Se você tem dificuldade para colocar suas finanças em dia, a planilha de gastos mensais que criamos pode ser o primeiro passo para organizar o seu dinheiro.
Uma das nossas preocupações na Neon é ajudar em seu controle financeiro pessoal e na sua educação financeira.
Acreditamos que você pode correr atrás dos seus sonhos, bastando apenas um pouco de planejamento e organização.
Por isso, preparamos um guia completo sobre a planilha de gastos mensais pessoal, mostrando a importância dela para o seu controle financeiro e em quais situações ela pode ser sua aliada.
Baixe a sua agora mesmo e continue lendo para saber como aproveitá-la melhor na organização das finanças pessoais!
O que é uma planilha de gastos mensais?
A planilha de gastos é uma tabela de contas mensais, onde você coloca tudo que ganha e que gasta durante o mês.
Os valores são somados pelo computador ou celular e, como um toque de mágica, você consegue ver para onde o seu dinheiro está indo.
Simples, não é mesmo?
Como funciona uma planilha de gastos?
Com um modelo de planilha de gastos mensais, é possível controlar tudo o que entra e sai da sua conta, descobrir para onde está indo o seu dinheiro e se organizar para as necessidades específicas de cada mês, permitindo realizar sonhos e alcançar objetivos.
Existem planilhas de gastos nos formatos manual e automático, assim como opções de preenchimento diário, quinzenal ou mensal: você pode colocar não só os gastos pessoais, mas também familiares, da empresa e por aí vai.
Já explicamos aqui no blog como organizar o orçamento familiar e definir prioridades.
Lembrando que é importante ter uma planilha de controle de gastos mensais para cada tipo de acompanhamento, ou seja, uma versão para suas finanças pessoais e outra para a empresa, ok?
Passo a passo a para começar a usar a planilha de gastos da Neon
Agora, vamos explicar como preencher a sua planilha de despesas da Neon.
Com ela, você poderá colocar tudo que entra e o que sai da sua conta, registrar as datas das movimentações, inserir os investimentos que você faz, quanto eles rendem no fim do mês e muito mais!
Tudo de maneira simples, com gráficos, fácil de manusear e que te permitirá controlar as suas finanças e ter cada vez mais poder sobre o seu dinheiro.
Ao todo, você poderá baixar duas planilhas de gastos mensais grátis: completa ou simplificada.
Basicamente, a diferença entre elas é que a completa é uma ótima opção para você entender detalhadamente tudo que o material pode te oferecer, enquanto a simplificada é uma versão mais enxuta da primeira.
A planilha de gastos completa permite que você distribua e controle as suas finanças a partir do método do pote, uma ótima maneira de organizar as despesas e juntar dinheiro.
Além disso, a planilha de despesas mensais completa possui uma aba que analisa todos os seus gastos.
Ela mostra com mais detalhes para onde o seu dinheiro está indo, compara as suas finanças atuais com a divisão ideal que o método do pote sugere e ainda oferece conteúdos do nosso blog para melhorar o seu controle financeiro.
Importante: na planilha completa, você deve inserir os seus gastos no livro de registros.
Caso tente preencher as abas mensais, aparecerá um aviso de que a planilha está protegida.
Não se preocupe, é assim mesmo: use apenas a aba do livro de registros.
Já a planilha de gastos mensais simplificada não possui a opção de seguir o método do pote e não inclui a aba de análise das suas finanças.
Porém, assim como a planilha completa, mostra os seus gastos mensais e anuais de maneira bastante simples e ilustrativa.
A seguir, vamos mostrar em mais detalhes cada uma das planilhas para você.
Conheça 6 hábitos financeiros ruins e fuja deles!
Planilha de gastos completa
Começando pela planilha de gastos completa, na aba “Configurações” você irá colocar o seu saldo inicial, o mês referente a ele, além de escolher o tipo de meta que prefere — manual ou automática.
Se você escolher a meta automática, o método do pote será utilizado para distribuir os seus gastos.
Se escolher a meta manual, você poderá optar por seguir ou não a divisão sugerida.
Chegamos então à aba que corresponde ao “Livro de registros”.
É nela que você irá colocar todas as suas movimentações financeiras, registrar se o dinheiro entrou ou saiu da sua conta, qual o tipo de movimentação, a categoria em que ela se enquadra, além do valor, formato, descrição e data.
Tudo completo e fácil de preencher.
Depois que todos os seus registros foram inseridos, você pode navegar pelas abas de 1 a 12, correspondentes aos meses do ano.
Aqui vale uma explicação.
No livro de registros você vai encontrar duas colunas:
- Data de registro: é a real data em que houver uma mudança no seu orçamento;
- Data de movimentação: essa data serve apenas para planejamento e seu preenchimento não é obrigatório. Por exemplo, você pode colocar que em 2 meses fará um investimento no CDB, mas a planilha também funcionará sem essa informação, caso deseje.
Para ter uma visão anual do que foi registrado, basta clicar na aba “Anual” e conferir como a sua planilha de controle financeiro pessoal ficou distribuída ao longo do ano.
Por fim, temos a aba “Radar”, representada pelo símbolo de um gráfico na última aba da planilha e por uma marca de digital na parte superior do lado direito, nas abas mensais e anual.
Nessa parte, você conseguirá analisar todos os seus resultados e poderá comparar o seu planejamento financeiro com o desafio do pote: é uma ótima chance para balancear as suas finanças.
Além disso, também poderá receber dicas e sugestões de artigos para melhorar as receitas, investimentos, reservas e diminuir os gastos.
Para reforçar e não ter dúvidas: na planilha de gastos completa, você deve usar o livro de registros para inserir todas as suas movimentações financeiras.
Os cálculos serão feitos automaticamente nas respectivas abas dos meses, então você não precisará se preocupar em preenchê-las. Inclusive, apenas o livro de registros é editável; as abas mensais servem só para visualização.
Planilha de gastos simplificada
Como destacamos antes, você também pode baixar a planilha de gastos simplificada.
Mesmo não possuindo todas as funcionalidades da planilha de gastos completa, ela permite acompanhar para onde o seu dinheiro está indo e controlar as suas finanças mensais.
Além disso, os registros de suas movimentações financeiras podem ser inseridos diretamente nas abas mensais.
Ou seja, essa é a principal diferença para a planilha de gastos completa: aqui você pode inserir os valores das suas movimentações diretamente nas abas mensais, pois não há um livro de registros.
Na planilha simplificada, a visualização anual de seus gastos é bastante parecida com a opção da versão completa, mas sem o recurso de radar.
O que achou das planilhas?
Agora é só baixar sua planilha de gastos mensais gratuitamente, começar a usar e ter acesso a todas essas funcionalidades.
Anotando todas as suas movimentações orçamentárias em uma planilha de gastos pessoais, fica muito mais fácil acompanhar o seu orçamento e conseguir juntar o dinheiro necessário para realizar os seus sonhos!
6 dúvidas que você pode ter a respeito da planilha de controle financeiro
Ao começar a preencher e usar a planilha de gastos mensais, algumas dúvidas podem surgir.
Para ajudar você a explorar melhor essa ferramenta, respondemos abaixo às questões mais comuns sobre ela.
1. Como organizar a planilha de gastos?
Você precisa analisar quais são as suas necessidades e o que está buscando com o uso da planilha.
Por exemplo: você tem salário fixo? Mora sozinho ou divide um lugar com amigos ou familiares? Quais são suas despesas fixas com moradia? Ou quais gastos você quer diminuir? Precisa separar um pouco de dinheiro para pagar um curso ou começar a investir?
Essas são apenas algumas perguntas que você pode se fazer para conseguir organizar a planilha de gastos pessoais da maneira que melhor se encaixar aos seus objetivos.
Além disso, não se esqueça de registrar todas as suas despesas fixas, pois são elas que precisam vir primeiro na hora de preencher os seus gastos.
Saiba como usar o método 50-30-20 para organizar as finanças.
2. Apareceu uma mensagem que a planilha está protegida, o que eu faço?
Caso você baixe nosso modelo de controle de gastos completo e tente preencher as respectivas abas de cada mês, aparecerá uma mensagem que a planilha está protegida, como mencionamos.
Isso acontece porque esse modelo foi feito para você usar o livro de registros para fazer todas as anotações das movimentações em seu orçamento.
Assim, os cálculos são feitos automaticamente e, ao clicar na aba do mês, você verá que o valor aparecerá ali já no campo certo.
Ou seja, é normal ter esse alerta, mas ainda assim você pode usar sua planilha sem nenhum problema.
3. Com que frequência preciso atualizar e analisar a planilha de controle de gastos?
Após anotar, mapear e somar o que entra e o que sai da sua conta usando a planilha, chegou a hora de avaliar qual a frequência ideal para você atualizar os dados nela.
Esta é uma etapa que depende bastante da sua organização, envolve as datas de pagamento de suas despesas e em qual ou quais dias você recebe o seu dinheiro.
Para facilitar o acompanhamento dos seus gastos e melhorar o controle das finanças, você pode olhar a planilha toda semana e atualizar algum dado, se quiser, ou a cada 15 dias ou mensalmente.
Não existe um mesmo prazo ideal para todas as pessoas.
Você deve fazer alguns testes e identificar o intervalo de tempo que melhor se encaixa na sua rotina para manter as suas finanças sob controle.
O nosso conselho é que você faça uma análise pelo menos antes de virar o mês ou receber seu salário.
Caso os seus gastos não estejam conforme o planejamento financeiro que montou, é hora de ajustar as finanças para corrigir os deslizes e melhorar os resultados para o próximo mês.
4. Como personalizar a planilha para a minha necessidade?
Adaptar a planilha de controle para a sua necessidade é um dos principais fatores de sucesso em seu planejamento financeiro.
Por isso, se você está buscando controlar o orçamento financeiro pessoal, familiar, da sua empresa ou até para planejar uma viagem, basta seguir todas as dicas que mostramos ao longo do artigo.
Depois, é só baixar um dos modelos de planilha de gastos mensais para download que elaboramos para você e mandar sugestões de novos modelos ou adaptações em nossas planilhas.
Queremos tornar a sua experiência cada vez melhor!
5. Comecei a usar a planilha, qual é o próximo passo?
Agora que você deu esse importante passo para cuidar cada vez melhor do seu dinheiro, que tal começar a economizar?
Com o Desafio 52 Semanas, você cria o hábito de poupar aos poucos toda semana.
Você pode começar com apenas R$ 1 e, ao final de um ano, terá dinheiro suficiente para realizar um sonho.
Quer entrar nesse desafio? É de graça!
Clicando no botão abaixo, você pode baixar o kit gratuito completo com tabela, planilha e guia para ajudar a poupar toda semana com muito mais facilidade.
6. Por que começar a organizar as finanças no Excel ou Google Sheets?
Agora vamos falar um pouco sobre os principais aplicativos que você pode usar para fazer ou baixar uma planilha de controle financeiro pessoal: o Excel e o Google Sheets.
Esses são os dois melhores aplicativos que você pode encontrar quando o assunto é usar planilhas para organizar as finanças.
São completos, fáceis de usar e você consegue encontrar muitas dicas sobre eles na internet.
Além disso, essas ferramentas não precisam de instalação para serem utilizadas, pois tudo fica online e o acesso é super fácil.
E mais: elas têm praticamente as mesmas fórmulas e características, e você pode fazer diversas tabelas, gráficos e cálculos nas duas.
Para quem a planilha de gastos pessoais se destina?
Tem dúvidas se a planilha de gastos mensais é para você? Veja para quais objetivos você pode usar essa ferramenta.
Para quem quer sair do vermelho
O fim do mês ainda nem chegou e o seu salário já era? Ou você começa o mês precisando pagar dívidas atrasadas?
Se a resposta foi “sim” para alguma das perguntas, a planilha de gastos é para você!
Organize suas contas, saiba para onde seu dinheiro está indo e fuja do vermelho.
Para quem quer economizar
Se você acompanha o blog, provavelmente já leu nossas dicas sobre como economizar nas compras do dia a dia, seja no supermercado, nas roupas e mimos ou até na gasolina para o trabalho.
Bom, tudo isso não só pode como deve ser inserido na sua planilha de gastos mensais, afinal, quem quer economizar precisa saber para onde o dinheiro está indo.
Para quem quer controlar os gastos
Sem ter um bom controle de gastos mensais, dificilmente você conseguirá organizar suas finanças para poupar dinheiro, criar uma reserva de emergência, realizar investimentos e alcançar os objetivos que tanto deseja.
Por isso, a planilha de controle de gastos é importante para você!
Para quem quer investir
Para investir, é preciso poupar dinheiro, mas acredite: isso pode ser mais fácil do que parece!
Colocando todas as suas entradas e saídas de dinheiro na planilha de gastos pessoais, você conseguirá enxergar quais categorias contribuem ou precisam de atenção para melhorar seu controle financeiro pessoal.
Dessa forma, ficará mais fácil reservar uma graninha todo mês para dar os primeiros passos no mundo dos investimentos.
Saiba o que fazer para começar a investir com pouco dinheiro.
A importância de fazer o controle financeiro pessoal do jeito certo
Uma das grandes vantagens da planilha de gastos mensais da Neon é que ela permite fazer o controle financeiro do seu jeito.
Veja os benefícios disso.
Otimizar como você controla as suas finanças
Existem diversas maneiras de controlar os gastos e o orçamento financeiro pessoal ou familiar.
Há quem goste de anotar tudo em um caderno ou registrar as movimentações no bloco de notas do celular.
E está tudo bem!
Se você consegue controlar tudo que entra e o que sai da sua conta pelo caderno, anotações no celular ou de outras formas, está no caminho certo.
Mas saiba que sempre pode melhorar, e a planilha de gastos foi feita para isso.
Por outro lado, se você ainda não encontrou uma maneira de controlar as finanças, não existe melhor hora para começar do que agora mesmo.
Entender melhor o fluxo do seu dinheiro
Em qual dia útil o seu dinheiro entra na conta? Quando vence a fatura do seu cartão de crédito? Os boletos de água e luz precisam ser pagos até qual dia?
São diferentes datas que precisamos controlar para entender o fluxo do dinheiro e não deixar nada para trás.
Além disso, depois que as contas são pagas, é possível saber se a sua renda está sendo suficiente para arcar com as despesas do mês e ainda sobrar um pouco de dinheiro.
Porém, se você costuma treinar no zero a zero (gasta tudo que ganha) ou, pior, se as despesas são maiores que seus ganhos e o mês termina no negativo, é preciso reverter esse cenário imediatamente.
Entenda as diferenças entre despesas fixas e variáveis.
Ter mais clareza sobre seus hábitos de consumo
Com hábitos de consumo corretos, é possível diminuir gastos, controlar o dinheiro, lucrar com rendimentos e alcançar objetivos.
Em um primeiro momento, parece algo fora da realidade, mas não é e não existe segredo. Para colocar em prática bons hábitos de consumo, é preciso ter controle financeiro.
Com a planilha de controle de gastos, você conseguirá controlar as suas finanças, descobrir quais hábitos de consumo precisam ser mudados ou colocados em prática no seu dia a dia.
Veja aqui como se manter focado na organização financeira pessoal.
Organizar melhor as suas finanças pessoais
Você sabe para onde o seu dinheiro está indo todo mês?
A resposta para essa pergunta é um dos pilares para você entender os gastos e ter controle financeiro.
Para entender o caminho do seu dinheiro, é necessário identificar quanto você ganha (valor do salário líquido) e o quanto você gasta (despesas totais).
Tipo de ganhos
Identifique de onde vem o seu dinheiro.
Isso depende se você é assalariado, trabalhador informal, CLT, estagiário, recebe pensão ou é autônomo, por exemplo.
Do valor que recebe, é preciso considerar a quantia após todos os descontos obrigatórios (INSS, IRRF), para então chegar ao valor real disponível para você.
E que tal aprender a economizar com a técnica dos envelopes?
Tipos de despesas
Existem dois tipos de despesas: as fixas e as variáveis.
Despesas fixas
As despesas fixas são os gastos que você tem praticamente todo mês.
Elas podem variar, mas precisam ser pagas, independentemente da situação em que você se encontra.
Como principais exemplos, podemos citar o aluguel da sua moradia, assinatura de TV ou internet, a mensalidade da faculdade ou escola, academia, parcela de financiamentos e empréstimos, além de impostos como IPTU e IPVA.
Para saber quais são as suas despesas fixas, você precisa reunir as contas pagas dos últimos meses e identificar quais foram os gastos recorrentes, ou seja, aqueles que você pagou em todo o período analisado.
Você também pode dividir as despesas fixas em essenciais e supérfluas.
Alguns exemplos:
- Despesas fixas essenciais: aluguel, financiamentos e empréstimos, mensalidade da escola/faculdade, seguro do carro
- Despesas fixas supérfluas: academia, cinema, assinatura de serviços online.
Veja o que são gastos supérfluos e como cortar o que é desnecessário.
Despesas variáveis
As despesas variáveis, por sua vez, correspondem aos gastos que variam de acordo com a quantidade que você consome deles.
Despesas como água, luz, telefone, combustível, alimentação, gás, lazer e roupas, por exemplo, podem ser consideradas variáveis.
Essas despesas podem ser reduzidas ou melhor organizadas e, acredite, isso pode fazer uma boa diferença em suas contas no fim do mês.
Confira no vídeo abaixo mais detalhes sobre as diferenças entre despesas fixas e variáveis, além de dicas para economizar com elas:
Categorizar as despesas com mais facilidade
Ao identificar para onde vai o seu dinheiro, você consegue controlar a sua vida financeira e ajustar os seus gastos conforme a situação atual.
Por exemplo, se você está passando por um momento financeiro delicado e precisa cortar gastos, basta encontrar as categorias das despesas que mais consomem seu dinheiro ou que não são essenciais e diminuir o consumo desses serviços.
Como principais categorias de despesas, podemos citar:
- Moradia
- Alimentação
- Transporte
- Saúde
- Educação
- Lazer
- Vestuário
- Cuidados pessoais.
Como criar uma planilha de gastos do zero?
Começar é sempre a parte mais difícil de um planejamento, não é mesmo?
No caso das planilhas de gastos, podem surgir dúvidas de como adaptar os modelos para sua realidade e criar uma versão do zero.
Para facilitar sua vida, listamos algumas dicas indispensáveis:
- Ao invés de partir de um arquivo completamente em branco, use como referência um modelo de planilha que mais se assemelhe ao seu objetivo
- Lembre-se de incluir pelo menos as 3 principais informações: quanto dinheiro saiu, quanto dinheiro entrou e qual foi a diferença
- Edite as categorias de gastos e despesas, excluindo as que não se aplicam à sua realidade
- Para tornar mais visual o controle financeiro, inclua gráficos de barras ou de pizza
- Deixe a planilha sucinta e objetiva, evitando abas desnecessárias e controles que não fazem a mínima diferença para suas finanças.
Além disso, após certo tempo de uso, revise a planilha e faça atualizações para torná-la ainda mais prática e funcional.
Dá para fazer controle financeiro sem planilha de gastos mensais?
Controlar suas finanças pessoais sem usar planilhas é possível, mas o gerenciamento não será tão rápido ou mesmo prático.
Isso porque as ferramentas tecnológicas auxiliam muito no mapeamento simultâneo das inúmeras variáveis que podem afetar seus gastos e despesas mensais.
Sem essa ajuda, pode ficar muito mais difícil manter todas as contas, valores e datas de cabeça sem se confundir.
A boa notícia é que existem aplicativos de celular que são alternativas para quem não leva jeito com planilhas.
A seguir, explicamos mais sobre essa opção.
Aplicativos de controle de gastos mensais
Ainda que as planilhas ofereçam muito mais ferramentas de controle financeiro, os aplicativos também são uma boa possibilidade.
Os apps permitem rapidez e praticidade na hora de organizar os gastos mensais, sendo que muitas versões incluem até mesmo a sincronização automática com os dados da conta bancária.
Veja a seguir alguns dos mais seguros apps de controle de gastos mensais:
Mobills
Com mais de 10 milhões de usuários, o aplicativo Mobills by Toro é uma referência de software para organização financeira.
O download do app está disponível tanto para Android quanto iOS.
De maneira simples, é possível acompanhar as despesas, gerar relatórios e configurar o orçamento em poucos segundos.
Vale ressaltar que o app possui limitação na sincronização automática, sendo que o cadastro das movimentações precisa ser manual para a maioria dos bancos.
A versão premium do Mobills custa R$ 99,90 ao ano.
Organizze
O app Organizze é outra opção segura e confiável, disponível na Google Play e App Store.
Seu funcionamento é semelhante ao do Mobills, com possibilidade de acompanhamento de metas, listagem de despesas, geração de gráficos e sincronização de várias contas bancárias.
O valor fica em R$ 15,90 para o plano anual e R$ 32,90 para o plano mensal.
Minhas economias
O Minhas Economias é a terceira sugestão de aplicativo para controle de gastos mensais.
A proposta da plataforma é permitir o gerenciamento completo das finanças pessoais, permitindo até mesmo a emissão do extrato com as movimentações registradas.
Assim como nossas outras dicas, o app está disponível para sistema Android e para iPhone.
6 vantagens de ter uma planilha de gastos mensais
Ao longo do texto, você já deve ter identificado algumas das vantagens de ter uma planilha de gastos pessoais para ajudar no seu controle financeiro pessoal.
Dentre elas, está o fato de trazer equilíbrio para suas finanças, reduzir custos, entender para onde está indo o seu dinheiro, sair das dívidas e até guardar mais dinheiro para alcançar seus objetivos.
E não para por aí: vale a pena destacar mais vantagens que essa ferramenta possui e como ela pode te ajudar a dominar de vez o seu dinheiro.
Veja a seguir os detalhes de cada uma das vantagens!
1. Ocupa pouco tempo do seu dia a dia
A planilha de gastos mensais é fácil de ser atualizada e você pode organizar suas contas com rapidez, sem ocupar muito tempo na sua rotina corrida do dia a dia.
2. Simples de usar
No começo, pode até parecer que a planilha é complexa e com muitos campos, mas com o tempo, você perceberá como é fácil utilizá-la.
Não é necessário fazer nenhuma conta, nenhuma configuração, nada: todos os campos já estão previamente configurados, assim como as fórmulas também já estão prontas.
3. 100% gratuita
Pagar para ter uma planilha de gastos?
Aqui, não!
A nossa planilha é 100% gratuita, porque nosso objetivo é ajudar com a sua organização financeira e ser seu parceiro nessa jornada.
É só baixar e começar a usar!
4. A planilha faz as contas para você
Como citamos acima, todas as configurações estão feitas.
Então, nem a calculadora você precisa usar, porque as fórmulas prontas farão as contas para você.
Basta inserir os valores referentes às suas movimentações e pronto, os cálculos aparecerão prontos na planilha.
5. Facilita a organização e reduz o uso de papel
Chega de ter tudo anotado em uma pilha de papéis: com a planilha de controle financeiro, você dá adeus à bagunça e ainda contribui para o meio ambiente.
6. Garante a segurança das suas informações
Ao baixar a planilha de gastos, ela se torna sua.
É como se você tivesse criado ela do zero e ela pertencesse só a você.
Ou seja: ninguém tem acesso a nenhum dado inserido nela, então, não precisa se preocupar.
Além disso, ao centralizar todas as informações em um só lugar, você garante que nada será perdido no caminho em anotações espalhadas em papéis ou em documentos diversos no seu computador.
Então, preparado para começar a usar a planilha de gastos mensais da Neon?
Baixe a sua agora mesmo!