Cartão pré-pago: o que é, como funciona e vantagens

Sabe como usar um cartão pré-pago? Veja como funciona este meio de pagamento que pode ser recarregado para fazer compras.
3 minutos de leitura
3 minutos de leitura
Cartões azuis alinhados na diagonal sobre fundo amarelo

Cartão pré-pago é a solução para quem precisa de praticidade para pagar à vista e não quer perder o controle financeiro.

Com ele, você pode fazer compras online, pagar contas, fazer transações em viagens e muito mais, sem precisar de uma conta bancária ou um limite de crédito — é só carregar o cartão e usar o saldo como você quiser.

Continue lendo para saber mais sobre o cartão pré-pago e conhecer suas vantagens.

O que é cartão pré-pago?

Cartão pré-pago é um meio de pagamento que pode ser recarregado para fazer compras e pagamentos no débito. Geralmente, ele não é associado a nenhuma conta bancária e pode ser utilizado por qualquer pessoa.

Nos últimos anos, surgiram várias opções de cartões pré-pagos no mercado devido às facilidades que esse método oferece. Basta carregar um valor e utilizar o saldo para fazer compras e pagamentos, sem precisar de uma conta bancária ou um cartão de crédito.

Por essa razão, esse tipo de cartão é muito utilizado em viagens, pois traz mais praticidade para as transações e é mais seguro. Para quem quer manter uma vida financeira organizada e fugir de dívidas, pode ser uma boa alternativa a cartões de crédito e de débito tradicionais.

Isso porque, com um cartão pré-pago, você tem controle total sobre o valor gasto e se limita ao saldo carregado, ao contrário de outros meios de pagamento com limites mais altos e a possibilidade do crédito.

Como funciona o cartão pré-pago?

O cartão pré-pago funciona exatamente como um chip de celular pré-pago: você carrega os créditos e vai utilizando até que eles se esgotem.

No caso, o cartão é emitido por uma instituição financeira e tem os mesmos dados que qualquer outro cartão de débito, como número, nome do titular, data de vencimento, código de segurança, etc.

A diferença é que você não precisa de uma conta bancária para utilizar esse tipo de cartão e não é necessário passar por uma análise de crédito. Basta pedir o cartão, fazer a recarga e começar a usar o saldo.

Os cartões pré-pago têm bandeiras amplamente aceitas como Visa e Mastercard, podendo ser usados para compras online em sites nacionais e internacionais, pagamento de contas e assinaturas de serviços.

Além disso, não cobram anuidade — o único custo é a taxa que a empresa emissora pode cobrar pelo serviço nas compras realizadas.

O cartão pré-pago também é chamado de “crébito”, pois pode ser usado para fazer compras à vista em sites que pedem pagamento em crédito por meio de um cartão virtual.

Quais as vantagens do cartão pré-pago?

As principais vantagens de contar com um cartão pré-pago são:

  • Ter um meio de pagamento mais prático e seguro do que dinheiro em espécie;
  • Poder levar o cartão pré-pago em viagens para facilitar as compras;
  • Ter a possibilidade de usar um cartão físico ou virtual;
  • Solicitar facilmente o cartão pela internet, sem burocracia, sem abertura de conta obrigatória e sem análise de crédito;
  • Ter a oportunidade de fazer compras online em sites internacionais sem precisar de cartão internacional;
  • Usar o cartão para assinar serviços de streaming, plataformas de conteúdo, clubes de assinatura, etc.;
  • Conseguir se organizar melhor financeiramente graças à limitação de saldo do cartão.

Leia também: 7 passos para fazer seu planejamento financeiro pessoal

Como adquirir um cartão pré-pago?

Para adquirir um cartão pré-pago, o processo é muito simples:

  • Encontre uma instituição emissora e escolha o cartão pré-pago;
  • Faça um cadastro rápido (nome, CPF, e-mail, etc.);
  • Receba o cartão pré-pago físico em casa e emita a versão virtual no app da empresa;
  • Carregue o cartão pré-pago online;
  • Use o saldo carregado e recarregue sempre que precisar.

Também existem cartões pré-pagos comprados em lojas físicas e ativados por telefone, da mesma maneira que chips de celular.

Gostou da ideia de ter um cartão desses? Então, aproveite e conheça o cartão de débito Neon, que vem com a melhor conta digital para os trabalhadores brasileiros.

O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.

Este artigo foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 8

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tags:
Time Neon
Time Neon
Um time de pessoas dedicadas a diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

Você também pode se interessar

NEON LOGO
Minutos
Segundos