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O que é e como funciona a contestação de compras?

A contestação de compras é um processo necessário para resolver situações em que há uma discrepância nas transações realizadas com seu cartão. É importante que a contestação seja feita em até 105 dias após a data da compra. Existem dois tipos principais de contestação:

1. Compra Não Reconhecida

Essa situação acontece quando há uma compra em sua fatura ou saldo que você não realizou. Isso pode ocorrer devido a:

  • Extravio do cartão;

  • Golpes;

  • Perda, roubo ou furto do cartão.

Passo Inicial: caso você identifique uma compra não reconhecida, a primeira ação a ser tomada é bloquear temporariamente seu cartão para evitar novas transações.

Saiba aqui como bloquear seu cartão temporariamente.

Como abrir sua contestação:

  1. Desacordo comercial:

Essa situação ocorre quando você fez a compra, mas o estabelecimento não cumpriu com o acordo. Exemplos incluem:

  • Produto não recebido;

  • Cancelamento da compra;

  • Valor duplicado;

  • Produto com defeito ou diferente da descrição;

  • Preço da compra não reconhecido;

  • Situação em que você é vítima de um golpe e não consegue contato com a loja.

Importante: para abrir uma contestação por desacordo comercial, você deve ter tentado resolver a situação diretamente com o estabelecimento antes de proceder.

Saiba como abrir uma contestação por desacordo comercial

Importante

Lembre-se: a contestação é diferente do estorno. O estorno ocorre quando você tem um problema com a compra ou decide cancelar, e precisa ser solicitado diretamente ao estabelecimento onde realizou a compra.