Gratificação: o que é, tipos, vantagens e quando oferecer

Gratificação é uma forma de remuneração adicional como reconhecimento ou incentivo ao funcionário. Entenda como usar a estratégia.
5 minutos de leitura
5 minutos de leitura
Mulher comemorando em frente a computador

Que tal fazer da gratificação uma forma de incentivo ao seu time?

Essa é uma estratégia capaz de motivar os colaboradores, aumentar a produtividade e contribuir até mesmo para a retenção de talentos.

Ao promover o bem-estar financeiro das equipes, empresas ficam mais próximas de seus objetivos, estimulando um ambiente reconhecido como bom de se trabalhar.

Isso porque o pagamento extra valoriza o esforço e dedicação dos colaboradores, gerando impacto positivo no clima organizacional. Como resultado, o próprio empregador se beneficia da satisfação dos funcionários, obtendo entregas de melhor qualidade.

Continue lendo para saber tudo sobre o assunto: como funciona a gratificação, seus tipos, vantagens e as modalidades mais comuns no mercado.

O que é gratificação?

Gratificação é uma remuneração adicional oferecida ao funcionário além do salário base como forma de reconhecimento ou incentivo por seu desempenho, dedicação ou cumprimento de metas específicas. 

Pode ser concedida de forma espontânea pela empresa ou prevista em contrato, tendo como objetivo motivar o colaborador e recompensar esforços excepcionais. 

Dessa forma, além do aspecto de reconhecimento profissional, a gratificação pode ser concedida simplesmente como incentivo às equipes que assumiram tarefas e responsabilidades a mais, por exemplo. 

O benefício pode ser pago em dinheiro ou outras formas, como bônus, prêmios ou comissões.

Tipos de gratificação

As gratificações podem ser planejadas de diferentes maneiras, seja com base em critérios jurídicos e causais, ou levando em conta fatores como a sua periodicidade.

Há, inclusive, divergências teóricas no meio jurídico em relação a certas categorias.

Para compreender melhor, explicamos abaixo quais são as modalidades mais encontradas no mundo corporativo.

Gratificações legais

Determinados pagamentos adicionais estão previstos em lei

É o caso, por exemplo, da gratificação obrigatória do décimo terceiro e o valor extra para funções de confiança.  

Além disso, existem leis trabalhistas que regulamentam as gratificações de determinadas profissões.

É o caso, por exemplo, dos radialistas que acumulam responsabilidades além das previstas em contrato, sendo que a recompensa funciona como um acréscimo na remuneração. 

Gratificações ajustadas

É comum encontrarmos a modalidade conhecida como “ajustada”, cujo significado levanta divergências entre os profissionais do Direito. 

Em termos genéricos, podemos dizer que se tratam de pagamentos adicionais que não estão explícitos na lei, sendo que a sua concessão pode ser feita pelo empregador espontaneamente ou por determinação contratual

Esse tipo de categoria pode ser concedido de maneira pontual ou periódica.

Gratificações pontuais ou periódicas

O critério da frequência também pode servir para distinguir as gratificações:

  • Modalidade pontual: pagamento feito de maneira isolada, atrelado a acontecimentos específicos;
  • Modalidade periódica: os valores são depositados com regularidade, seguindo padrões mensais, trimestrais ou mesmo anuais.

Entenda como calcular o salário líquido.

Outras formas de gratificações

Dependendo da causa pela qual o funcionário é premiado, as gratificações também podem ser classificadas de maneiras distintas.

Veja só os tipos mais frequentes:

  • Gratificação por acúmulo de função: como já mencionamos no caso dos radialistas, o pagamento extra pode ser feito no contexto de recebimento de tarefas além da descrição do cargo
  • Gratificação por eventos: feita por conta de acontecimentos gerais, como conquistas da empresa, festividades ou até pelo aniversário do colaborador
  • Gratificação por tempo de serviço: adicional pago a funcionários com determinado tempo de casa
  • Gratificação por balanço: os resultados econômicos da companhia podem ser traduzidos em recompensas aos funcionários, como é o caso do PLR (Programa de Participação nos Lucros e Resultados).

Leia também o artigo: Como calcular os reajustes salariais?

Como funciona a gratificação salarial?

Como vimos, as gratificações são pagas toda vez que algum critério previamente definido é atingido.

Seja qual for a categoria, o pagamento deve seguir obrigatoriamente as instruções gerais das leis trabalhistas, em especial no que se refere à tributação adequada. 

No caso da gratificação possuir natureza salarial, o valor integrará a base de cálculo do Imposto de Renda (IR) e da contribuição ao INSS.

Além disso, se o pagamento for recorrente, sua retirada pode ser vista como uma prática lesiva aos funcionários. 

Por isso, uma vez criada a periodicidade, a suspensão da gratificação poderá ser vetada.

Quando oferecer gratificação a um funcionário? 4 exemplos

Agora que você conhece as particularidades do assunto, é hora de saber quando colocar a gratificação em prática.

Confira quatro situações em que o pagamento adicional pode ser uma boa ideia para a empresa e seus funcionários.

1. Datas simbólicas da empresa

As comemorações corporativas são eventos ou festividades organizadas para celebrar marcos importantes, como o aniversário de inauguração da empresa.

Além de reconhecer as conquistas coletivas, a gratificação nesse caso promove a integração entre os colaboradores, que se sentem motivados por fazer parte da instituição. 

Por falar em integração, entenda como funcionam as dinâmicas de grupo.

2. Conclusão de projetos especiais

Ainda que as gratificações não precisem estar necessariamente vinculadas a metas, vale a pena celebrar a dedicação dos colaboradores envolvidos em projetos difíceis.

Vale dizer que as modalidades coletivas são fundamentais para evitar competições internas, bem como o desânimo dos funcionários. 

Afinal, todos os envolvidos recebem reconhecimento, fortalecendo a união das equipes.

3. Longevidade no serviço

Vimos que uma das categorias de gratificação são as concedidas por tempo de serviço

Por exemplo, o empregador pode celebrar os 5, 10, 15 ou até 20 anos de contratação do funcionário, reconhecendo o valor de sua lealdade.

4. Incentivo a ideias inovadoras

Por fim, permita que os colaboradores sejam coletivamente proativos e sugiram novas ideias de produtos, serviços ou até de melhorias nos procedimentos operacionais diários. 

As equipes com as melhores ideias podem receber valores pontuais de gratificação.

Saiba como estimular o senso de dono nos trabalhadores.

Quais os benefícios da gratificação?

Engana-se quem pensa que a gratificação surte impactos positivos apenas para os colaboradores.

O bem-estar financeiro promovido pelo pagamento adicional também traz importantes benefícios para o próprio empregador, uma vez que a prática incentiva melhores índices de produtividade e de comprometimento com as metas corporativas.

A seguir, listamos as vantagens da gratificação para a empresa.

Atração e retenção de talentos

Não tenha dúvidas: as boas recompensas podem ajudar a chamar a atenção dos melhores profissionais no mercado, além de motivar a permanência dos talentos já contratados.

Afinal, a política de reconhecimento e valorização dos esforços serve como estímulo para os colaboradores de destaque que querem crescer na carreira.

Como resultado, a empresa melhora a qualidade do capital humano e aumenta sua competitividade no mercado.  

Fortalecimento da imagem corporativa

A própria retenção de talentos eleva a competitividade da empresa, que conquista o respeito dos demais concorrentes. 

Além do mais, a reputação de bom empregador pode contribuir para a solidez da organização no contexto do mercado financeiro, especialmente se houver abertura para capital externo.

Melhoria do clima organizacional

A satisfação financeira influencia diretamente a tranquilidade dos colaboradores. 

Assim, por conta do bem-estar geral, as gratificações estimulam um ambiente de trabalho mais positivo e harmônico, essencial para um melhor desempenho das equipes.

Aqui explicamos mais sobre a importância do bom clima organizacional.

Além das gratificações, a adoção de políticas de benefícios corporativos é outra forma de promover uma boa experiência dos trabalhadores na empresa.

Nesse contexto, a consultoria financeira da Neon pode ser sua aliada na promoção de bem-estar dos colaboradores.

Com o atendimento de especialistas, os seus funcionários aprendem a lidar melhor com o dinheiro, quitando dívidas e organizando bons planejamentos de gastos.

Invista em gratificações, mas não esqueça dos benefícios corporativos!

Conheça a consultoria financeira da Neon Benefício!

O benefício que você estava procurando, RH

Um conjunto de soluções financeiras pensadas especialmente para resolver os problemas do trabalhador brasileiro, com total praticidade para o RH.

O propósito da Neon é criar caminhos por uma vida financeira melhor para todos os brasileiros. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Tags:
Picture of Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

Logo Neon Azul