Controle financeiro pessoal: dicas para economizar dinheiro

Quer saber como fazer um controle financeiro pessoal? Entenda a importância da prática e veja dicas para fazer isso de forma leve e prática.
5 minutos de leitura
5 minutos de leitura
Mão colocando moeda em porquinho

Muitas pessoas acreditam que o controle financeiro pessoal é uma tarefa difícil ou até mesmo sofrida de fazer.

Dá trabalho? No início até pode dar, mas seguindo algumas dicas e usando ferramentas, você consegue tirar de letra — e, de quebra, cuida melhor do seu dinheiro.

Neste texto, a gente conta que é possível administrar suas finanças de maneira leve e prática! Também listamos diversos aplicativos e dicas práticas para manter seu orçamento impecável.

Avance na leitura e saiba tudo sobre como fazer um bom controle financeiro pessoal.

O que é controle financeiro pessoal?

O controle financeiro pessoal é a estratégia de organizar e monitorar o próprio dinheiro, listando todas as receitas e despesas de um determinado período.

Trata-se de uma das práticas de educação financeira mais recomendadas, uma vez que permite o desenvolvimento de uma relação mais saudável e consciente com o dinheiro. 

Existem diversas abordagens para organizar o controle financeiro, e entre elas está a criação e atualização de planilhas de gastos.

Para utilizar essa ferramenta, basta listar todas as movimentações bancárias, adicionando também informações específicas, como notas fiscais e valores envolvidos. 

Dessa forma, você poderá visualizar muito mais facilmente os gargalos do seu orçamento, identificando os gastos desnecessários, assim como oportunidades de investimentos para fazer o seu dinheiro render mais.

Conheça as três fases do controle financeiro pessoal e saiba em qual delas você está!

Qual a importância do controle financeiro pessoal?

A importância do controle financeiro pessoal vai além de simplesmente garantir o saldo no azul, o que já representa um benefício e tanto.

A longo prazo, ter mapeadas as suas movimentações bancárias permite maior tranquilidade pessoal e uma vida financeira muito mais saudável.

Isso é possível porque o controle das finanças ajuda a:

  • Identificar e controlar hábitos de consumo prejudiciais, como compras por impulso;
  • Fazer o dinheiro render mais, aplicando uma quantia todo mês;
  • Prevenir problemas financeiros, já que será possível notar sinais de alerta nas planilhas que indicam potencial descontrole financeiro;
  • Resolver problemas financeiros já existentes por meio de um bom gerenciamento dos recursos para poder quitar as dívidas.

Apesar de soar complexo, manter o controle financeiro não é um bicho de sete cabeças.

Afinal, existem inúmeras ferramentas para facilitar a sua vida, como as planilhas de controle, que vamos ver agora.

Planilha de controle financeiro pessoal

Planilhas de controle financeiro são tabelas que organizam as informações de despesa e receitas. Ou seja, servem para registrar ganhos e gastos.

É possível criá-las de inúmeras maneiras, utilizando desde os materiais mais simples até as ferramentas mais complexas.

Um formato que costuma ser muito acessível é a planilha elaborada no Excel e que pode ser utilizada também no Google Planilhas.

Nela, é possível personalizar as informações conforme as suas demandas pessoais. 

Se você tem dúvidas ou não se sente à vontade para elaborar seu próprio arquivo, temos uma ótima notícia: a Neon tem um modelo gratuito para você baixar e começar a usar.

Basta fazer o download e começar a preencher com as suas informações, registrando todas as despesas e receitas, por menor que sejam.

É assim que você vai ter um controle financeiro pessoal completo e muito fiel.

Muito prático, não é mesmo? Baixe a sua agora mesmo!

Apps de controle financeiro pessoal

Utilizar aplicativos de controle financeiro também é uma excelente estratégia, principalmente para quem tem uma rotina muito agitada e não consegue alimentar manualmente as planilhas de gastos.

Afinal, os programas são sincronizados com as informações bancárias em segundos, emitindo automaticamente tabelas e gráficos organizados de suas receitas e despesas.

Além da praticidade em analisar o andamento das métricas de controle financeiro, os aplicativos também permitem o monitoramento em tempo real de todas as suas movimentações bancárias.

Confira agora alguns dos apps mais utilizados:

Neon

Sim! O app Neon também pode ser utilizado para o seu controle financeiro pessoal, pois conta com o Saldo Inteligente, um recurso feito para classificar automaticamente suas transações.

Dessa forma, fica muito mais fácil acompanhar para onde seu dinheiro está indo, quais categorias comprometem mais o seu orçamento e traçar planos para melhorar seu controle financeiro. 

Experimente agora mesmo! 

Banner Horizontal Com Cta Para Saldo Inteligente Neon

Mobills

Trata-se de um dos mais premiados aplicativos de controle financeiro, com mais de 5 milhões de downloads realizados na Google Play Store.

O Mobills oferece diversas funcionalidades que garantem muita praticidade na rotina de organização financeira pessoal.

Por exemplo, é possível customizar os gráficos gerados, além de emitir notificações e avisos referentes a todas as contas cadastradas.

Disponível para download em dispositivos Android e iOS.

Organizze

O app Organizze é conhecido pela sua interface amigável, permitindo fácil navegação pelas suas funcionalidades.

Afinal, por ser um aplicativo brasileiro, seu desenvolvimento está muito alinhado às necessidades específicas dos clientes do país.

Disponível para download em dispositivos Android e iOS.

Minhas Economias

O app Minhas Economias também é muito utilizado pelos brasileiros, contando mais de 1 milhão de downloads na Play Store.

Trata-se de app 100% gratuito, com inúmeras funcionalidades práticas e bem estruturadas. 

Disponível para download em dispositivos Android e iOS.

Aprenda a montar seu planejamento financeiro pessoal de maneira rápida e econômica.

4 dicas de controle financeiro pessoal

Até aqui, vimos que cuidar das suas finanças pessoais pode ser mais fácil, não é mesmo?

E fica ainda melhor quando você adota as dicas abaixo!

1. Mantenha o equilíbrio

Organizar suas finanças significa garantir uma vida mais tranquila. Por isso, não faz sentido estabelecer objetivos financeiros irreais, bem como cortes de gastos apertados demais.

Ao ser exagerado nas metas de controle financeiro, você pode causar uma ansiedade desnecessária e tornar a missão muito mais difícil.

O segredo é manter o equilíbrio nos gastos, gerenciando de forma realista as despesas do cotidiano.

Não é preciso deixar de sair com os amigos para sempre: basta você fazer o planejamento das compras conforme o orçamento pessoal disponível.

O método 50-30-20, por exemplo, recomenda manter os gastos supérfluos por volta de 30%. Assim, você continua realizando as coisas que você gosta sem afetar sua saúde financeira.

2. Compare os preços

Criar o hábito de cotar valores antes de realizar uma compra é extremamente saudável para manter o controle financeiro.

Com essa prática, você treina a paciência e o raciocínio estratégico, evitando compras por impulso.

Se achar necessário, elabore planilhas com os preços de cada loja. Assim, será mais fácil visualizar qual o melhor local para adquirir seu produto, considerando também o valor de frete e as opções de meios de pagamento.

3. Tome cuidado com o cartão de crédito

Se utilizado com inteligência, o cartão de crédito facilita a vida de grande parte dos consumidores.

No entanto, é preciso estar atento para não gastar demais, acabar pagando o mínimo da fatura e gerar superendividamento.

Por isso, sempre que tiver saldo disponível, dê preferência para pagamentos no débito ou no Pix. Deixe o crédito para situações de imprevistos ou para parcelamento de gastos elevados.

Entenda se pagar conta no cartão de crédito vale a pena.

4. Monte sua reserva de emergência

Todos nós estamos sujeitos a imprevistos a qualquer momento. Dessa forma, é essencial manter uma reserva financeira para situações emergenciais. 

Apesar de muitas pessoas pensarem na poupança para essa finalidade, existem opções muito mais interessantes e rentáveis para guardar dinheiro com segurança.

Por exemplo, é possível investir em renda fixa na modalidade de CDB. O rendimento é superior ao da poupança e você pode retirar a quantia a qualquer momento, já que se trata de uma aplicação com liquidez diária.

Conheça como funciona o CDB Neon!

Agora, se você quer aliar as vantagens da renda fixa aos benefícios do cartão de crédito, temos mais uma dica. O programa Viracrédito Neon é a solução perfeita!

Com o Viracrédito, você aumenta o limite do cartão de crédito no mesmo valor que foi investido em CDB. Ou seja: se você investir R$ 10, você poderá aumentar seu limite em R$ 10 também.

Conheça o Viracrédito agora mesmo! 

Banner Com Cta Para Viracrédito Neon

São muitas as possibilidades de tornar seu controle financeiro pessoal mais leve, certo?

Se gostou do artigo, aproveite para ler também 7 dicas para desenvolver inteligência emocional nas finanças.

Você verá como sua relação com o dinheiro tem tudo para ficar mais saudável!

O propósito da Neon é criar caminhos por uma vida financeira melhor para todos os brasileiros. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 47

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Picture of Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

NEON LOGO