O débito automático ajuda a manter suas contas em dia e não perder nenhuma data de vencimento.
Com esse recurso, você pode programar o pagamento das suas contas, boletos e faturas e não ter mais preocupações com essas obrigações na sua rotina.
Por outro lado, é preciso ser bem organizado para não perder o controle financeiro e ficar de olho nos riscos desse recurso.
Neste artigo, você vai aprender tudo sobre o débito automático e conhecer melhor seus prós e contras.
Leia com atenção e veja quando vale a pena usar.
O que é débito automático?
Débito automático é um recurso que permite programar o pagamento de contas e faturas.
Ele é oferecido por bancos, fintechs e outras instituições financeiras que trabalham com depósitos à vista e pagamentos.
No Brasil, o débito automático foi criado em 1992, autorizado inicialmente para contas de consumo como água, luz, gás e telefone.
A função foi criada para facilitar o pagamento de contas em dia, pois não requer nenhuma ação do consumidor para a quitação do título.
Basta programar o débito automático por meio do internet banking ou aplicativo da instituição para que a conta seja paga automaticamente na data selecionada.
Hoje, já é possível pagar boletos de mensalidades, faturas de cartão de crédito, guias de impostos, entre outros títulos com esse recurso.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, 51% dos brasileiros mais jovens fazem pagamentos com débito automático.
A tendência é que esse percentual cresça com o avanço dos pagamentos digitais, pois é uma das formas mais práticas de manter as contas em dia, e evitar multas e juros por atrasos.
Como funciona o débito automático em conta?
O débito automático em conta funciona de maneira muito simples:
- O cliente verifica em sua conta corrente se o serviço de débito automático está disponível para a conta, fatura, ou boleto desejado
- O cliente seleciona a opção de débito automático e escolhe a data de pagamento da conta que será repetida todos os meses (pode ser a data de vencimento ou uma data anterior)
- O cliente confirma a operação
- O valor da conta ou boleto é debitado automaticamente da conta corrente do cliente na data escolhida.
Lembrando que nem todas as instituições financeiras trabalham com o recurso de débito automático.
No entanto, aquelas que oferecem o serviço costumam simplificar o acesso a ele e oferecê-lo para o cliente como meio de pagamento.
Qual é a diferença entre DDA e débito automático?
DDA é a sigla para Débito Direto Autorizado, que não é a mesma coisa que débito automático.
A principal diferença é que o DDA serve para verificar todos os boletos emitidos em seu CPF ou CNPJ, enquanto o débito automático automatiza o pagamento de contas e faturas.
Dessa forma, você pode usar o serviço de DDA para conferir todos os boletos pendentes para pagamento no seu app bancário e, se quiser, pagá-los na hora.
Já no débito automático, você programa cada conta ou fatura individualmente e escolhe quando o pagamento será realizado.
Quais as vantagens do débito automático?
Há boas razões para usar o débito automático.
A seguir, listamos as suas principais vantagens.
Contas sempre em dia
Uma das vantagens mais importantes do débito automático é que ele ajuda a manter as contas sempre em dia.
Afinal, na correria do dia a dia, você pode acabar esquecendo de pagar um boleto ou conta, mesmo que esse processo seja feito rapidamente pelo app do banco ou internet banking.
E basta perder uma data de vencimento para ter que lidar com inconvenientes como multas e juros, além de perder pontos no seu score por distração.
O débito automático previne essas situações, pois o valor é debitado da conta automaticamente na data escolhida.
Lembrando que, quando a data de vencimento ou data de pagamento programada caem em um fim de semana ou feriado, o débito automático pode ser antecipado para o dia útil anterior.
Dessa forma, você nunca tem problemas com o pagamento de contas em dia e consegue fugir da inadimplência.
Menos preocupação com finanças
Outro benefício do débito automático é ter uma preocupação a menos na organização financeira pessoal.
Isso porque, com tantas contas e boletos que temos hoje em dia, fica difícil lembrar da data de vencimento de cada um e fazer todos os pagamentos em dia.
Você pode usar recursos como agendas digitais e programar notificações para se lembrar desses títulos, mas é muito mais fácil deixar o débito automático previamente agendado.
Assim, você pode se concentrar em questões mais importantes do planejamento financeiro, como o acompanhamento de ganhos e gastos mensais.
Para complementar o débito automático, você também pode utilizar a nossa planilha de gastos mensais.
Nela, você insere os valores das suas despesas e todos os cálculos são feitos automaticamente. Dessa forma, fica mais fácil manter o controle das suas contas.
Sem custos adicionais
Para fechar, uma grande vantagem do débito automático é que, na maioria das instituições financeiras, o serviço é totalmente gratuito.
Você não paga nada para programar o pagamento das contas autorizadas pela instituição.
Além disso, pode fazer isso rapidamente pela internet, usando a função no internet banking ou app da sua conta.
Evita o pagamento repetido de boletos
O débito automático também evita o pagamento de boletos em duplicidade.
Na realidade, como hoje os boletos são registrados, o próprio app bancário avisa quando você tenta pagar um título duas vezes.
No entanto, com o débito automático, você não precisa nem passar pela situação de ter o pagamento recusado para descobrir que está cometendo um erro.
Basta agendar o pagamento e deixar que o aplicativo resolva.
Desvantagens do débito automático
Por outro lado, o débito automático também tem suas desvantagens.
Veja algumas situações que afastam usuários do serviço.
Risco de cobrança indevida
Quando você programa o pagamento de um título no débito automático, não há como cancelar a operação após a liquidação do valor na sua conta.
Então, se por acaso houver algum erro no valor do boleto, conta ou fatura agendada e você não perceber a tempo, pode sofrer uma cobrança indevida.
É claro que, nesses casos, a empresa ou concessionária responsável pelo erro deve fazer o estorno e resolver a situação.
Porém, a dor de cabeça pode ser maior no débito automático, pois é muito mais fácil corrigir um boleto com valor errado antes de seu pagamento do que ter que fazer a devolução do dinheiro.
Sem contar a inconveniência dos prazos de estorno praticados por cada empresa.
Aproveite para saber tudo sobre o estorno no cartão de crédito!
Probabilidade de saldo insuficiente
Outro problema comum do débito automático é não ter saldo suficiente em conta na data de liquidação do título.
Nesse caso, o que normalmente acontece:
- A conta não é paga por falta de saldo e ficar atrasada;
- A conta é debitada do cheque especial, se você tiver essa modalidade de crédito disponível, implicando na cobrança de juros altíssimos;
- O banco aciona o adiantamento ao depositante, que também tem uma tarifa altíssima, caso você tenha autorizado esse serviço.
A situação pode piorar se a conta não for paga por falta de saldo e você não perceber esse problema, deixando a pendência se arrastar.
Nesse caso, o efeito dos juros pode multiplicar o valor devido e você pode ter problemas com o cancelamento de serviços e até a negativação do CPF.
Como saber se meu nome está sujo e como limpá-lo?
Perda de controle financeiro
Em tese, colocar as contas em débito automático ajuda você a pagar tudo em dia, mas também atrapalha o controle financeiro.
Isso porque você pode acabar se esquecendo dos boletos que não estão com pagamento programado.
Além disso, como o pagamento é feito automaticamente na conta, fica mais fácil se esquecer de determinados gastos e deixar de incluí-los no seu orçamento mensal.
Dessa forma, é preciso ter uma organização excelente para usar o débito automático sem correr esses riscos.
Débito automático vale a pena?
O débito automático vale a pena, principalmente, para despesas fixas do seu orçamento.
Ou seja, para aquelas contas que você paga todo mês, assim que recebe seu salário, como conta de água, conta de luz e fatura de internet, TV e telefone.
Isso porque, em geral, as empresas que prestam esses serviços são mais confiáveis e você já está habituado ao valor pago todo mês.
Além disso, é mais fácil conciliar a data de pagamento com o recebimento do salário, para garantir que sempre haja saldo suficiente no dia da liquidação.
Como cadastrar débito automático?
Cadastrar o débito automático na sua conta é simples e rápido, se a instituição oferecer esse serviço.
Veja a seguir os passos mais comuns.
1. Verifique se o serviço está disponível
Antes de cadastrar o débito automático, verifique se o serviço está disponível na conta da instituição.
Para isso, você pode procurar a opção nos serviços listados no internet banking ou entrar em contato com a central de atendimento da instituição.
2. Faça login na sua conta
Para cadastrar o débito automático, você precisa entrar na sua conta com login, senha e etapa de verificação exigida, como um código ou token.
Afinal, é necessário garantir a autenticidade e a segurança de uma operação tão importante para suas finanças.
3. Selecione a opção de débito automático
No sistema da sua conta, você terá uma opção para cadastrar débito automático.
Ao selecioná-la, você poderá visualizar quais contas permitem o uso do recurso.
Então, basta escolher os títulos para os quais você quer programar o débito automático.
4. Escolha a forma de pagamento
Algumas instituições já permitem que seus clientes escolham entre o débito automático em conta corrente ou no cartão de crédito.
Dessa forma, você evita o problema da falta de saldo na data de liquidação do título — desde que tenha limite de crédito no cartão.
5. Confirme a opção
Por fim, basta confirmar a opção de débito automático para as contas selecionadas.
Outra forma de cadastrar o débito automático é fornecendo seus dados bancários no momento da contratação do serviço, como acontece com algumas concessionárias de serviços de telecomunicações.
Débito automático não debitou, e agora?
O débito automático pode falhar devido a problemas com a instituição financeira ou com a empresa que emitiu o boleto.
Quando o valor não é pago na data devida, você deve verificar de quem é a responsabilidade: do banco que não debitou ou da empresa que não enviou a ordem de débito.
Em ambos os casos, é preciso responsabilizar a empresa ou instituição financeira por eventuais prejuízos causados, como multa e juros por atraso ou perda de desconto de pontualidade.
Tem como cancelar o débito automático?
Sim, todas as instituições devem oferecer a opção de cancelamento do débito automático de contas, boletos e faturas.
Dessa forma, você pode tirar e colocar contas nessa função conforme for conveniente.
Caso você tenha contratado o serviço pelo seu banco, basta procurar a opção de desativação de débito automático no seu aplicativo.
Agora, se você tiver contratado esse meio de pagamento com a empresa credora, terá que desativar a opção na sua área de cliente ou entrar em contato com o atendimento para cancelar o serviço.
Tem como antecipar o pagamento que está em débito automático?
Sim, você pode pagar uma conta ou fatura antes da data programada do débito automático.
Porém, nesse caso, é necessário cancelar a operação agendada para não correr o risco de pagar em duplicidade, o que é já difícil acontecer devido ao boleto registrado.
No caso de uma fatura de cartão de crédito ou um boleto, por exemplo, é provável que o banco reconheça o pagamento e que não autorize a repetição do débito.
No entanto, para prevenir problemas, é sempre melhor cancelar o débito automático depois de quitar uma conta antecipadamente.
Débito automático na Neon
A Neon oferece o débito automático para pagar a fatura do cartão de crédito.
- Entre em “Cartão de crédito” na tela inicial e depois no ícone de configuração
- Verifique se a opção “Débito automático” está ativada.
Pronto!
Para contas de consumo a função ainda não está disponível, mas avisaremos assim que tivermos essa opção!
Por enquanto, você consegue agendar o pagamento de um boleto para outro dia direto no aplicativo, na área “Pagar” na tela inicial do aplicativo, ou fazer a assinatura online dos seus serviços favoritos com o cartão virtual.