Black Friday e política de devolução: quais são os seus direitos?

Você sabe como funciona a política de devolução da Black Friday, caso tenha que devolver ou trocar algum produto? Conheça seus direitos.
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Já pensou em como funciona a política de devolução da Black Friday, caso tenha que devolver ou trocar algum produto?

Nessa época repleta de descontos e promoções, é comum fazer compras pela internet e precisar de uma devolução.

Isso acontece por várias razões: insatisfação com o produto, defeitos e vícios, descumprimento do prazo de entrega ou simplesmente o arrependimento da compra.

Então, é melhor ficar por dentro da política de devolução da Black Friday para evitar problemas.

Continue lendo e tire todas as suas dúvidas!

Black Friday: qual a política de devolução?

A política de devolução da Black Friday é a mesma válida para o ano inteiro nas lojas virtuais e físicas.

Veja as principais regras:

Quando o cliente tem direito à devolução?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o cliente tem direito à devolução nos seguintes casos:

  • Quando adquire um produto a distância (pela internet ou telefone) e se arrepende da compra em até 7 dias corridos a partir do recebimento do produto (direito de arrependimento);
  • Quando o produto tem vícios ou defeitos, ou o serviço não é prestado de acordo com o contrato;
  • Quando o lojista não cumpre o prazo de entrega prometido. Nessa situação, o consumidor pode inclusive exigir ressarcimento por danos causados pela demora;
  • Quando um serviço é cancelado indevidamente por um prestador;
  • Quando o consumidor é vítima de publicidade enganosa.

Você sabe quais são os direitos do consumidor em compras online?

Tem prazo para fazer a devolução?

Sim, cada tipo de devolução tem um prazo.

No direito de arrependimento, como vimos, o consumidor tem até 7 dias para devolver o produto ou cancelar o serviço e pedir o reembolso.

No caso da devolução por vício ou defeito, deve ser feita em até 30 dias para bens não duráveis e em até 90 dias para bens duráveis, valendo tanto para lojas online quanto lojas físicas.

Pode devolver produto em promoção?

Sim, do ponto de vista legal, não há diferença nenhuma entre produtos em promoção ou com preço de venda normal.

Logo, se aplicam as mesmas regras: pode devolver em até 7 dias nas compras a distância e por defeitos ou vícios em compras em geral.

O que acontece é que, às vezes, as lojas têm uma política de devolução e troca mais amigável do que impõe a lei, e podem não aplicar as condições mais vantajosas aos produtos em promoção — o que é um direito do lojista.

Como fazer uma devolução na Black Friday?

Cada loja virtual ou física tem uma política de devolução na Black Friday. 

De modo geral, para compras online, o caminho é o seguinte:

  • Verificar as regras da política de troca e devolução da loja virtual;
  • Seguir o procedimento indicado, que pode ser a devolução do produto com um código específico informado aos Correios (logística reversa) sem custo para o cliente ou uma postagem paga pelo próprio consumidor;
  • Aguardar a chegada do produto à empresa para liberação do reembolso ou vale-compras, conforme o acordo feito com a loja.

Um ponto importante é que a loja virtual só é obrigada a arcar com o frete de devolução nos casos em que o produto tem defeitos ou vícios.

No entanto, muitos e-commerces optam por pagar o frete de devolução ou troca como forma de manter um bom relacionamento com o cliente, embora não sejam obrigados por lei.

Já nas lojas físicas, basta levar o produto até o ponto de venda ou local indicado para devoluções.

Então, é feita uma conferência e, em seguida, o reembolso ou emissão de vale-troca.

E se a loja não quiser devolver o produto?

A loja só pode negar a devolução do produto em até 7 dias se for constatada alguma avaria por mau uso do cliente.

Da mesma forma, vícios e defeitos são verificados pela empresa no momento da devolução do produto para validação do processo.

No entanto, se não houver nenhum sinal de mau uso e a empresa se negar a aceitar a devolução do item e fazer o reembolso, o consumidor pode entrar em contato com a ouvidoria para tentar uma solução ou abrir uma reclamação no Procon.

Outra opção é abrir uma reclamação em um site como o Reclame Aqui, onde os índices de resolução costumam ser altos, se a empresa utilizar a plataforma com frequência.

De qualquer modo, o Procon permite a abertura de reclamações online de forma simplificada — no Procon-SP, por exemplo, as empresas têm até 15 dias para responder uma reclamação de um consumidor.  

Dicas para não ter problemas com devolução na Black Friday

É muito importante ficar de olho na política de devolução na Black Friday para não ter problemas no período de compras.

Veja algumas dicas:

Pesquise e compare produtos e serviços

A melhor forma de evitar dor de cabeça com a política de devolução na Black Friday é pesquisar bastante e comparar produtos e serviços para garantir sua qualidade.

Veja quais são os valores e avaliações em diferentes lojas e, se possível, procure por vídeos sobre o produto (os famosos vídeos de “unboxing” do YouTube são ótimos para avaliar produtos).

Avalie a reputação da empresa

Não se esqueça de verificar a reputação da empresa em sites como Reclame Aqui e também em redes sociais como Facebook e Instagram.

Nesses sites, você vai encontrar depoimentos de consumidores sobre o processo de troca e devolução.

Assim, fica mais fácil entender se a empresa cumpre o que promete e consegue solucionar o problema dos clientes.

Leia a política de troca e devolução

Antes de comprar em uma loja virtual na Black Friday, é essencial ler a política de devolução no site da empresa.

Isso porque as lojas podem estabelecer diversas condições para as devoluções e trocas, como prazos específicos (desde que respeitem a lei), regras de embalo, cobrança ou isenção de frete, etc.

Então, é melhor comprar o produto já ciente dos trâmites para trocar ou devolver, uma vez que essa necessidade é muito comum.

Entendeu como lidar com a política de devolução na Black Friday? Veja também 10 dicas para aproveitar a Black Friday.

Existe ainda a Cyber Monday, que vem logo depois, conhece?

E se você estiver do outro lado do balcão, confira 9 dicas para vender na Black Friday e aumentar o faturamento.

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