O Pix é umas das formas mais seguras de enviar e receber dinheiro. Algumas dicas para manter seus dados seguros:
Compartilhamento de Chaves:
O seu CPF, e-mail e número de telefone são dados sensíveis e você não deve divulgá-los para qualquer pessoa, principalmente de forma pública. Só envie essas chaves para pessoas e empresas de sua confiança e, se for enviar por redes sociais, mande via mensagem privada.
Utilize a opção de chave Pix aleatória para pessoas desconhecidas ou quando precisar divulgar a sua chave Pix.
Se perder o acesso ao seu e-mail ou número de telefone, exclua a chave imediatamente, já que ela pode ser usada por outras pessoas.
Pagamento pelo aplicativo:
Quando inserir a chave Pix para fazer um pagamento pelo aplicativo, se atente à tela de confirmação das informações da pessoa ou empresa que irá receber o dinheiro. As informações são: instituição financeira, nome completo, CPF ou CNPJ e valor. Se perceber algo errado cancele a transação.
Golpe do WhatsApp:
Cuidado com pedidos de pagamento ou transferência pelo WhatsApp, sempre busque entrar em contato com a pessoa por outro meio para se certificar de que realmente é ela quem está fazendo o pedido antes de transferir.
Uso indevido de chaves:
Ao identificar que uma das suas chaves Pix foi usada de forma indevida, faça uma reivindicação onde o banco vai entrar em contato com o local no qual foi realizada a transação e informará que a chave pertence a você.
Aqui explicamos quais são todas as medidas de segurança do Pix.