o modelo de alienação fiduciária

Ou seja, trata-se de uma operação financeira na qual o cliente transfere a documentação do automóvel para o banco, sendo que a devolução da posse ocorre apenas ao fim do pagamento da dívida. 

Os valores concedidos no empréstimo dependem do modelo e ano do veículo, podendo ser liberada a quantia de até 90% do valor de mercado. Além disso, algumas intuições também permitem utilizar automóveis cuja compra tenha sido financiada.

Porém, o carro ou a moto precisam já estar quitados em pelo menos 70% a 80% do valor total. Vale ressaltar que, após fechar o contrato com a credora, o cliente continuará utilizando o veículo de maneira normal para suas atividades cotidianas. 

Contudo, em caso de inadimplência, a instituição financeira poderá recolher o automóvel para quitar a dívida, disponibilizando-o em leilões específicos. 

Não se assuste: com disciplina e organização, é possível quitar todas as parcelas tranquilamente.

Confira agora como fazer um refinanciamento de veículo de maneira segura

Como fazer um refinanciamento de veículo?

Em primeiro lugar, você precisará solicitar às instituições financeiras uma simulação de crédito informando o modelo e ano do veículo. 

Ressalta-se que, como regra geral para todos os refinanciamentos, somente o proprietário poderá solicitar o empréstimo.

Com base na tabela FIPE, a instituição faz uma pré-proposta de empréstimo, sendo que veículos com menos de 10 anos envolvem melhores valores.

Para analisar a pré-proposta, lembre-se de considerar corretamente sua situação financeira. Evite adquirir dívidas maiores do que sua capacidade de pagamento para não perder seu automóvel.

Caso você concorde em dar prosseguimento ao empréstimo, será preciso então apresentar seus documentos pessoais e do veículo, sendo que alguns credores também determinam a necessidade de vistoria presencial. 

Em sequência, será feita a análise de crédito, avaliando principalmente o histórico financeiro do solicitante e seus scores junto aos birôs de crédito.

Assim, se o banco concordar com o refinanciamento, será formalizada a proposta final de valores, contemplando as taxas de juros e condições de parcelamento aprovadas.

Por fim, o valor é depositado em parcela única, dando início ao pagamento das parcelas.

Leia também: Quanto custa manter um carro por mês ou ano no Brasil?

Quantas vezes posso refinanciar meu veículo?

Geralmente, os credores não impõem um limite máximo de uso de um veículo como garantia de refinanciamento.

No entanto, vale lembrar que o automóvel poderá ser refinanciado somente após o pagamento completo do empréstimo anterior. 

Em outras palavras, é possível refinanciar o mesmo veículo várias vezes, desde que não seja ao mesmo tempo.

Vale a pena fazer o refinanciamento de veículo?

Diante das inúmeras opções de crédito disponíveis, é difícil saber qual realmente compensa, não é mesmo?

No caso, para avaliar a possibilidade de refinanciar seu veículo, é importante levar em consideração algumas vantagens, como:

  • Condições de pagamento mais acessíveis, sendo que as taxas de juros e parcelamento costumam ser mais suaves para o bolso do beneficiário;
  • O automóvel pode continuar a ser utilizado livremente, sem interferir na rotina do cliente;
  • Não há necessidade de justificar, para a credora, qual será a utilização do dinheiro, como acontece para outras modalidades de empréstimo.

No entanto, tenha em mente que suas condições financeiras precisam ser suficientes para arcar com o compromisso do parcelamento a cada mês. Esta é a maneira de evitar tornar-se inadimplente e perder o veículo.

Quer saber como se organizar para pagar as parcelas e de quebra tornar suas finanças mais estáveis?

Então confira agora nossas sugestões de planejamento financeiro.

Fique em dia com as parcelas do financiamento

Adquirir crédito é uma oportunidade para que você restabeleça suas finanças pessoais, certo? Portanto, é preciso ter disciplina e organização para que o empréstimo não gere dor de cabeça.

Para não atrasar o parcelamento, siga algumas dicas de organização financeira pessoal:

Além disso, aproveite seu momento de planejamento para estudar sobre educação financeira! Assim, você ficará por dentro das melhores estratégias e abordagens para lidar com o dinheiro de maneira mais saudável.

Organizar sua vida financeira pode parecer difícil no começo, mas os resultados certamente valem a pena. Para tornar mais interessante seu aprendizado sobre gestão de finanças pessoais, acompanhe sempre os artigos do blog Neon.

Aqui, você fica por dentro de todas as novidades e aprende como fazer seu dinheiro render mais.

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 7

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

NEON LOGO
Minutos
Segundos