O MED, que significa Mecanismo Especial de Devolução, é uma ferramenta criada pelo Banco Central do Brasil para proteger usuários do sistema de pagamentos Pix.
Essa medida tem como objetivo oferecer segurança adicional, permitindo o bloqueio e a investigação de transações suspeitas de fraude, garantindo a proteção dos seus recursos financeiros.
Ao abrir um MED, que pode ser feito tanto via App quanto atendimento, abre-se um procedimento de recuperação do valor reclamado.
Se o dinheiro saiu de uma conta Neon, somos responsáveis por abrir um chamado para instituição que o dinheiro foi enviado para que ela tente fazer essa recuperação de valores.
Se a conta reclamada for na Neon, bloqueamos o valor total ou parcial à depender do que está disponível na conta para efetuarmos a devolução à conta de origem.
Caso um MED seja acatado numa conta Neon, ela fica bloqueada por 90 dias ou até o valor ser totalmente recuperado. Após isso, segue para encerramento.
Se a pessoa usuária teve um Pix bloqueado por MED, ela tem duas opções durante esse período:
Aguardar a análise: a pessoa usuária pode escolher esperar até que o processo de análise seja concluído.
Devolver o valor: se preferir, a pessoa usuária pode devolver o valor para a pessoa que lhe enviou.
A pessoa usuária receberá notificações informando sobre cada etapa do processo. Além disso, é possível acompanhar o status clicando no botão “saldo” na tela inicial do aplicativo.
Se a pessoa usuária já aguardou os prazos e ainda não recebeu uma resposta sobre as análises, pode entrar em contato com nosso atendimento para falar com um especialista.