Se você foi vítima de um golpe, fraude ou crime envolvendo uma transação Pix, pode usar o Mecanismo Especial de Devolução (MED). Ele é uma ferramenta criada pelo Banco Central para ajudar a recuperar os valores transferidos. O MED pode ser solicitado em casos de Pix (padrão) e Pix Automático, mas não deve ser utilizado para disputas comerciais.
Como solicitar a devolução pelo aplicativo?
Você pode iniciar a solicitação de devolução de um Pix diretamente pelo aplicativo Neon. O prazo máximo para abrir uma contestação via MED é de 80 dias a partir da data da transação ou da data do golpe/fraude. Para solicitar, siga o passo a passo:
Na tela inicial, toque em "Saldo atual".
Encontre a transação que você quer contestar e toque nela.
Verifique se a opção "Contestar Pix" aparece e toque nela. Se a opção não estiver disponível, significa que o MED não é aplicável para essa transação.
Escolha o motivo e, na próxima tela, conte mais detalhes sobre o que aconteceu.
Toque em "Confirmar";
Para ajudar na sua contestação, você pode enviar provas como prints (fotos da tela) das conversas, trocas de e-mails, comprovantes de pagamento e Boletim de Ocorrência.
Você também pode abrir o MED pela área Pix: Na seção do Pix, procure por um botão de contestação que irá direcionar você para uma tela com todas as transações elegíveis, que são os Pix enviados dos últimos 80 dias.
Como funciona o processo de análise?
Após a sua solicitação, a instituição financeira que recebeu o Pix tem até 11 dias para analisar a situação e decidir sobre o MED. Se a reclamação for considerada válida e houver saldo na conta da pessoa que recebeu o dinheiro, o valor será devolvido para a sua conta Neon.
Caso não tenha saldo suficiente para a devolução total no primeiro momento, podem ser realizadas devoluções complementares em um período de até 90 dias.
Como acompanho minha solicitação?
Você pode consultar o andamento da sua solicitação diretamente no aplicativo Neon. É importante manter suas notificações ativas, pois vamos te avisar sobre cada etapa da jornada e a decisão final. Se sua solicitação não for solucionada, você pode registrar uma reclamação no site do Banco Central do Brasil.
O que pode ajudar na minha contestação Pix?
Para que a sua contestação MED no Pix tenha mais chances de ser aprovada, é muito importante que você envie documentos extras como Boletim de Ocorrência, prints e demais dados para análise, além de escrever todos os detalhes no campo de detalhes adicionais no fluxo.