
Vale a pena antecipar o décimo terceiro salário? O que avaliar?

Será que vale a pena antecipar o décimo terceiro ou essa decisão pode prejudicar suas finanças no fim de ano?
Hoje, existem algumas alternativas para conseguir o valor do seu 13º em qualquer época do ano, mas essa é uma decisão que deve ser tomada com cautela. Afinal, pagar juros por um dinheiro que será seu no final do ano não é o melhor dos cenários.
Além disso, imagine como fará falta seu 13º salário para as compras de Natal e Ano Novo. Por outro lado, se você precisa de dinheiro com urgência, a antecipação do décimo terceiro pode ser uma saída mais acessível.
Quer fazer a melhor escolha? Continue lendo e analise a situação com a gente.
É possível antecipar décimo terceiro salário?
Sim, é possível antecipar o décimo terceiro salário por meio de um tipo de empréstimo contratado em uma instituição financeira.
Nesse caso, se você recebe o 13º, pode tomar um crédito com valor integral ou parcial desse extra de fim de ano e conseguir o valor muito antes de novembro.
Podem recorrer a esse tipo de empréstimo os trabalhadores assalariados e funcionários públicos que têm direito ao benefício, assim como aposentados e pensionistas do INSS.
Dessa forma, qualquer pessoa que recebe o 13º salário pode ter o valor em qualquer época do ano através de uma linha de crédito específica.
Muitas vezes, é preciso antecipar o décimo terceiro salário por conta de alguma urgência financeira ou mesmo para dar uma aliviada no orçamento em um momento mais crítico.
Mas é necessário pensar bem nessa escolha, pois não ter o valor do salário no final do ano, bem na época das festas, também pode ser um problema.
Aproveite e conheça 6 tipos de crédito + dicas para usá-los com responsabilidade.
Qual a diferença entre antecipar décimo terceiro e pedir um empréstimo normal?
Ao contrário do empréstimo normal, a antecipação de décimo terceiro oferece algumas vantagens para o solicitante, já que a empresa credora tem maior garantia de que vai receber o dinheiro.
Os benefícios são:
- É mais fácil conseguir a aprovação, mesmo se você estiver negativado;
- Os valores do crédito são flexíveis;
- A liberação é feita com rapidez e diretamente na sua conta;
- As taxas de juros costumam ser inferiores às de outras modalidades de crédito.
Já no empréstimo pessoal comum, você passa por uma análise de crédito mais criteriosa e pode pagar taxas de juros mais altas, dependendo de quem você contratar.
Vale a pena antecipar o décimo terceiro?
Antecipar o décimo terceiro vale a pena quando você tem uma emergência financeira e precisa de um crédito com juros menores.
Isso pode ocorrer em casos de imprevistos com saúde, dívidas que estão se acumulando ou uma oportunidade única que não pode ser perdida, por exemplo.
Mas somente essas situações justificam a antecipação do 13º, pois emprestar um dinheiro que seria seu no final do ano pagando juros não é a melhor das opções financeiras.
Além disso, antecipar o 13º pode prejudicar seu orçamento no final do ano, quando surgem gastos com festas de Natal e Réveillon, presentes e viagens.
Então, você precisa pensar bem antes de tomar essa decisão e usar seu décimo terceiro da forma mais vantajosa para o seu bolso. Se for inevitável, procure uma linha de crédito com juros baixos e condições atrativas.
Veja também se é possível antecipar o FGTS e como fazer isso.
Vale a pena antecipar o décimo terceiro para investir?
Dificilmente essa resposta vai ser positiva. O motivo é simples: pagar juros de bobeira apenas para ter um dinheiro a mais nos investimentos é sair por aí jogando algumas notas de dinheiro para o alto.
Não seria muito melhor (e mais vantajoso financeiramente, inclusive) manter as contas em dia para conseguir poupar mais e com mais frequência? O rendimento da aplicação do décimo terceiro em um investimento dificilmente compensará os juros do empréstimo.
Então, prefira preservar o seu controle financeiro para você separar um dinheiro para investir sem pagar taxas por isso.
Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre empréstimos.
Por outro lado, sem que seja necessário antecipar o valor do 13º, esse é um ótimo recurso para usar em investimentos.
Para quem não tem dívidas e já sabe como vai enfrentar as despesas de começo de ano, vale a pena usar o décimo terceiro salário para montar a reserva de emergência ou aumentá-la.
O ideal, nesse caso, é que o dinheiro seja investido em aplicações conservadoras, de renda fixa, baixo risco e com liquidez diária, o que significa que você pode resgatar o seu dinheiro a qualquer momento.
O CDB Neon é exatamente assim e é uma boa opção para você montar a sua reserva.
GUARDAR NO CDB NEONComo antecipar décimo terceiro?
Se a sua decisão for por antecipar o décimo terceiro salário, será preciso contratar o empréstimo disponível no banco ou fintech no qual você recebe seu salário. Esse tipo de crédito tem regras diferentes dependendo da instituição.
Alguns bancos oferecem a antecipação de 100% do valor do 13º salário, enquanto outros colocam o limite de 80%, 60%, entre outros valores.
Além disso, cada instituição define um valor limite para a parcela. Por exemplo, o Santander empresta até R$ 500 mil, enquanto a Caixa limita o valor dessa linha de crédito a R$ 20 mil.
Também há bancos que exigem um período mínimo na empresa para conceder o empréstimo, como a Caixa Econômica, que só libera antecipação para quem trabalha há mais de 12 meses na mesma organização.
O que não muda é o funcionamento do empréstimo, que tem as seguintes etapas:
- Você solicita a antecipação de décimo terceiro salário seguindo as condições do seu banco;
- O banco entra em contato com a sua empresa para confirmar a data de recebimento da primeira parcela do 13º e o valor;
- Se tudo der certo, o banco aprova seu empréstimo e libera o dinheiro na sua conta;
- As parcelas do empréstimo são debitadas na mesma data em que você recebe o décimo terceiro salário da empresa.
A empresa pode antecipar o décimo terceiro?
Sim, a empresa empregadora pode oferecer a opção de antecipação de décimo terceiro para seus funcionários.
Nesse caso, o processo não envolve nenhuma instituição financeira: a própria companhia adianta o valor do 13º salário conforme a solicitação do empregado ou suas políticas salariais internas.
Não há cobrança de juros, uma vez que não é um empréstimo e o dinheiro, em tese, estaria valendo mais no final do ano, seguindo a correção monetária e a inflação.
Algumas empresas permitem que seus funcionários escolham entre receber o 13º somente em novembro, como é mais comum, ou no primeiro semestre do ano.
Dessa forma, você pode verificar como funciona essa política na sua empresa e antecipar seu décimo terceiro sem precisar pagar juros uma instituição financeira.
Gostou das dicas? Aproveite para descobrir também quando um empréstimo vale a pena.
O propósito da Neon é diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante. A educação financeira é um dos principais pilares para fazer isso acontecer, por isso estamos aqui para te acompanhar em sua jornada com as finanças.
Conheça a Neon e todos os produtos que esperam por você aqui.