Comprar carro sem entrada é uma possibilidade para quem não tem dinheiro guardado e tem pressa para adquirir o veículo.

Nessa modalidade de financiamento, você não precisa dar um valor à vista, pois todo o valor financiado é pago em parcelas mensais.

É claro que a ausência da entrada tem suas desvantagens, já que a parcela fica mais cara, os juros aumentam e nem todo mundo consegue passar na análise de crédito.

Ficou em dúvida? Então, continue lendo e saiba como funciona e se vale a pena comprar um carro sem entrada hoje em dia.

Tem como financiar carro sem entrada?

Sim, tem como financiar carro sem entrada, mas não é todo mundo que consegue essa condição. Na maioria dos financiamentos de veículos, é exigido no mínimo 20% do valor do automóvel à vista e é permitido pagar em até 60 meses.

No entanto, existem algumas ofertas de financiamento sem entrada, em que não é preciso dar nenhuma quantia na hora — ou seja, o pagamento é feito todo em parcelas mensais acordadas com a empresa.

Como você deve estar imaginando, a ausência de uma entrada torna o crédito bem mais caro.

Afinal, o dinheiro que não foi descontado de início terá que ser diluído nas parcelas, resultando em prestações mais altas.

Além disso, o financiamento sem entrada também tende a ser bem mais longo, uma vez que é necessário conseguir mais prazo para tornar as parcelas acessíveis.

Leia também: Como conseguir comprar um carro? Veja o passo a passo.

Como comprar carro sem entrada?

Existem algumas maneiras de comprar um carro sem entrada no mercado.

Confira as principais:

Como financiar carro zero sem entrada?

Atualmente, existem duas principais maneiras de financiar um carro zero sem entrada: consórcio ou leasing.

No consórcio, você paga parcelas mensais por um prazo determinado e pode ser contemplado com uma carta de crédito por sorteio ou lances — e existem opções de planos sem entrada.

A desvantagem é que, nesse caso, você não sabe quando vai conseguir comprar o carro.

Já no leasing, você “aluga” um carro em longo prazo (acima de 24 meses), paga mensalidades ao banco e pode comprar o veículo ao final do contrato com juros mais baixos, abatendo o valor que já foi pago.

No entanto, como o carro pertence à empresa até o fim do pagamento, você corre o risco de perder o veículo e o valor que já pagou se atrasar a parcela.

Hoje, o mercado de consórcios é amplo, mas o leasing é raro e está sendo substituído pelos planos de carro por assinatura.

Carro por assinatura, leasing ou próprio: qual deles compensa mais?

Já as instituições financeiras e concessionárias não oferecem a opção de financiar veículos  0 km sem entrada.

Como financiar carro usado sem entrada?

Financiar um carro usado sem entrada é mais simples, pois existem muitas ofertas de concessionárias e as instituições financeiras disponibilizam várias opções de crédito.

Basicamente, você pode solicitar diretamente à sua instituição bancária ou pedir uma simulação na concessionária para obter o financiamento sem entrada.

Saiba que a análise de crédito é bem mais rígida e não é fácil conseguir aprovação, pois as exigências aumentam bastante.

Em resumo, para financiar um carro sem entrada você precisa:

  • Comprovar que tem renda suficiente para arcar com as parcelas, que são mais altas (a regra é que a prestação não pode ultrapassar 30% da sua renda mensal);
  • Ter um score de crédito (pontuação do CPF) na faixa mais alta;
  • Ter outros indicativos de bom comportamento financeiro e histórico de crédito, como um Cadastro Positivo repleto de registros favoráveis.

Outra possibilidade para financiar carro sem entrada é conseguir condições especiais por ser motorista de aplicativo.

Várias empresas oferecem financiamentos com zero entrada para essa categoria, uma vez que são profissionais que dependem do automóvel para trabalhar e obter seu sustento.

Comprar carro sem entrada vale a pena?

Depende. Comprar carro sem entrada só vale a pena se você precisa muito do veículo, não tem como conseguir o valor inicial e tem renda suficiente para arcar com as parcelas.

Tenha em mente que as parcelas serão mais altas, o prazo será maior e, consequentemente, os juros serão mais pesados. Dessa forma, você pode facilmente pagar o dobro do valor de venda do veículo à vista (ou até mais).

No entanto, se o carro realmente é necessário e você não pode esperar, o financiamento sem entrada é uma opção, desde que seu histórico financeiro seja positivo e seu Score esteja alto.

Leia também: 6 dicas para aumentar o score e melhorar a pontuação do CPF

Dicas de planejamento financeiro para comprar um carro

Se você quer comprar um carro, é melhor se planejar financeiramente para que ele caiba no seu orçamento.

Todo mundo sabe que a melhor opção é sempre juntar dinheiro e pagar à vista, pois sai muito mais barato e você evita assumir uma dívida de longo prazo.

Se você não estiver com pressa, pode ir investindo mensalmente um valor em uma aplicação de baixo risco, como um CDB, até conseguir o valor necessário para comprar o veículo.

Se essa não é a sua realidade hoje — o que é muito comum —, ainda vale a pena juntar pelo menos o dinheiro da entrada para não pagar tão mais caro no seu veículo.

Para isso, você pode:

Por fim, a última opção é fazer o financiamento sem entrada. Mas lembre-se de que, para ser aprovado, você precisa estar com o score alto e ter renda suficiente.

Já conhece a série Gente que Brilha do nosso canal no YouTube?

Nela apresentamos histórias de pessoas brilhantes que compartilham suas vivências de vida e com a Neon.

A história de Andressa com a Neon é de conquistas. Nada pode parar um futuro brilhante quando vamos juntos.

Veja como a Neon impactou sua vida:

Faça você também sua história de conquistas com a Neon.

ABRA SUA CONTA NEON

Ficou claro como comprar carro sem entrada e se vale a pena? Veja também nossas dicas para comprar carros usados com segurança.

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Conheça a Neon e todos os produtos que esperam por você aqui.