Ambiente de trabalho saudável: características e como criar um

Um ambiente de trabalho saudável faz com que os colaboradores se sintam respeitados e protegidos. Saiba promover na empresa.
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Mulher em pé ao lado de homem, ambos olhando para computador

Um ambiente de trabalho saudável é hoje um requisito de produtividade nas empresas.

Passa longe de ser uma característica restrita aos negócios que se enaltecem como employer branding (marca empregadora), pois independe de seus valores, segmento ou mesmo porte.

Mais do que garantir recursos para o exercício das atividades, estamos falando de espaços que zelam pela saúde e integridade dos colaboradores

Ou seja, tem a ver como a equipe se sente e percebe o seu espaço no dia a dia.

Se você deseja saber mais sobre a importância disso e como promover um ambiente de trabalho saudável na empresa, continue lendo!

O que é um ambiente de trabalho saudável?

Um ambiente de trabalho saudável é aquele que promove o bem-estar físico e mental dos colaboradores, com respeito, comunicação aberta, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, além de oferecer condições adequadas de segurança e oportunidades de desenvolvimento.

Trata-se de uma estratégia da empresa para que seu time se sinta respeitado e protegido em todos os aspectos, com funcionários felizes, engajados e estimulados a contribuir com seu melhor.

E vale dizer que, nessas condições, todos se beneficiam

Os colaboradores se percebem mais tranquilos e confiantes, o desempenho geral das equipes cresce e a empresa encontra resultados melhores em direção a seus objetivos.

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Qual a importância do ambiente de trabalho saudável?

Um ambiente de trabalho saudável é capaz de reduzir o estresse e elevar a satisfação dos funcionários.

Afinal, é muito mais agradável para todos atuar nessas condições do que em meio a conflitos ou desorganização em qualquer nível.

Imagine como é difícil render bem no dia a dia se você vai ao trabalho já desanimado em razão do ambiente que vai encontrar lá.

Não há motivação que resista, não é verdade?

Inclusive, são notórias as taxas de alta rotatividade de funcionários em empresas que oferecem ambientes de trabalho ruins.

Por outro lado, tudo muda quando a rotina profissional é percebida como saudável pelo colaborador.

Como consequência de um bom ambiente, os níveis de engajamento e produtividade sobem, o que conduz a empresa em direção aos seus objetivos e metas.

Por isso, investimentos organizacionais na saúde e qualidade de vida dos trabalhadores são tidos atualmente como fundamentais para o sucesso dos negócios. 

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O que torna um ambiente de trabalho saudável?

Dada a sua complexidade, a construção de um espaço laboral saudável envolve o cuidado com diversos aspectos.

Até mesmo elementos socioculturais podem influenciar diretamente na forma como os colaboradores percebem e vivenciam o ambiente de trabalho. 

É o caso, por exemplo, do respeito das empresas com as tradições e costumes locais.

Embora não exista uma “receita pronta” para tornar um espaço corporativo adequado, é possível realizar ações que certamente melhoram a qualidade de vida dos funcionários em suas rotinas.

Veja algumas delas:

  • Cultura organizacional que contempla explicitamente o cuidado com os colaboradores
  • Infraestrutura adequada, incluindo bons equipamentos e condições de trabalho adequadas
  • Respeito nos relacionamentos entre todos os membros da empresa
  • Segurança física e emocional, promovendo recursos de combate ao assédio
  • Oportunidades de crescimento na carreira, como forma de incentivar o engajamento
  • Equilíbrio entre vida profissional e trabalho, respeitando o devido horário de descanso dos funcionários
  • Salários justos e proporcionais ao mercado
  • Benefícios corporativos atrativos e que estimulem a saúde física e mental de todos.

Vale dizer que a qualidade dos ambientes de trabalho deve ser constantemente monitorada pela empresa, já que não se trata de uma característica estática. 

Uma forma de acompanhar a opinião dos funcionários é promovendo pesquisas de clima organizacional, além de conversas de alinhamento com os gestores. 

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Com base no feedback dos colaboradores, as equipes de RH e os supervisores podem estruturar planos de ações adequados para suprir as necessidades específicas dos trabalhadores.

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Como promover um ambiente de trabalho saudável?

Promover um ambiente de trabalho saudável envolve o compromisso contínuo da empresa com o bem-estar de seus colaboradores.

Como mencionamos, as estratégias adotadas devem ser personalizadas e condizentes com a realidade da organização e com as demandas dos funcionários.

Porém, as seis dicas abaixo são um bom ponto de partida para atingir esse objetivo.

1. Escute os colaboradores

Como é somente a sua equipe que poderá dizer o que está incomodando, a primeira etapa é dar voz aos colaboradores.

Então, fazer o mapeamento do que está minando a qualidade do clima organizacional

Elabore uma lista das sugestões e estabeleça uma ordem de prioridade. 

Assim, as mudanças poderão ser feitas de maneira muito mais ordenada e eficaz.

2. Invista em infraestrutura adequada

Equipamentos ruins, assentos desconfortáveis, climatização desregulada… as falhas na infraestrutura oferecida afetam a motivação dos funcionários. 

E o pior: além de comprometer a qualidade do serviço, esse tipo de problema pode gerar doenças ocupacionais sérias. 

Por isso, vale a pena deixar os espaços físicos mais confortáveis, ergonômicos e seguros para os trabalhadores.

3. Estimule a comunicação aberta

A qualidade das relações é um dos aspectos mais importantes em um ambiente de trabalho saudável.

A empresa deve sempre estimular a harmonia e resolução pacífica dos problemas, mas sem negligenciar as denúncias e reclamações.

É importante que os gestores deixem os colaboradores à vontade para compartilhar suas ideias, preocupações e receios

Quer uma dica? Providencie treinamentos e dinâmicas de grupo sobre comunicação aberta e não-violenta. 

4. Combata a formação de silos

Os silos nada mais são do que as “panelinhas” departamentais, que agem somente em benefício dos interesses do próprio setor.

Combater esse hábito é fundamental para evitar brigas entre equipes e o consequente desgaste do clima organizacional.

Uma estratégia para quebrar os silos é a criação de metas únicas para toda a empresa.

Veja como construir relações sólidas com o team building!

5. Valorize e reconheça os colaboradores

Reconhecer o esforço e conquistas dos funcionários é uma das melhores estratégias para elevar os níveis de satisfação no trabalho.

Essa abordagem inclui desde os elogios cotidianos após as atividades até promoções de cargo pelo desempenho excepcional. 

Mas tenha cuidado ao estimular a competição entre os colaboradores, ok?

Em vez disso, incentive também as conquistas coletivas e elogie os trabalhos em grupo. 

O objetivo é que todos os funcionários trabalhem em união.

6. Ofereça bons benefícios corporativos

Também uma política de benefícios corporativos pode repercutir positivamente na qualidade de vida dos colaboradores. 

Existem muitas opções de serviços que estimulam o bem-estar físico, mental, emocional e até financeiro dos trabalhadores. 

Por exemplo, a consultoria financeira da Neon pode ajudar seus funcionários a combater o desgaste proveniente de problemas com dinheiro.

Funciona assim: nossas equipes especializadas auxiliam os colaboradores da sua empresa a organizar planejamentos de gastos, orçamentos familiares e estratégias para quitar dívidas. 

Aos poucos, a situação financeira dos trabalhadores se regulariza e o estresse que mina o bem-estar desaparece!

Além disso, você também pode oferecer o empréstimo consignado para seus colaboradores, um crédito consciente, mais barato, disponível também para negativados e com orientação de especialistas.

Quer promover um ambiente de trabalho saudável? Conte com a nossa ajuda!

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