Saber como economizar dinheiro é uma necessidade e uma habilidade valiosa para garantir estabilidade financeira e alcançar objetivos de longo prazo.
No entanto, essa pode parecer uma tarefa desafiadora em meio às tentações do consumo e às demandas do dia a dia, quando a sensação é de que as despesas crescem constantemente, drenando o orçamento.
Isso vai além de simplesmente cortar gastos aleatoriamente e requer uma abordagem consciente e estratégica para gerenciar as finanças de forma eficiente e sustentável.
É preciso estar ciente dos seus próprios hábitos de consumo, estabelecer metas financeiras claras e adotar práticas saudáveis de economia.
Neste texto, exploraremos estratégias inteligentes e práticas de como economizar dinheiro, em busca não apenas de segurança financeira, mas também de liberdade e paz de espírito.
Como economizar dinheiro em 15 dicas
Muitas vezes temos a sensação de que o dinheiro escorre pelas mãos e nada pode mudar essa realidade, mas com o conhecimento e as ferramentas necessárias, é possível fazer escolhas inteligentes e encontrar maneiras criativas de reduzir custos.
O conceito de economizar pode parecer intimidante ou difícil de alcançar, no entanto, existem muitas estratégias simples e eficazes que podem ajudar a reduzir gastos e construir uma base financeira sólida.
A seguir, apresentaremos 15 dicas para controlar as finanças e trabalhar rumo a uma vida financeiramente mais próspera e estável, construindo um fundo de emergência sólido para lidar com imprevistos.
1. Tenha uma planilha de gastos
O primeiro passo para economizar dinheiro é mapear sua renda mensal e todos os seus gastos.
Afinal, você sabe dizer exatamente quanto ganha por mês e quanto suas despesas comprometem seu orçamento?
Você precisa saber essa resposta.
Este é o momento de você listar quais são suas despesas fixas e variáveis para entender o que realmente não pode ser cortado e o que pode ser reduzido.
Dessa forma, você conseguirá dar andamento à sua educação financeira e saberá como economizar dinheiro, pois terá um panorama de todos os valores e poderá colocar as suas finanças em ordem.
Leia também: O que são despesas variáveis? Veja 9 dicas para economizar nas suas.
Para isso, você pode usar uma planilha de gastos mensais.
Quer uma boa notícia?
Nós temos uma gratuita pronta para ser usada: baixe a sua agora mesmo!
Para começar a usar, você só precisa inserir os valores referentes ao seu orçamento e os cálculos serão feitos automaticamente pela planilha.
Ao fazer isso, você identifica com mais facilidade quais são as oportunidades para guardar dinheiro, seja cortando um gasto desnecessário ou reduzindo alguma despesa de valor elevado.
Nada como usar uma planilha para economizar dinheiro!
2. Reveja suas prioridades financeiras
Agora que você já sabe quais são suas principais despesas da casa e quanto gasta no dia a dia, enumere suas prioridades para poupar dinheiro.
Você realmente precisa de todos esses canais de TV a cabo?
Ou ainda, você precisa de TV a cabo?
Há quanto tempo não vê um vídeo em uma plataforma de streaming que está pagando a assinatura?
Entre outros exemplos.
Aproveite e veja como funciona o pagamento recorrente dos serviços por assinatura.
Faça uma análise criteriosa das suas despesas e veja o que realmente é indispensável e o que pode ser eliminado, mesmo que seja por um período determinado.
3. Faça da organização financeira um hábito
Se você está buscando alternativas sobre como guardar dinheiro, a organização financeira pessoal deve se tornar um hábito no seu dia a dia.
Esse é o único caminho para você ter 100% de controle sobre o seu dinheiro.
Reserve um tempo na sua rotina para ter o seu “minuto do dinheiro” diário.
Assim, você poderá colocar todo o seu orçamento em ordem e ter clareza sobre como suas contas estão naquele mês.
Falta tempo para organizar as finanças? Veja 7 dicas para ajudar com isso.
Tem pessoas que nem sequer abrem a fatura do cartão de crédito com medo do que vão encontrar.
Isso é um erro gigantesco e pode te colocar em um ciclo de dívidas que será difícil de sair.
Então, tenha cuidado e lembre-se de que a organização financeira é a palavra de ordem.
4. Renegocie e quite suas dívidas
Uma das formas de economizar dinheiro é reduzindo os juros pagos com financiamentos, empréstimos e dívidas do cartão de crédito.
Neste caso, entre em contato com seus credores e veja o que pode ser feito para diminuir as parcelas.
Para isso, é importante conhecer o Custo Efetivo Total (CET), número que representa a soma de todos os custos envolvidos na contratação de um financiamento ou empréstimo.
Em relação ao cartão de crédito, para você conseguir colocar as contas em ordem e começar a juntar dinheiro, é preciso acabar com o ciclo de dívidas com o cartão.
Verifique com sua instituição financeira se é possível renegociar suas pendências e faça o possível para quitá-las o quanto antes.
Quanto mais tempo a dívida permanecer sem pagamento, mais altos serão os juros cobrados sobre ela e menos dinheiro você conseguirá economizar, então não perca tempo para resolver isso!
5. Reduza os gastos supérfluos
Se você quer saber como economizar dinheiro, é fundamental olhar para as suas despesas e analisar se tudo o que você paga hoje realmente é necessário em sua vida.
Neste momento é hora de parar e pensar quais são os gastos supérfluos que podem ser reduzidos ou até mesmo eliminados.
Claro que o que é supérfluo para uma pessoa não necessariamente será facilmente dispensável para outra, mas roupas e acessórios, cosméticos, assinaturas de serviços que não são usados e jogos são alguns exemplos de gastos que podem ser repensados.
Além disso, veja quais despesas você pode negociar, como o valor pago pela internet e TV a cabo, celular e anuidade do cartão de crédito, por exemplo.
6. Troque os aplicativos e os restaurantes pelo supermercado
Já explicamos em outros artigos como economizar no supermercado e como evitar os gastos por impulso nos aplicativos, então nossa dica é: quando possível, opte por cozinhar em casa.
Claro que, na correria do dia a dia, está tudo bem de vez em quando pedir um almoço pronto ou ir jantar fora.
Entretanto, fazer as principais refeições do mês em casa tem um custo-benefício maior, principalmente quando queremos economizar dinheiro.
Por isso, organize-se, faça um cardápio da semana e veja se é possível cozinhar tudo de uma vez só para essa tarefa não ocupar tanto tempo da sua rotina: você verá a diferença que isso fará para o seu bolso.
Leia também: 11 dicas sobre como economizar dinheiro com alimentação.
7. Converse sobre finanças com seus familiares
Pensar em como economizar dinheiro não é uma tarefa fácil, por isso você precisará ter muito cuidado e responsabilidade ao tratar do assunto com a sua família, visto que nem todos os seus familiares podem pensar da mesma maneira.
Nesse sentido, falar de dinheiro não pode ser um tabu, mas sim um momento em que mais de uma cabeça estará pensando em alternativas para otimizar as finanças da casa.
Pense que organizar suas finanças em família será um ganho positivo para todos, já que vocês conseguirão se planejar para juntar dinheiro e atingir metas e sonhos que hoje estão apenas no papel.
8. Evite gastos por impulso
Se você quer guardar dinheiro e não se preocupar com contas atrasadas, você deve evitar as compras por impulso e o consumismo.
Sabe quando você recebe aquele e-mail com uma promoção que parece incrível e você passa a acreditar que realmente precisa daquele produto?
Pois é, muito provavelmente você não precisa.
Sem contar que às vezes sua mente pode te sabotar dizendo que “R$ 10 aqui e ali não vão fazer mal”, mas no final do mês isso pode pesar bastante nas suas contas.
Para não cair nessas tentações, lembre-se de que juntar dinheiro é importante não apenas para manter as contas em dia, mas também para você alcançar suas metas e realizar seus sonhos.
9. Tenha uma reserva de emergência
É fato que, quando estamos guardando dinheiro ou reorganizando as nossas finanças, sempre aparece um gasto de última hora, como um conserto do carro, a troca de algum item da casa, um reparo na máquina de lavar roupas, etc.
Para não ser pego desprevenido com essas despesas inesperadas, o ideal é ter uma reserva de emergência.
Ela deve ser montada assim que você conseguir começar a economizar dinheiro.
No vídeo abaixo, explicamos todos os detalhes sobre como montar uma reserva de emergência:
Ter uma reserva te dará mais segurança financeira e ainda contribuirá para você economizar com mais tranquilidade, pois saberá que tem um dinheiro destinado para imprevistos.
Aproveite e baixe o e-book gratuito que temos para te orientar no processo de criação da reserva de emergência:
Baixar ebook reserva de emergência
10. Mantenha suas metas em mente
É comum que as pessoas estipulem metas e acabem esquecendo delas com o decorrer do tempo.
Por isso, revisite-as sempre que possível para checar se você está no caminho certo para realizar os seus sonhos.
Tão importante quanto poupar dinheiro é usá-lo a seu favor para alcançar suas metas ao longo do ano.
Então, sempre se lembre delas para seu esforço em poupar ter mais propósito.
11. Faça uma renda extra
Além de pensar em alternativas sobre como economizar dinheiro, também é importante avaliar o que você pode fazer para ter uma renda extra e complementar o seu orçamento.
Você pode fazer freelas, vender produtos pela internet, dar aulas ou mesmo transformar um hobby em renda.
O importante é lembrar que, ao se esforçar hoje para ter mais dinheiro, você garantirá um futuro mais tranquilo para você e sua família.
Veja 6 ideias de como ganhar dinheiro extra que você pode começar a aplicar hoje mesmo.
12. Tente o Desafio 52 Semanas
Disciplina e persistência são fundamentais para dominar a arte de como economizar dinheiro.
Se você tiver pequenos sucessos na semana e no mês, pouco a pouco verá que tem o necessário para realizar seus sonhos e alcançar as suas metas.
Um ótimo incentivo para conseguir juntar dinheiro é o Desafio 52 Semanas, sendo que você pode começar até mesmo poupando a partir de R$ 1.
E mais: a Neon tem um kit gratuito completo com tabela, planilha e guia para você poupar com muito mais facilidade.
13. Compare preços
É claro que você não vai deixar de comprar coisas que precisa ou pelas quais vem trabalhando tanto e que realmente são importantes para você.
Antes de fazer esses investimentos, porém, pesquise preços.
Você pode começar pela internet, mas tenha o cuidado de acessar apenas sites confiáveis e visitar mais de uma loja física, sempre buscando promoções e descontos e negociando preços melhores.
Dependendo do produto e da loja onde pretende fazer uma compra, pode haver cupons que ajudarão a economizar dinheiro.
14. Não tente impressionar
Em um mundo onde a felicidade é medida por posts nas redes sociais, mostrando momentos únicos, deslumbrantes e que na grande maioria sequer refletem a realidade diária, podemos nos sentir compelidos a entrar na onda e buscar status.
Mas será que você realmente precisa de roupas e calçados de uma determinada marca, sendo que há opções mais em conta e muitas vezes com a mesma qualidade?
Se o seu celular está funcionando perfeitamente e atende às suas necessidades, você precisa do último modelo?
Não faça comparações com estilos de vida de outras pessoas: se alguém gasta muito mais que você, não quer dizer que ela tem uma vida melhor ou é mais feliz.
Seja fiel aos seus valores e ao que faz sentido para você e sua família.
15. Invista
Além da reserva de emergência, busque opções de investimento que possam trazer retornos significativos ao longo do tempo e ajudar a aumentar ainda mais as suas economias.
Certifique-se de pesquisar e entender os diferentes tipos de investimentos para tomar decisões informadas e adequadas ao seu perfil de risco.
Agora que você já sabe como economizar dinheiro, veja algumas opções de investimento.
Investidor: o que é, quanto ganha e como ser um.
Onde guardar o dinheiro economizado?
Existem diversas opções de investimento para guardar o dinheiro economizado, cada uma com características e níveis de risco diferentes.
Investimentos em renda variável são mais voláteis e sujeitos a maiores oscilações de preço, mas também oferecem potencial de retorno mais elevado.
Alguns exemplos incluem ações na bolsa de valores, fundos e ETFs.
Investimentos em renda fixa são considerados mais seguros e previsíveis, ideais para quem busca estabilidade e baixo risco.
Dentre eles estão o Tesouro Direto, LCI e LCA.
Uma das melhores escolhas pode ser o CDB, que oferece diferentes prazos e taxas de rendimento, sendo uma opção interessante para quem busca segurança e rentabilidade.
Com o CDB Neon, você tem até 113% de rentabilidade, pode resgatar a hora que quiser, tem garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) e pode começar com apenas R$ 1!
O que fazer com o dinheiro que você economizou?
Muito bem, você entendeu como economizar dinheiro, teve sucesso nessa empreitada e agora quer saber o que fazer com esse valor extra na sua conta.
Em primeiro lugar, pague suas dívidas, pois, como vimos, juros e multas por atraso só fazem a conta ficar ainda maior.
Uma vez que suas finanças estejam em dia, você pode realizar as suas metas, desde comprar uma casa, uma moto, um carro e tirar a carteira de motorista até viajar, ter um gato ou um cachorro ou mesmo se planejar para ter um filho.
Guarde seu dinheiro no CDB Neon e comece a se organizar financeiramente!