Olá! Como podemos te ajudar?

Ícone de flecha para esquerda: ação de voltar Voltar para Ajuda

Artigos nessa seção

  • Ajuda
  • Solução de Problemas
  • Pix e transferências

Sofri um golpe pelo Pix, o que faço?

Se você foi vítima de um golpe, fraude ou crime envolvendo uma transação Pix, pode usar o Mecanismo Especial de Devolução (MED). Ele é uma ferramenta criada pelo Banco Central para ajudar a recuperar os valores transferidos. O MED pode ser solicitado em casos de Pix (padrão) e Pix Automático, mas não deve ser utilizado para disputas comerciais.

  • Como solicitar a devolução pelo aplicativo?

Você pode iniciar a solicitação de devolução de um Pix diretamente pelo aplicativo Neon. O prazo máximo para abrir uma contestação via MED é de 80 dias a partir da data da transação ou da data do golpe/fraude. Para solicitar, siga o passo a passo:

  1. Na tela inicial, toque em "Saldo atual".

  2. Encontre a transação que você quer contestar e toque nela.

  3. Verifique se a opção  "Contestar Pix" aparece e toque nela. Se a opção não estiver disponível, significa que o MED não é aplicável para essa transação.

  4. Escolha o motivo e, na próxima tela, conte mais detalhes sobre o que aconteceu.

  5. Toque em "Confirmar";

  6. Para ajudar na sua contestação, você pode enviar provas como prints (fotos da tela) das conversas, trocas de e-mails, comprovantes de pagamento e Boletim de Ocorrência.

Você também pode abrir o MED pela área Pix: Na seção do Pix, procure por um botão de contestação que irá direcionar você para uma tela com todas as transações elegíveis, que são os Pix enviados dos últimos 80 dias.

  • Como funciona o processo de análise?

Após a sua solicitação, a instituição financeira que recebeu o Pix tem até 11 dias para analisar a situação e decidir sobre o MED. Se a reclamação for considerada válida e houver saldo na conta da pessoa que recebeu o dinheiro, o valor será devolvido para a sua conta Neon.

Caso não tenha saldo suficiente para a devolução total no primeiro momento, podem ser realizadas devoluções complementares em um período de até 90 dias. 

  • Como acompanho minha solicitação?

Você pode consultar o andamento da sua solicitação diretamente no aplicativo Neon. É importante manter suas notificações ativas, pois vamos te avisar sobre cada etapa da jornada e a decisão final. Se sua solicitação não for solucionada, você pode registrar uma reclamação no site do Banco Central do Brasil.

  • O que pode ajudar na minha contestação Pix?

Para que a sua contestação MED no Pix tenha mais chances de ser aprovada, é muito importante que você envie documentos extras como Boletim de Ocorrência, prints e demais dados para análise, além de escrever todos os detalhes no campo de detalhes adicionais no fluxo.