A contestação de compras é um processo necessário para resolver situações em que há uma discrepância nas transações realizadas com seu cartão. É importante que a contestação seja feita em até 105 dias após a data da compra. Existem dois tipos principais de contestação:
1. Compra Não Reconhecida
Essa situação acontece quando há uma compra em sua fatura ou saldo que você não realizou. Isso pode ocorrer devido a:
Extravio do cartão;
Golpes;
Perda, roubo ou furto do cartão.
Passo Inicial: caso você identifique uma compra não reconhecida, a primeira ação a ser tomada é bloquear temporariamente seu cartão para evitar novas transações.
Saiba aqui como bloquear seu cartão temporariamente.
Como abrir sua contestação:
Cartão Físico: Acesse aqui para saber como contestar.
Cartão Virtual: Acesse aqui para saber como seguir.
Desacordo comercial:
Essa situação ocorre quando você fez a compra, mas o estabelecimento não cumpriu com o acordo. Exemplos incluem:
Produto não recebido;
Cancelamento da compra;
Valor duplicado;
Produto com defeito ou diferente da descrição;
Preço da compra não reconhecido;
Situação em que você é vítima de um golpe e não consegue contato com a loja.
Importante: para abrir uma contestação por desacordo comercial, você deve ter tentado resolver a situação diretamente com o estabelecimento antes de proceder.
Saiba como abrir uma contestação por desacordo comercial.
Importante
Lembre-se: a contestação é diferente do estorno. O estorno ocorre quando você tem um problema com a compra ou decide cancelar, e precisa ser solicitado diretamente ao estabelecimento onde realizou a compra.