Desenvolvimento profissional: importância e como promover

O desenvolvimento profissional é o processo de melhoria contínua das competências relacionadas ao trabalho. Saiba como estimular.
6 minutos de leitura
6 minutos de leitura
Mulher comemorando em frente a computador

Que importância você e a empresa têm dado para o desenvolvimento profissional? Como as competências relacionadas às necessidades do dia a dia no trabalho são estimuladas?

Pense a respeito, pois esse é um tema de grande importância para negócios e seus colaboradores .

Contemplando o aprendizado técnico e também a ampliação de habilidades sociocomportamentais, o desenvolvimento profissional é indispensável para promover competitividade e inovação no mercado. 

Ao incentivar a capacitação dos funcionários, as empresas investem em entregas de maior qualidade e também fortalecem a capacidade de gestão de crises.

Neste texto, explicamos tudo sobre como estimular o desenvolvimento dos trabalhadores e mostramos o papel fundamental do RH nesse contexto.

Confira!

Banner Com Cta Para Conhecer Mais Sobre Os Benefícios Empresariais Neon

O que é desenvolvimento profissional?

O desenvolvimento profissional é o processo de melhoria contínua das competências relacionadas ao desempenho no trabalho. 

Ou seja, estamos falando de aprendizados fundamentais para o sucesso na carreira, levando em conta as expectativas e metas do próprio trabalhador, alinhadas aos objetivos da empresa.

De modo geral, o processo inclui o aprimoramento de habilidades técnicas, conhecidas como hard skills, assim como das características sociocomportamentais, as soft skills.

As hard skills são aprimoradas com cursos, treinos, certificações e experiência prática. 

É o caso, por exemplo, de um funcionário que estuda para dominar certas ferramentas e softwares essenciais para seu setor de atuação. 

Por sua vez, as soft skills são trabalhadas principalmente em um contexto de autoconhecimento, considerando aspectos de inteligência emocional.

Isso porque a capacidade de gerenciar adequadamente as próprias emoções ajuda os colaboradores a se relacionarem melhor com seus colegas de trabalho, o que muitas vezes acontece por meio da comunicação empática e assertiva.

Conheça as características do trabalhador 4.0 e como se tornar um.

Qual a importância do desenvolvimento profissional nas empresas?

Do ponto de vista do trabalhador, os impactos do desenvolvimento profissional vão além da simples ascensão na carreira.

Inclusive, o maior prêmio pode estar na satisfação e na felicidade no trabalho

Afinal, estamos falando de um processo que envolve o crescimento pessoal e a realização de sonhos, o qual leva à construção de uma boa condição financeira.

Por sua vez, os empregadores também saem ganhando, já que os funcionários felizes são os mais comprometidos com as entregas de qualidade. 

Um estudo da Saïd Business School (que você pode consultar aqui, em inglês) sugere, inclusive, que eles são 13% mais produtivos nessa condição.

Como resultado, as empresas não só se aproximam de suas metas, como também estabelecem um ambiente de trabalho positivo e inovador, fundamental para a retenção de talentos.

Na prática, a redução da rotatividade de funcionários gera impactos benéficos também para as finanças corporativas, uma vez que são reduzidos os custos operacionais de novas contratações. 

Veja como resolver o problema da rotatividade na empresa!

Exemplos de pontos de desenvolvimento profissional

A avaliação periódica de desempenho é uma forma de compreender se os colaboradores estão evoluindo profissionalmente e como isso acontece. 

Por meio de formulários e entrevistas one-on-one (entre líder e liderado), o gestor pode listar uma série de características do funcionário, tanto em aspectos técnicos quanto sociocomportamentais. 

A partir daí, consegue propor ações que objetivam o seu desenvolvimento.

Veja a seguir quais são os principais pontos a serem avaliados pelas empresas:

  • Nível atual de conhecimento técnico
  • Proatividade na busca por certificações e cursos para sanar lacunas nas hard skills
  • Habilidades de comunicação intra e interdepartamentais
  • Qualidade do trabalho em equipe
  • Senso de urgência e gestão de crises
  • Engajamento com o propósito da empresa, incluindo a apresentação de ideias e sugestões para melhoria de processos
  • Habilidade de liderança e motivação dos colegas de trabalho.

Qual o papel do RH no desenvolvimento profissional dos colaboradores?

O RH é responsável por orquestrar o apoio da empresa ao processo de desenvolvimento profissional dos colaboradores. 

Ou seja, a gestão de recursos humanos é fundamental para garantir as ferramentas, recursos e oportunidades necessárias para o aprendizado contínuo necessário à evolução na carreira.

A seguir, listamos alguns exemplos de atividades do RH nesse contexto:

  • Criação de modelos para orientar a gestão de desempenho dos funcionários
  • Realização de treinamentos sobre temas de comunicação e trabalho em equipe
  • Oferta de mentorias para profissionais de destaque, de forma a melhor direcioná-los na progressão de carreira
  • Organização de processos seletivos internos, para garantir boas oportunidades para os colaboradores que já fazem parte da empresa
  • Definição clara e bem estruturada dos caminhos de plano de carreira
  • Gerenciamento de programas corporativos de apoio à educação, como bolsa de graduação ou especialização.

Aproveite para saber como implementar o RH 4.0. em sua empresa!

Como estimular o desenvolvimento profissional dos colaboradores?

O desenvolvimento de um colaborador é resultado tanto de seus próprios esforços quanto do apoio do empregador.

Veja a seguir como a empresa pode manter o funcionário focado em seu crescimento profissional e, inclusive, oferecer caminhos para isso.

Crie planos de desenvolvimento individual

O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é uma ferramenta importante para identificar pontos de melhoria e traçar objetivos profissionais claros para o colaborador. 

Inclusive, essa abordagem pode fazer parte do processo de gestão de desempenho, com a elaboração do PDI em parceria com o próprio supervisor.

Para organizar planos eficazes, comece identificando as metas profissionais e áreas de interesse do funcionário.

Em seguida, faça a análise de todos os pontos de desenvolvimento profissional definidos como fundamentais para a cultura organizacional da empresa. 

Considerando a situação atual do colaborador, crie um cronograma com atividades que serão importantes para o crescimento do funcionário. 

Isso vale desde aprender um novo idioma, resolver algum problemas da empresa ou até mesmo se inscrever em uma pós-graduação.

Estimule a cultura de aprendizado

O desenvolvimento profissional envolve um processo de aprendizado contínuo, já que as ferramentas e recursos tecnológicos corporativos estão em constante atualização. 

O papel da organização, nesse contexto, é conscientizar os funcionários sobre a importância do estudo e da aquisição de novas habilidades. 

Isso pode ser feito por meio de incentivos à participação em cursos, workshops, capacitações acadêmicas e outros programas de desenvolvimento.

Dica: organize dinâmicas de troca de experiências entre os colaboradores para fortalecer a cultura de aprendizado e também incentivar o engajamento e a colaboração das equipes.

Veja os benefícios e saiba como implementar a educação corporativa.

Implemente programas de mentoria

Outra dica é a criação de programas de mentoria nos quais alguns supervisores orientam funcionários que se candidataram para a experiência.

Além de conselhos e treinamentos técnicos, os mentores podem estipular pequenas atividades práticas e fornecer feedback construtivo para ajudar no desenvolvimento profissional dos “mentorados”.

Ao final de determinado período, é feita uma avaliação geral para identificar os avanços e readequar o planejamento de mentoria.

Ofereça boas oportunidades de carreira

Seria no mínimo contraditório se a empresa estimulasse o desenvolvimento dos funcionários e não oferecesse melhores cargos, não é mesmo?

Inclusive, garantir planos bem definidos de progressão na carreira é um dos aspectos fundamentais para a retenção de talentos, já que os colaboradores bem qualificados podem se sentir frustrados em um ambiente sem perspectiva de melhores posições e salários.

Nesse contexto, as políticas internas de promoções também são necessárias para que os colaboradores se sintam reconhecidos e estimulados a manter o aprendizado profissional.

Incentive práticas de autoconhecimento

Incentivar o autoconhecimento é uma abordagem que deve ser feita de maneira suave e transparente, sem imposições ou cobranças. 

Basicamente, as empresas podem começar com pequenos workshops que propõem assuntos reflexivos, como forma de incentivar os colaboradores a olharem para suas necessidades e desafios pessoais

A longo prazo, os empregadores também podem investir na saúde mental dos funcionários, oferecendo convênios com plataformas de atendimento psicológico. 

Inclusive, esse é um ótimo exemplo de benefício corporativo que de fato faz a diferença na vida dos trabalhadores.

Como criar um programa de desenvolvimento profissional?

O programa de desenvolvimento profissional é o conjunto de atividades focadas na capacitação do funcionário, seja de hard ou soft skills.

Um exemplo desse tipo de planejamento são os programas de mentoria que explicamos anteriormente. Além disso, também há treinamentos de liderança e certificações de Seis Sigma, como Green Belt e Black Belt.

Seja qual for a metodologia que melhor combine com seu negócio, siga estes passos para criar um programa de desenvolvimento profissional:

  • Avalie as necessidades da empresa e defina os tipos de habilidades a serem trabalhadas
  • Entre em contato com os gestores e identifique o número de vagas necessárias para o programa
  • As atividades podem ser organizadas pelo próprio RH ou por parceiros certificados
  • Proponha que os participantes do programa apliquem o conhecimento teórico na resolução de algum problema real da empresa, como um “projeto de conclusão” do treinamento
  • Organize reuniões para que os colaboradores compartilhem as experiências do programa com seus colegas, incentivando-os a participar das edições seguintes do programa.

Lembre que as iniciativas de desenvolvimento profissional devem ser acompanhadas de estímulos motivacionais. 

Uma ótima dica é oferecer aos colaboradores benefícios corporativos flexíveis de fato úteis.

Por exemplo, o programa de benefícios da Neon oferece consultoria para que os colaboradores organizem seu controle financeiro pessoal.

Os especialistas da Neon ajudam a planejar seus gastos, de modo a juntar uma boa reserva, definir metas e realizar sonhos.

Que tal ajudar a garantir o desenvolvimento profissional do seu time? 

Saiba como funciona a Neon Benefício!

O benefício que você estava procurando, RH

Um conjunto de soluções financeiras pensadas especialmente para resolver os problemas do trabalhador brasileiro, com total praticidade para o RH.

O propósito da Neon é criar caminhos por uma vida financeira melhor para todos os brasileiros. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Tags:
Picture of Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

Logo Neon Azul