Inteligência financeira é fundamental para contornar dificuldades e imprevistos de dinheiro, além de permitir a transformação de hábitos prejudiciais para o seu orçamento.
Sabendo como cuidar bem de suas finanças pessoais, você conseguirá fazer escolhas saudáveis para o seu bolso e poderá multiplicar seu patrimônio, seja ele qual for.
Não importa qual seja o saldo bancário ou salário mensal de alguém, o que diferencia uma pessoa com inteligência financeira são as escolhas que ela faz diariamente com os recursos que tem em mãos.
Quer saber mais sobre como fazer seu dinheiro render?
Então vem com a gente!
O que é inteligência financeira?
Inteligência financeira é a capacidade de fazer escolhas sábias com o dinheiro para alcançar a prosperidade por meio dele, entendendo que ele é o meio e não o fim.
É também a habilidade de lidar com as finanças com discernimento para preservar sua segurança financeira agora e no futuro e, assim, adquirir controle sobre o seu dinheiro.
Quantos casos de pessoas milionárias que perderam tudo você já não ouviu por aí?
E quantas tantas outras histórias você não conhece de pessoas que mesmo ganhando “pouco” conseguiram realizar inúmeros sonhos, como conquistar a casa própria?
Isso é inteligência financeira: a capacidade de fazer opções saudáveis para a sua vida e para o seu bolso.
É justamente por isso que não importa quanto você tem na sua conta bancária, pois o que faz a diferença é a forma como a sua mente funciona em relação ao dinheiro.
Qual a importância da inteligência financeira?
A importância da inteligência financeira está no fato de que nenhum saldo bancário é imutável, principalmente no que diz respeito aos imprevistos que exigem gastos repentinos.
Ou seja, uma pessoa ser rica hoje não significa que o seu futuro financeiro está garantido.
No mesmo raciocínio, quem não tem patrimônio hoje não será para sempre assim.
Por isso, é fundamental cultivar conhecimentos de estratégias financeiras: é a partir delas que você aprenderá a ter pensamentos, atitudes e hábitos que permitirão que você construa, preserve e faça seu patrimônio crescer.
Além disso, uma gestão eficiente do dinheiro permite que você consiga arcar com todas as suas obrigações financeiras mensais e ainda poupar para atingir suas metas de curto, médio e longo prazo.
E mais: com inteligência financeira você terá mais liberdade para fazer escolhas, ganhará mais propósito em sua vida e deixará de trabalhar apenas para pagar contas, pois passará a ver o dinheiro como um recurso que garantirá a sua prosperidade e realização dos seus sonhos.
Como desenvolver a inteligência financeira?
Se você sente que não lida bem com o dinheiro, não se preocupe.
Tomar decisões ruins ao longo da vida é totalmente compreensível, até mesmo porque leva algum tempo para aprender na prática as melhores estratégias.
Para incentivar você a desenvolver ainda mais a inteligência financeira, listamos algumas dicas indispensáveis.
Pegue seu bloco de anotações e vamos lá!
Tenha controle sobre o seu orçamento
As escolhas financeiras estão relacionadas à clareza sobre o orçamento.
Esse controle é importante para você saber se o seu padrão de vida é compatível com a sua renda e o que pode ser feito para otimizar essa relação.
Lembre-se que o objetivo não é apenas terminar o mês no zero a zero, mas investir sempre para começar a fazer o seu dinheiro trabalhar a seu favor.
Ou seja, é preciso identificar exatamente quais são seus ganhos, despesas e o que pode ser feito para reduzir gastos desnecessários.
Continue lendo para saber mais!
Mapeie as despesas fixas
Os gastos regulares e previsíveis são conhecidos como despesas fixas.
Estamos falando dos valores destinados à moradia, alimentação, transporte, saúde, assinaturas de streaming e demais serviços contratados.
Consulte seu extrato do cartão e use aplicativos para identificar todas as despesas fixas — ao analisar a lista, organize as informações por categorias de gastos.
Conheça as despesas variáveis
Delivery de comida, compras na Shopee, ingressos de cinema… as despesas variáveis são exemplos de gastos que mudam de um mês para outro.
Aumentar demais esse tipo de gasto é uma das formas mais comuns de desestabilizar o orçamento, já que são compras geralmente feitas por impulso.
Assim como recomendamos para as despesas fixas, use planilhas e aplicativos para mapear quanto você tem gastado com despesas variáveis.
Conforme o método 50-30-20, evite que os gastos “supérfluos” ultrapassem os 30% de seu salário líquido.
Essa é uma atitude racional que facilita a montagem de um orçamento realista e prático.
Invista em educação financeira
Aprender sobre finanças é um passo fundamental para desenvolver a inteligência financeira.
Afinal, ao conhecer termos do mercado, entender como o mercado funciona, saber economizar e investir, você estará um passo à frente daqueles que não se interessam pelo assunto.
Busque aprender mais a todo momento, faça cursos, leia livros, assista filmes, o que for: sempre é possível aprender uma lição nova que contribuirá para que você tenha mais inteligência financeira.
Para te ajudar, aqui você confere uma lista com 8 cursos de educação financeira gratuitos.
Tempo é dinheiro, então valorize o seu
Você sabe quantas horas precisa trabalhar para comprar um item que talvez nem sequer te satisfaça mais a longo prazo?
Saber quanto custa sua hora de trabalho e quanto esforço é necessário para adquirir um determinado bem é fundamental para que você comece a fazer escolhas inteligentes com seu dinheiro.
Não importa qual seja a sua renda, é importante que você organize seu orçamento, defina prioridades, reduza gastos supérfluos e dedique seus esforços para conquistar aquilo que realmente fará sentido para você e seu futuro, seja um curso, um carro ou uma casa, por exemplo.
Lembre-se que são as pequenas escolhas do dia a dia que têm um grande impacto no seu orçamento do amanhã.
Então, reflita, faça as contas e sempre opte por aquilo que de fato agregará valor à sua vida.
Entenda a relação entre a sua hora de trabalho e as compras que você faz.
7 exemplos de escolhas inteligentes para o seu dinheiro
Quer conhecer exemplos práticos de inteligência financeira?
Continue lendo e confira 7 maneiras de usar seu dinheiro com sabedoria.
1. Fazer um planejamento financeiro
Ter um planejamento financeiro é fundamental para que você defina prioridades no seu orçamento, trace metas e objetivos, consiga encontrar alternativas para economizar mais dinheiro e também possa começar a poupar e investir.
Se você precisa de ajuda, veja como fazer um planejamento financeiro em 5 passos.
2. Ter uma reserva de emergência
A reserva de emergência é imprescindível para que você proteja seu orçamento e esteja preparado para arcar com qualquer imprevisto financeiro que possa surgir.
O montante precisa ser suficiente para cobrir de seis a 12 meses do seu custo de vida mensal e deve ser guardado em investimentos com liquidez diária.
Tendo um controle financeiro e conseguindo guardar um pouco de dinheiro todos os meses, pouco a pouco a sua reserva será construída e você poderá ficar mais tranquilo caso algum imprevisto aconteça.
Essa escolha financeira é muito inteligente, pois te resguardará de qualquer problema, desde um pequeno imprevisto até a perda de um emprego, por exemplo.
3. Viver um degrau abaixo
Se você sempre está no zero a zero com suas finanças, atenção!
É importante que você desenvolva sua inteligência financeira para ter um estilo de vida que seja “um degrau abaixo” daquele que seria proporcionado pela sua renda integral.
Afinal, não dá para você gastar tudo o que ganha se você precisa investir todos os meses para construir a sua reserva de emergência e o seu patrimônio.
Essa escolha não é sobre ser “mesquinho”, mas sim sobre usar seu dinheiro com inteligência já se preparando para o médio e longo prazo — afinal, algumas privações hoje podem proporcionar um amanhã muito mais abundante.
4. Rever seus hábitos de consumo
Seus hábitos de consumo dizem muito sobre inteligência financeira.
Por isso, sempre é válido fazer uma análise minuciosa se o que você tem feito hoje faz sentido diante do que você almeja para o seu futuro.
Se você tem uma meta de longo prazo traçada, como a compra de um imóvel, por exemplo, é preciso rever hábitos, definir prioridades e encontrar alternativas para evitar o consumismo e as compras por impulso.
São as economias do dia a dia que farão com que você consiga economizar o montante necessário para que você realize os seus sonhos.
Isso também é sinônimo de “inteligência emocional nas finanças”, conceito diretamente relacionado ao tema que estamos tratando aqui.
Veja 7 dicas para desenvolver a sua inteligência emocional.
5. Investir seu dinheiro
Fazer seu dinheiro render e trabalhar para você é uma das principais escolhas inteligentes que alguém pode fazer por si mesmo ao longo da vida.
Por isso, é tão importante aprender sobre o assunto para fazer os juros compostos trabalharem a seu favor e não o contrário.
Para investir com sabedoria, você deve conhecer os três pilares dos investimentos:
- Rentabilidade: é o retorno obtido com o investimento, ou seja, o que você ganha por deixar seu dinheiro aplicado nele
- Liquidez: é a facilidade com que um ativo pode ser transformado em dinheiro quando necessário sem gerar perdas (ou seja: o quão rápido você consegue resgatar seu dinheiro investido)
- Risco: é a probabilidade de que retorno do investimento seja menor do que o esperado ou até mesmo negativo.
Com isso em mente, você poderá traçar metas e optar pelas aplicações financeiras que façam mais sentido diante daquilo que você almeja, seja fazer uma viagem, reformar a casa ou montar a sua aposentadoria, por exemplo.
Veja os 7 melhores investimentos para aplicar seu dinheiro no próximo ano.
6. Ter disciplina e organização
Para que você de fato desenvolva a sua inteligência financeira e consiga deixar para trás hábitos que não são saudáveis para o seu bolso é preciso ter muita disciplina e organização.
Nesse sentido, você deverá ter sempre em mente quais são suas metas e objetivos para que os seus esforços tenham propósito e você consiga tomar decisões que de fato contribuam para o seu crescimento financeiro.
A organização é o que permitirá que você tenha 100% de controle sobre suas finanças e possa fazer escolhas mais assertivas com base no seu orçamento.
Alguns exemplos dessas escolhas são:
- Quanto investir na reserva de emergência
- Quanto gastar por mês com moradia, mudando de imóvel se necessário
- Quanto reduzir nas despesas variáveis
- Definir o que é preciso fazer para garantir um futuro mais confortável financeiramente.
7. Ser autêntico e fazer diferente
Não siga o comportamento dos outros só porque “todo mundo está fazendo aquilo”.
Seja autêntico, pense por si mesmo e faça escolhas diferentes daquelas que todo mundo faz.
Se os outros estão gastando com presentes no final do ano ou pagando caro em uma viagem só para dizer que foram viajar no Ano Novo, você não precisa fazer isso também.
Por isso é tão importante que os seus objetivos estejam sempre claros para você.
Lembre-se que algumas privações hoje podem fazer toda a diferença para suas conquistas amanhã.
Além disso, cada um de nós tem suas próprias necessidades, demandas e desejos, por isso sempre faça escolhas com base naquilo que você realmente precisa, não no que os outros estão fazendo.
Isso também é inteligência financeira.
6 dicas de livros sobre inteligência financeira
Livros são uma excelente forma de educação financeira, não é mesmo?
A seguir, listamos as obras mais recomendadas quando o assunto são bons conselhos de como organizar o dinheiro.
1. Como criar filhos financeiramente inteligentes
Quem está em busca de indicações para educação financeira infantil, saiba que essa obra de Eileen e John Gallo oferece inúmeras dicas preciosas.
Isso porque ensinar seus filhos sobre finanças pessoais é um dos maiores investimentos no futuro das crianças.
Inclusive, inúmeros estudos indicam que quanto mais cedo aprendemos a lidar bem com dinheiro, maiores são as chances de tomarmos boas decisões financeiras na vida adulta.
Por isso, inclua Como criar filhos financeiramente inteligentes na sua lista de leitura!
2. Como organizar sua vida financeira
Um dos livros mais famosos do consultor Gustavo Cerbasi, Como organizar sua vida financeira é um guia completo de como deixar sua relação com o dinheiro mais saudável e realista.
Além de dicas práticas de como se livrar das dívidas, o autor leva em consideração os complexos do dia-a-dia dos brasileiros, como a importância de manter os impostos em dia.
3. Pai rico, pai pobre
Esse clássico de Robert T. Kiyosaki aborda as diferentes mentalidades em relação ao dinheiro, bem como o real significado dos conceitos de segurança e independência financeira.
Lançado há mais de 20 anos, Pai Rico, Pai Pobre continua sendo uma das maiores referências na educação juvenil.
Inclusive, inúmeras escolas recomendam a leitura aos alunos, para que o aprendizado financeiro comece desde cedo.
4. O investidor inteligente
O Investidor Inteligente também não poderia ficar fora da lista, já que foi escrito por um dos mais renomados consultores de investimentos do século XX, o economista inglês Benjamin Graham.
O livro é leitura obrigatória para quem quer entender sobre o funcionamento do mercado, sobre estratégias de aplicações e, sobretudo, boas decisões financeiras.
5. Os segredos da mente milionária
Os Segredos da Mente Milionária, best seller do autor T. Harv Eker, discorre sobre uma série de comportamentos e crenças limitantes que dificultam a criação de riqueza, em suas mais variadas formas.
O livro apresenta inúmeras dicas para se livrar desses medos e bloqueios.
Por isso, a leitura é uma excelente recomendação para quem busca uma visão mais ampla dos motivos por trás das dificuldades em enriquecer.
6. Pais inteligentes enriquecem seus filhos
Essa outra obra do Gustavo Cerbasi tem o objetivo de auxiliar os pais na inclusão do aprendizado financeiro para seus filhos.
Entre dicas de como ensinar a poupar e investir, o autor lista comportamentos que os pais devem evitar para não servirem de mau exemplo para as crianças.
Pais inteligentes enriquecem seus filhos é um livro importante para cuidar do futuro financeiro dos jovens.
Agora que você sabe como investir em inteligência financeira, que tal colocar a mão na massa?
A conta digital Neon oferece inúmeros recursos para tornar sua vida financeira ainda melhor.
Cartão de crédito sem anuidade, investimentos rentáveis, empréstimos, cashback, Viracrédito e muito mais.
Venha para a Neon e invista em inteligência financeira!
Conta digital completa na palma da sua mão
A Neon é uma conta digital com tudo o que você precisa: cartão de crédito, investimentos em CDB, empréstimos, cashback, Pix, cartão virtual, recargas e muito mais. Abra sua conta agora mesmo!